Com shows, oficinais, tour pela fábrica, apresentações culturais e o sorteio de um Renegade, a Fábrica Jeep, em Goiana, comemora seu primeiro Dia do Trabalhador – Dois dias depois de inaugurada, a Jeep abriu suas portas para uma grande confraternização com aqueles que fazem a história da mais nova e competitiva planta da FCA – Fiat Chrysler Automobiles do mundo.
Cerca de 4 mil trabalhadores da fábrica de automóveis e das 16 empresas que integram o Supplier Park levaram seus familiares para comemorar o Dia do Trabalho, na sexta-feira (1º de maio) com a participação de cerca de 12 mil pessoas no evento. A programação apresentou a modernidade das unidades produtivas da planta e valorizou a cultura da Mata Norte de Pernambuco.
O Jeep Fest 2015 começou às 9h e se estendeu até às 13h, contando com oficinas, shows, apresentações culturais, tour pela fábrica e o sorteio de um Renegade.
A escolha dessas atrações faz parte da prioridade da Jeep em valorizar a cultura local, agregando assim ainda mais Pernambuco ao novo Polo Automotivo. “A Jeep está localizada em um estado com uma rica cultura e é importante cada vez mais valorizarmos e criarmos laços com esse conteúdo, e apresentar e incentivando os funcionários a estarem próximos do que as cidades de Pernambuco podem oferecer. Apresentar isso tudo dentro desse novo espaço faz uma conexão entre o tradicional e antigo com o novo e tecnológico”, explica Adauto Duarte, Diretor de Recursos Humanos da Jeep.
Assim que chegaram, todos foram recepcionados logo na portaria por grupo de Passistas da Casa da Rabeca do Brasil, Maracatu Aruenda e pelos grupos Caboclos Cahetés de Goyanna e Caboclinho União Sete Flechas, tradicionais da cidade de Goiana.
Os Bonecos de Olinda também fizeram parte da recepção ao público e estavam locados nas áreas dos galpões (Prensas/Funilaria, Montagem, Communication Center e Supplier Park). Além disso, palcos espalhados pela fábrica apresentaram grupos pernambucanos, repentistas e uma roda de coco.
Nas oficinas, o artesão Genildo da Silva, natural da cidade de Tracunhaém, expor e ensinou a moldar e transformar o barro em utensílios, peças ornamentais e os mais variados produtos. De Goiana, o xilogravurista Edilson Oliveira mostrou o passo a passo de como é feita a xilogravura.
À tarde, um show da banda Aviões do Forró completou a programação, que ainda contou com uma homenagem aos funcionários. Para fechar esse dia especial, foi realizado o sorteio de um Renegade para um dos funcionários Jeep ou Supplier Park.
Andreas Heiniger – O dia 1º de maio também reservou o lançamento da Exposição Encontros, do fotógrafo suíço Andreas Heiniger. Durante um mês, Andreas percorreu toda a área interna da fábrica Jeep, registrando encontros, histórias e momentos dos funcionários. São fotografias que mostram não só os trabalhadores em seus postos, mas também a integração entre eles e as máquinas. Pessoas de vários países e regiões do Brasil que se uniram com o objetivo de fabricar lendas. “Encontros” irá demonstrar, com a sensibilidade e o olhar artístico de Andreas Heiniger, que a Jeep não é simplesmente uma fábrica de carros. É uma fábrica de histórias onde os encontros constroem muito mais do que carros.