Pela primeira vez, o Brasil sedia a 4ª edição do Fórum PACE — Parceiros pelo Avanço da Educação da Engenharia de forma Colaborativa, programa mundial liderado pela General Motors – GM para o desenvolvimento da educação de engenharia automotiva.
O Centro Universitário da FEI é umas das poucas instituições do país a participar do Fórum PACE, que está sendo realizado esta semana, de 26 a 30 de julho, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
O Fórum reúne 350 estudantes, de 58 instituições de Israel, Itália e Alemanha, entre outros. Com o tema Rethinking Mobility (Repensando a Mobilidade), a programação inclui palestras de executivos da GM e de outras empresas patrocinadoras do programa PACE, que oferecem treinamento de softwares específicos aos interessados.
Outra atração é a competição de veículos desenvolvidos pelos estudantes, divididos em equipes formadas por alunos de países diferentes – ao todo são oito projetos.
O desafio desta edição é construir um veículo urbano pensado para as megacidades do futuro. Para isso, ele precisa ser reconfigurável – servir para o transporte de carga e pessoas, atendendo diferentes demandas de mobilidade -, além de ser voltado ao uso compartilhado.
Em conjunto com a FEI, a Universidade Iberoamericana (México), ITESM – Toluca (México), Universidade de Porto Rico (Porto Rico) e College for Creative Studies (USA) formam uma das equipes. Pela FEI, participam 15 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, de Engenharia de Produção e de Engenharia Civil.
Os universitários realizaram um estudo de viabilidade, custo, processo de fabricação e outros aspectos que envolvem o projeto. Desenvolveram um plano de negócios que inclui pesquisa de mercado, manufatura, além da construção de protótipo não funcional de um veículo totalmente inovador.
Nomeado Revo, o veículo foi elaborado para transportar de uma a três pessoas e possui um bagageiro. Uma espécie de sanfona, localizada entre a parte da frente e a parte de trás, permite expandir a cabine e assim reconfigurar o automóvel de acordo com a quantidade de passageiros ou de cargas transportadas. O protótipo foi todo esculpido a mão em placas de poliuretano e é apresentado em escala 1:3.
A utilização do veículo será pública, em que os interessados devem alugar por determinado trecho e período, podendo devolvê-lo no local de destino ou ao retornar, no local de origem.
A ideia é funcionar paralelamente a um aplicativo para dispositivos móveis que avisará o local de retirada mais próximo do usuário, rotas e se há alguma pessoa interessada em compartilhar o uso e dividir despesas durante o trajeto.
Os projetos têm prazo de dois anos para serem concluídos. Nesta primeira etapa são avaliados os projetos e os protótipos do veículo e, na segunda etapa, que ocorrerá no próximo ano, a comissão julgadora analisará o conceito e se atende aos critérios impostos pelo programa.
Os três primeiros lugares de cada categoria – engenharia, pesquisa de mercado, desenho industrial e manufatura — receberão troféus.
Além da FEI e da Poli-USP, participam Purdue University (EUA), Tongji University (China), Instituto Politécnico Nacional (México), Art Center College of Design (EUA), TU Darmstadt (Alemanha), Technion Haifa (Israel), Monash University (Australia) e Politécnico di Torino (Itália).
Em setembro de 2012, a FEI e a GM firmaram parceria para a inclusão da Instituição no programa global PACE – Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education.
O campus São Bernardo do Campo da FEI tem três laboratórios totalmente equipados com modernos softwares para desenho técnico disponíveis aos alunos. O programa já beneficiou mais de mil estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, com treinamentos e aulas nos laboratórios.
Serviço:
Fórum PACE
Local: Cidade Universitária da USP, Escola Politécnica, Biênio Anfiteatro Vermelho – Av. Prof. Almeida Prado, travessa 2, nº 158, São Paulo – SP
Dias 26 a 30 de julho