A Goodyear Tire & Rubber Company começou a utilizar em seus pneus uma nova geração de sílica para aumentar a eficiência energética dos automóveis. Este novo material já pode ser encontrado no recém-lançado pneu Goodyear EfficientGrip SUV.
Por mais de uma década, os pesquisadores da Goodyear trabalharam com a PPG Industries para examinar os efeitos da sílica tratada quimicamente sobre o desempenho dos pneus. O objetivo era melhorar ainda mais a resistência ao rolamento, sem ter um efeito negativo sobre a aderência ao piso molhado.
Algo alcançado no composto desenvolvido para o novo pneu Goodyear EfficientGrip SUV, que graças à nova sílica proporciona melhor resistência ao rolamento e aderência ao piso molhado.
“Nossos clientes em todo o mundo estão exigindo pneus mais eficientes em termos de energia, mas eles querem que nós minimizemos as contrapartidas típicas”, disse David Zanzig, diretor de Ciência de Materiais Global da Goodyear. “Nossos cientistas de materiais trabalharam em equipes multifuncionais e junto com os engenheiros de design e construção de pneus, chegando a uma solução integrada que otimiza o desempenho. Esta nova sílica desempenha um papel crítico em atender às necessidades dos nossos clientes”, completa o executivo.
A sílica é utilizada como agente de reforço em compostos de banda de rodagem de pneus. Em comparação com o negro de carbono, um agente de reforço para pneus tradicionais, a sílica reduz a resistência ao rolamento e contribui para a economia de combustível de um automóvel.
A nova sílica – comercializada pela PPG Industries como Agilon – agrega ainda mais valor, apresentando vantagens de processamento que também beneficiam o meio ambiente. Como ela se mistura com os compostos com mais facilidade, as fábricas podem consumir menos energia no processo de produção de pneus e diminuir as emissões.
Em seus esforços para criar pneus mais ecológicos, a Goodyear tem explorado várias opções com sílica. No ano passado, a empresa firmou acordos de fornecimento para a compra de sílica derivada da cinza resultante da incineração da casca de arroz.