Conforto, segurança e bom espaço interno também são itens obrigatórios para elas – Amanhã é comemorado o Dia das Mães e, assim como nos veículos, há as mães esportivas, aventureiras e modernas. De olho no gosto das motoristas brasileiras, as montadoras buscam cada vez mais agradar este público.
Se antes elas esperavam pelos homens na hora de comprar um veículo, hoje assumem a frente. “Quando o carro é para a família, nós passamos a ter poder de influência muito grande na hora de fechar um negócio”, explica Magali Giocondo, diretora executiva do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Distrito Federal – SINCODIV-DF.
“Compramos um carro olhando, primeiro, para o interior. A beleza exterior também importa, mas existem outras prioridades. Precisamos nos sentir confortáveis e familiarizadas dentro de um carro. O número de porta objetos e até espelhos nos parasóis influenciam na hora da compra. Além disso, estamos atentas à segurança que os veículos oferecem”, explica Magali.
No entanto, as mulheres não se encantam apenas com o que está ao alcance dos olhos. A posição elevada ao dirigir, o conforto, economia, espaço interno e preço das revisões também fazem parte do pacote que elas exigem na hora de renovar a garagem de casa.
Não por acaso, hatches compactos que cumprem esse quesito, como Volkswagen Fox, Renault Sandero e Citroën C3, também são bem aceitos por elas.
“A maioria de nós não quer um carro cor-de-rosa e cheio de enfeites. As mulheres procuram um carro ‘parceiro’, que seja sinônimo de liberdade e autonomia, e que nos auxilie nas tarefas do dia a dia. Os tempos mudaram e a mulher evoluiu. Nós temos mais visibilidade e estamos sempre atentas às futuras necessidades que o veículo possa vir a apresentar”, ressalta a diretora.
Confira os detalhes que mais atraem as mulheres:
Design: desenhos com formas arredondadas fazem muito sucesso. Os estilos aventureiros também costumam habitar a garagem delas: o modelo robusto faz com que elas se sintam mais imponentes no trânsito;
Posição de dirigir: a posição de dirigir mais elevada é um dos principais fatores que levam as mulheres a escolher as minivans e os monovolumes;
Praticidade: elas adoram carregar vários tipos de objetos. Nesta hora a praticidade entra em ação. Os porta-trecos, mesinhas ao estilo avião para os bancos de trás e demais mimos conquistam os corações delas;
Conforto: exigentes, as mulheres não abrem mão do conforto como um dos principais fatores na hora de levar um veículo para casa.