A Volkswagen do Brasil acaba de vender 42 Amarok para a Defesa Civil do Estado do Espírito Santo, após vencer licitação pública. A partir de agora, os 78 municípios capixabas poderão ser atendidos pelos novos veículos da Defesa Civil. Os modelos foram recebidos em ato solene no Estádio Kleber Andrade, no município de Cariacica, no último dia 12 de maio. O objetivo do Governo do Estado, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), é que – com os veículos – as Defesas Civis Municipais estejam preparadas para prevenção e redução de riscos de desastres naturais.
O gerente executivo de Vendas Corporativas da Volkswagen do Brasil, Alberto Andrade, afirmou que o negócio realizado com o governo capixaba representa mais uma importante conquista na região para a marca Volkswagen, que liderou as vendas no varejo (direto ao cliente) no Rio de Janeiro, no mês de abril. De acordo com Carlos Leite, gerente de Produto e Marketing da Amarok, a escolha do modelo para equipar a Defesa Civil “evidencia as grandes qualidades da picape da marca, que proporciona ao cliente altos níveis de desempenho, segurança e conforto, mesmo nas condições mais difíceis.” A entrega e a venda foram intermediadas pela concessionária Vitoriawagen.
Linha completa
A Volkswagen Amarok, uma das picapes médias mais avançadas tecnologicamente disponíveis no mercado brasileiro, chega à linha 2015 com recursos inéditos em sua categoria. Os novos modelos já estão sendo disponibilizados nas mais de 600 concessionárias da marca.
A versão topo de linha Highline – que já conta com exclusividades no segmento como a tração permanente 4MOTION e a transmissão automática de oito velocidades – pode ser equipada com faróis bixenônio com luzes de condução diurna em LED. Outras novidades são: regulagem elétrica do facho dos faróis, grade dianteira em preto brilhante com filetes duplos cromados e como opcional, novas rodas de liga leve de 19 polegadas.
A Amarok 2015 passa a ser também a única picape média à venda no mercado nacional equipada com faróis de neblina com luz estática para conversão (cornering light), recurso que amplia a área iluminada em curvas feitas em velocidade igual ou inferior a 40 km/h. Sempre que os faróis estiverem ligados (fachos alto ou baixo) e a seta for acionada ou o motorista girar o volante, o farol de neblina do lado correspondente ao que o veículo estiver virando é acionado automaticamente. As configurações Highline e Trendline 2015 contam com essa tecnologia de série.
Outro item de conforto e conveniência da picape Volkswagen é a câmera traseira de estacionamento, recurso que facilita o motorista durante manobras de estacionamento. Essa tecnologia está disponível para a Amarok Highline em conjunto com os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
A linha 2015 do modelo passa a contar também com ajuste lombar para os assentos dianteiros, sempre que a picape for equipada com airbags laterais.
As demais configurações (Trendline, SE e S) também passam a ser mais equipadas na linha 2015. Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Assistente de Partida em Subida (HSA), Controle Automático de Descida (HDC) e lanterna traseira de neblina agora são itens de série para todas as versões. A regulagem elétrica de altura do facho dos faróis também passa a ser equipamento “standard” na Amarok Trendline. Entre os opcionais disponíveis para todas as versões, destaque para o engate removível para reboque.
Ampla gama de versões
Com a chegada da série especial Dark Label, a Amarok será oferecida em sete opções de configuração, entre carroceria cabine simples e cabine dupla, tração 4×4 selecionável ou permanente, transmissão manual de seis marchas ou automática de oito marchas.
Na versão S da picape – oferecida em configurações de cabine simples (com tração 4×4) e de cabine dupla (tração 4×4) – o motor TDI conta com um turbocompressor e tem potência de 140 cv, que surgem a 3.500 rpm. O torque é de 34,7 kgfm, disponível a partir de 1.600 rpm.
Nas versões SE, Trendline, Dark Label e Highline, o motor TDI tem dois turbos, o que eleva sua potência para 180 cv. O torque máximo é de 40,8 kgfm a 1.500 rpm, com o câmbio manual de 6 marchas. Com o câmbio automático de 8 marchas (recurso opcional para a versão Trendline e de série nas configurações Dark Label e Highline), o torque máximo é de 42,8 kgfm a 1.750 rpm.