O próximo mês de agosto marca a chegada ao mercado brasileiro do Novo Focus hatch, reestilizado. Apenas oito meses após o lançamento na Europa e ainda mais recente nos Estados Unidos, o modelo chega a linha 2016 com atualizações técnicas, melhorias de conteúdo e reposicionamento de versões. Os preços variam de R$ 69.900 a R$ 95.900.
As mudanças do Focus estão concentradas no novo desenho da dianteira, que passa a adotar grade em forma de trapézio e faróis mais afilados, como o New Fiesta, o Fusion e outros modelos recentes da montadora norte-americana. A base mecânica permanece a mesma, com motores flex 1.6 de 135 cv e 2.0 de 178 cv.
Bonito. Não há dúvidas que o design do Novo Focus impressiona. Realmente ele passa a sensação de modernidade e ao mesmo tempo, movimento, dinâmica, mas esse alinhamento global de traços da Ford remete ao aspecto da diferenciação.
O cliente que investe no Focus é diferenciado e quer assim continuar por onde passa, e para alguns, não há dúvidas, o Focus remete ao New Fiesta e até mesmo, de longe, ao Novo Ka. Mas também pode ser “associado” ao Novo Fusion!
O Novo Focus valoriza o design fluido e agradável, com um ambiente organizado que transmite tranquilidade. “Ele segue o conceito de luxo moderno, mostrando o seu refinamento através de formas limpas e harmoniosas, cores elegantes e materiais de alta qualidade”, explica Fábio Sandrin, supervisor de Design da Ford América do Sul.
Sai de cena a versão de entrada 1.6 S. A partir de agora só há opção com transmissão automatizada de seis velocidades e dupla embreagem (disparada uma das melhores oferecidas no mercado) com a motorização 2.0 litros, que ganhou as famosas “borboletas” para trocas de marchas atrás do volante.
Entre suas novas tecnologias, destaca-se o assistente de frenagem autônomo, que evita a colisão traseira em velocidades de 20 km/h e reduz de forma significativa o impacto em até 50 km/h.
Há ainda o sistema de estacionamento automático de nova geração, para vagas paralelas e perpendiculares, além dos faróis bi-xenon adaptativos que ajustam a iluminação de acordo com a condição de rodagem.
Toda a linha conta com o recurso AdvanceTrac, uma combinação de funções de segurança, incluindo o controle de estabilidade e tração. Incorpora ainda conectividade e um sistema de acionamento do SAMU em caso de acidente, já disponível em outros modelos da marca.
A dirigibilidade, reconhecida como uma das principais qualidades do Focus, foi acentuada através do refinamento mecânico, com o aumento da rigidez da carroceria e novas calibrações de direção e suspensão.
“A Ford pode afirmar com absoluta certeza que o Focus é um carro para quem gosta de carro. Mais que um jargão, essa afirmação é representada pela série de virtudes que ele apresenta. Agora, traz um conjunto de inovações desde o design até a criação de versões completas”, diz Oswaldo Ramos, gerente geral de Marketing da Ford. “Como ele é um dos veículos de maior lealdade dos clientes, preparamos uma estratégia de comercialização que vai desde uma pré-venda exclusiva com descontos para proprietários dos modelos atuais 2013/2014 até os preços mais atrativos do segmento”, ressalta.
O Mecânica Online® foi até a cidade de Aquiraz, no Ceará, onde durante cerca de 200 quilômetros tivemos a oportunidade de ter as primeiras impressões com o Novo Focus.
O aprimoramento aerodinâmico e do sistema elétrico são outros avanços que contribuem para aumentar a eficiência energética do Novo Focus.
O seu coeficiente de arrasto foi reduzido para 0,287 Cx (um ganho de 3% comparado ao modelo anterior). O novo sistema de monitoramento da bateria e o compressor do ar-condicionado de geometria variável ajudam a economizar combustível.
O isolamento acústico também recebeu uma atenção especial, reduzindo tanto o nível de ruído interno e externo como as vibrações, o que aumenta a percepção de qualidade do veículo.
Fazem parte desse trabalho a adoção de isolador de ruído nas caixas de rodas, um isolador adicional no extrator de ar traseiro e um isolamento reforçado no corpo dos retrovisores externos.
“Também foram aplicados novos isoladores no acabamento das portas e vidros e um carpete com melhor isolação acústica na cabine. Essa série de pequenos detalhes trouxe uma melhoria significativa no nível de silêncio, que faz parte da percepção de conforto e qualidade do veículo”, diz Luiz Morroni, engenheiro-chefe da Plataforma C da Ford.
A tampa traseira do Novo Focus utiliza um novo processo de soldagem, o Laser Brazing, em que a união das peças é feita apenas com a fusão do metal de preenchimento e não da chapa da carroceria. Além de mais eficiente, esse processo tem um nível de acabamento superior que dispensa a necessidade de cobertura. Isso permitiu a eliminação da régua plástica acima da placa de licença, contribuindo para o visual mais limpo.
O carro avançou ainda no uso de materiais sustentáveis. Além de utilizar 11,1 kg em peças produzidas com materiais reciclados, conta com 95% de peças reutilizáveis ou que podem ser transformadas em energia, como aço, borracha, vidro, alumínio, aço inoxidável e polímeros.
Segurança e controle – O Ford Focus é reconhecido pelo alto padrão de segurança e foi o primeiro carro produzido na América do Sul a conquistar a classificação máxima de 5 estrelas do Latin NCAP. Na nova geração, ele avança ainda mais nesse quesito com tecnologias inéditas na categoria.
O assistente de frenagem autônomo (Active City Stop) é um sistema operado por sensor óptico que monitora continuamente o tráfego à frente e reduz a velocidade do veículo ao detectar uma colisão iminente, operando em até 50 km/h. Nessa situação ele pré-carrega os freios e, se o motorista não tomar nenhuma ação, aciona automaticamente os freios, reduzindo a severidade do impacto ou evitando a colisão.
O sistema AdvanceTrac – item de série em toda a linha Focus – engloba várias funções que ajudam o motorista a manter o controle e a estabilidade do veículo em diferentes condições de rodagem. Além do controle eletrônico de estabilidade e tração, ele traz como novidade o sistema de estabilidade preventivo (ETS), que age preventivamente antes mesmo de o veículo começar a derrapar, acionando os freios.
Também fazem parte do sistema o controle de torque em curvas – que distribui melhor a força do motor nas rodas dianteiras, principalmente em estradas sinuosas –, aviso de pressão baixa dos pneus, assistente de partida em rampas, assistência de frenagem de emergência e luz de emergência em frenagens bruscas.
Sistema de conectividade – O Novo Focus Hatch 2016 vem equipado de série com o sistema de conectividade SYNC, com tela colorida de 4,2”, conexão Bluetooth, duas entradas USB, comandos de voz em português para áudio e telefone, sistema AppLink com cinco novos aplicativos e Assistência de Emergência. Esse sistema faz uma ligação automática ao serviço de atendimento médico de urgência 192, SAMU, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte de combustível.
A versão Titanium vem com o SYNC MyFord Touch, com tela de 8 polegadas, sistema de navegação, comandos de voz para áudio, telefone, navegador e ar-condicionado, câmera de ré e Sony Premium Sound com nove alto-falantes. Tem ainda uma tela multifuncional de 4,2” no painel de instrumentos, que pode ser configurada pelo motorista.
Versões e preços – O Novo Focus Hatch 2016 parte de R$ 69.900 – o mesmo preço da geração anterior –, só que com muito mais equipamentos e refinamento.
Por esse valor, o novo modelo de entrada SE 1.6 já vem de série com: rodas de liga leve de 17”, sistema AdvanceTrac, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, sistema de conectividade SYNC com tela colorida de 4,2”, AppLink e Assistência de Emergência. Faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva, chave programável MyKey e ar-condicionado também fazem parte do pacote.
Por uma diferença de R$ 2.000, o consumidor pode optar pela versão SE Plus 1.6, que acrescenta: rodas de liga leve 17” exclusivas, airbags laterais, bancos revestidos em couro, sensor de estacionamento traseiro, controle de velocidade de cruzeiro, limitador de velocidade e ar-condicionado automático digital de dupla zona. Esse mesmo pacote com motor 2.0 Direct Flex e transmissão sequencial de seis velocidades sai por R$ 78.900, na versão SE Plus 2.0 AT.
A versão Titanium 2.0 AT, com acabamento Titanium, rodas exclusivas, airbags de cortina, chave com sensor de presença e partida inteligente Ford Power, sistema de conectividade SYNC com MyFord Touch e Sony Premium Sound, custa R$ 86.900. Já a topo de linha Titanium Plus 2.0 AT, com assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xenon adaptativos, sistema de estacionamento automático de segunda geração, espelhos com rebatimento elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico e teto solar elétrico, fica em R$ 95.900.
De acordo com a Ford, o mix de vendas do Focus ficará concentrado nas versões intermediárias (cerca de 48%), seguidas pela topo de gama (42%) e a de entrada (10%) – no total, as configurações com motorização 2.0 responderão por 60% do volume.
Ford aposta na tecnologia, mas dirigibilidade ainda é o diferencial – Destacando os aspectos tecnológicos do Novo Focus, a Ford destaca que seu modelo é diferencial tecnológico do segmento.
Mas o que realmente impressiona é o dinamismo e condução que seu modelo oferece. Ao rodar com a versão 2.0 litros, automatizada, o comportamento e muito bom na agilidade e desenvoltura tanto na cidade quanto na estrada.
A versão 1.6 pode não ter o mesmo vigor, mas não fica a desejar, está no equilíbrio, como opção para quem realmente não tem como investir na versão superior.
O novo Focus pode custar menos que o Volkswagen Golf e ter mais novidades que o Cruze Sport6, principais rivais, mas ainda assim deixa de oferecer tecnologia que seu principal concorrente, o Golf, oferece: o ACC. O sistema que controla distância e velocidade para o carro que vai na frente, ou seja, o piloto automático inteligente, não é disponibilizado em nenhuma versão.
Enquanto isso, oferece apenas na versão Titanium Plus 2.0 AT o assistente de frenagem autônomo (Active City Stop) que é um sistema operado por sensor óptico que monitora continuamente o tráfego à frente e reduz a velocidade do veículo ao detectar uma colisão iminente. Nessa situação ele pré-carrega os freios e, se o motorista não tomar nenhuma ação, aciona automaticamente os freios.
Ele tem capacidade para atuar em velocidades de até 50 km/h. Em velocidades até 20 km/h, o sistema é capaz de evitar a colisão. A 50 km/h, ele apenas reduz o impacto.
“O sistema funciona automaticamente e está sempre ativo quando o veículo é ligado, mas pode ser desativado pelo motorista”, explica Luiz Morroni, engenheiro-chefe da Plataforma C da Ford.
O assistente de frenagem autônomo opera por meio do sistema conhecido como LIDAR – sensor de detecção de distância por reflexão de luz. A distância do objeto é medida pela diferença de tempo entre a emissão de um pulso laser e a detecção do sinal refletido, de forma semelhante à tecnologia de radar.
Para essa detecção, são usados elementos reflexivos da traseira dos veículos, como placa, lanternas, brake-light e refletores de para-choque.
O problema desse sistema é que pedestres, animais, ciclistas e motocicletas, que muitas vezes têm poucas áreas de reflexão, podem não ser detectados, assim como portões, paredes e outros obstáculos. Para-brisa sujo também pode influenciar na capacidade do sistema de detectar objetos.
Não gostei dessa tecnologia, pois não é completa e de alguma forma pode acarretar em riscos para os envolvidos. Enquanto o recurso do ACC, bastante utilizado em veículos na Europa, permite uma condução mais prazerosa e segura.
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Seguro especial – Junto com o Novo Focus, a Ford lança também um plano especial de seguro para a linha, por meio do programa Seguros Ford (operacionalizado pela Mapfre), com uma série de vantagens e preço competitivo: o seu custo médio nacional é de apenas 3,9% do valor do veículo. Outros atrativos são a apólice sem perfil do condutor (considera apenas o CEP), indenização integral correspondente ao veículo 0 km nos 12 meses iniciais, franquia com valor fixo (R$2.577) e assistência Automais até 250 km.
O modelo Titanium Plus, com assistente de frenagem autônomo, oferece ainda um desconto de 15% como promoção de lançamento. Isso se deve à proteção adicional contra acidentes proporcionada pelo equipamento.
Segundo a NCAP e ANCAP, 75% dos acidentes ocorrem na faixa de 20 a 50 km/h e o uso do assistente de frenagem autônomo reduz em 35% os acidentes na Europa e Austrália. Por isso, nesses países as seguradoras já dão até 15% de desconto para veículos com essa tecnologia.
Sedã será apresentado para imprensa em julho – A Ford decidiu lançar as versões hatch e sedã separadamente por adotar uma nova estratégia distinta para o três-volumes. O Focus sedã será apresentado oficialmente no final de julho e receberá a nomenclatura “Focus Fastback”. O modelo também chegará com o visual renovado e, provavelmente, com um reposicionamento de equipamentos e versões.
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Viagem a convite da Ford