quarta-feira, 1 maio , 2024
28 C
Recife

Clima frio exige cuidados com o carro

A estação mais fria do ano já começou e, devido às baixas temperaturas nas manhãs e noites da capital federal, alguns veículos podem apresentar anormalidades em seu funcionamento.

- Publicidade -

Para que isso não ocorra, os proprietários devem verificar seus carros e fazer, se possível, uma pequena manutenção.

No inverno, os carros podem demonstrar alguns problemas facilmente resolvidos, basta atenção. Motoristas que possuem veículos com ar-condicionado devem utilizá-los ao menos uma vez por semana durante 10 minutos. Não usar esse opcional provoca o ressecamento das mangueiras que conduzem o gás.

Dessa forma, a durabilidade dos componentes do sistema não será prolongada, o que pode acarretar prejuízo ao bolso do proprietário.

É no inverno também que o sistema elétrico dos veículos é mais exigido. Portanto, deve ser mantido em ordem. Para tal, é indicado que motoristas chequem o estado da bateria.

- Publicidade -

Se houver a necessidade de troca, que a mesma seja feita. Outro ponto que interfere no sistema elétrico é a partida. É o momento que mais se exige do sistema elétrico.

Motoristas devem pisar na embreagem, para que, desse modo, não exijam tanto do motor.

De acordo com Magali Giocondo, diretora executiva do Sindicato de Concessionárias e Distribuidores de Veículos do Distrito Federal (Sincodiv-DF), os motoristas devem ficar atentos a alguns sinais. “No período de frio, os carros terão uma partida mais longa do que o de costume”, comenta.

Em motores flex, que funcionam com álcool ou gasolina, é importante que o tanquinho esteja abastecido com gasolina para que o carro não seja muito forçado ao ligá-lo em uma manhã gelada. “Vale frisar que combustíveis velhos também podem prejudicar o rendimento do carro”, alerta Magali.

Os pneus também podem ser afetados pelo frio. Eles podem ficar parcialmente murchos, aumentando, com isso, o consumo de combustível.

- Publicidade -

“Até mesmo as palhetas do para-brisas, que são de borracha, podem ressecar com o frio perdendo a eficiência de limpeza”, destaca a diretora executiva do Sincodiv-DF.

“Além disso, como a neblina carrega muita sujeira para o vidro do carro, é importante que o reservatório do limpador do para-brisa esteja sempre carregado com água e detergente para melhorar a limpeza do vidro”, completa Magali.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais