A Fundação Toyota do Brasil finalizou a primeira fase do plano de comunicação da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais.
Mais de 25 placas informativas foram instaladas, em 12 municípios entre Alagoas e Pernambuco, para conscientizar a população local e os turistas sobre a importância da preservação da área, bem como os impactos de sua degradação.
A ação faz parte do projeto Toyota APA Costa dos Corais, iniciativa que visa a conservação e sustentabilidade da região.
“A sinalização é um item fundamental para facilitar o acesso aos pontos turísticos e, por meio das placas interpretativas, é possível oferecer informação e educação, além das nossas belas paisagens”, ressalta Paulo Roberto Correa Jr, chefe da APA Costa dos Corais.
Para regramento marinho e terrestre, também foram desenvolvidos materiais de comunicação para restaurantes da região, que recebem 80% dos turistas, e uniformes para a identificação dos funcionários e parceiros da APA Costa dos Corais.
Para a próxima etapa, que deve ser entregue no início de 2016, serão desenvolvidos a comunicação externa, ampliação das sinalizações em áreas de preservação, entre outras atividades.
Na onda das mídias sociais
A fim de promover e mensurar o impacto da ação, sendo também mais um instrumento de conscientização, o plano de comunicação tem uma conectividade direta com as mídias sociais. Todos os materiais informativos possuem a expressão #costadoscorais, incentivando postagens nas principais ferramentas de comunicação da web.
Toyota APA Costa dos Corais – Realizado no Nordeste brasileiro, em três municípios de Alagoas e oito em Pernambuco, o projeto Toyota APA Costa dos Corais é uma parceria entre a Fundação Toyota do Brasil, Fundação SOS Mata Atlântica, ICMBio e entidades locais.
A ação tem como prioridades a conservação dos recifes de corais, proteção das áreas de manguezais e o desenvolvimento de negócios sustentáveis ligados à pesca e ao turismo responsáveis dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, um dos ambientes recifais mais importantes do mundo.
Também faz parte da ação a preservação do habitat e dos ecossistemas associados ao peixe-boi marinho, que de acordo com recente levantamento divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), deixou de constar na categoria Criticamente em Perigo (CR) e passou para a Em Perigo (EN), classificação intermediária da lista brasileira de animais ameaçados de extinção.
A iniciativa trabalha agora para que a espécie passe para a categoria Vulnerável (VU) até que haja a recuperação total da espécie, sendo retirada do documento brasileiro.
Como característica das iniciativas de desenvolvimento sustentável, foi criado um fundo, administrado pela Fundação SOS Mata Atlântica, para que o projeto seja autossustentável em um período de dez anos. No total, são mais de 413 mil hectares de área protegida na Toyota APA Costa dos Corais.
E para que cumpra sua meta, o fundo só poderá ser utilizado após adquirir capacidade de gerar, com seu próprio rendimento, os recursos necessários para a manutenção das atividades de gestão da área previstas no plano de trabalho do projeto.
Sobre a Fundação Toyota do Brasi- Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil completa cinco anos de atividades, focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos.
Além das novas iniciativas surgidas com a sua instituição, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.
A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP).
As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.
Para mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.