Verificar os filtros do ar-condicionado e de cabine, garante a qualidade do ar no habitáculo do veículo. “Sem a manutenção adequada, estes componentes podem parar de funcionar e também afetar a saúde dos ocupantes do veículo”, explica João Moura, presidente da Abrafiltros – Associação Brasileira de Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais.
A função dos filtros do ar-condicionado e de cabine é manter o ar em boas condições na parte interna do veículo. Com o uso, há o desgaste natural das peças que precisam ser substituídas por outras com a mesma qualidade e também que atendam as especificações do modelo do veículo. “Quando o filtro fica saturado de impurezas pode prejudicar a qualidade do ar, pois não consegue mais desempenhar a função de forma eficiente e o motorista e ocupantes ficam expostos a condições desfavoráveis à saúde”, alerta o presidente da Abrafiltros.
Ele afirma também que a má manutenção do ar-condicionado pode provocar não só mau cheiro no veículo, mas doenças no sistema respiratório dos ocupantes do automóvel. Por isso, é importante seguir as recomendações contidas no manual do fabricante e ficar atento a odores e mau cheiro no ambiente interno do veículo que podem ser causados por filtros saturados.
Devido ao trânsito intenso em grandes cidades, a saturação dos filtros pode ocorrer prematuramente, por isso é importante fazer revisão periódica em oficina especializada ou concessionária, conforme a orientação do fabricante.
Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais – reúne os principais fabricantes de filtros automotivos e industriais do País. A entidade nasceu da necessidade do segmento ser representado e promove ações visando o desenvolvimento e fortalecimento do setor.