A Volvo Cars vai lançar uma nova versão do aplicativo Volvo On Call que poderá ser instalada em smart watches, como o Apple Watch e o Android Wear. Isso permitirá usar o Volvo On Call diretamente em seu pulso para checar o status do carro, travar e destravar as portas, localizar o veículo e utilizar outros serviços disponíveis pelo sistema. O aplicativo também estará disponível no Brasil.
“O aplicativo Volvo On Call permite que você, literalmente, tenha o controle total de seu Volvo. Você pode ajustar a hora para o carro ligar em dias frios ou mesmo para refrigerar o interior em dias quentes, checar o nível de combustível e a quilometragem, ou mesmo a hora da próxima revisão. Ele também permite que você localize seu carro em um estacionamento lotado”, explica David Holecek, diretor de produtos e serviços conectados da Volvo Cars.
As novas funcionalidades do Volvo On Call incluem a compatibilidade com dispositivos como Apple Watch, iPad, Android Wear e Windows Phone, com controle de voz como o Cortana – um sistema de assistência inteligente –, dentre outros. A atualização trará também o sistema “send-to-car” aprimorado, para enviar rotas pré-programadas para o sistema de navegação, a ser apresentado no fim de junho.
Além das novas funcionalidades, o aplicativo do Volvo On Call recebeu um novo layout, baseado na interface Sensus que equipa o Novo Volvo XC90.
Lançado em 2001 na Europa e em 2012 no Brasil, o Volvo On Call foi um dos primeiros sistemas de telemática automotiva no mundo, e oferece serviços de monitoramento, segurança e rastreamento. O sistema também traz sua função original de segurança – é ativado quando o airbag do carro é acionado, ou quando o motorista precisa de suporte, colocando-o em contato direto com um operador do sistema Volvo On Call. Por meio de sinais de GPS, esse operador pode enviar os serviços de emergência diretamente ao local do acidente.
Nos últimos anos, a importância do aplicativo e sua abrangência geográfica cresceram exponencialmente, para incluir serviços de conveniência como travamento remoto das portas, indicação do nível de combustível e sistemas de localização, que vão muito além do propósito original do sistema.
“Em poucos anos, nós transformamos um sistema automotivo de segurança e proteção em uma solução que permite ao motorista ficar conectado com seu carro e ter vários outros benefícios que o auxiliam no dia a dia”, afirma Sofia Wessman, gerente de Volvo On Call na Volvo Cars.