Os uniformes usados por colaboradores da Toyota do Brasil ganham um papel nobre depois de seu tempo de uso. As peças são doadas a uma cooperativa de costureiras de Indaiatuba, a Cooper Art Camp, para serem transformados em outros objetos.
A ação, realizada pela Fundação Toyota do Brasil, é uma alternativa para o descarte de materiais, minimizando os impactos ambientais, sendo também uma forma de geração de renda.
Além dos uniformes, são doados itens de comunicação, como banners de lona, que não poderiam ser reutilizados. Já foram doados – por todas as unidades da Toyota no Brasil – três toneladas de materiais para a confecção de bolsas, nécessaires, chaveiros, porta descartes para carros, entre outros.
Todos os materiais reutilizados passam por um processo de higienização e são devidamente preparados para seu destino final. Todos estes produtos são comprados pela Fundação Toyota do Brasil, que os oferece ao seu público de interesse.
A ação, que teve início em 2012, apresenta resultados bastante positivos. Houve um crescimento de 77% na produção de artigos, o que resultou em um aumento de 42% de cooperados na entidade.
No total, foram confeccionados 16 mil itens em menos de três anos de ação. O programa da Fundação Toyota, por essas conquistas, tem sido um exemplo para outras empresas que firmaram parcerias com a Cooper Art Camp em outras iniciativas.
“Nosso objetivo é desenvolver nas comunidades ações sustentáveis, que tenham a preocupação e o respeito pelo meio ambiente e que, ao mesmo tempo, possam ser geradoras de renda”, afirma George Costa e Silva, diretor-executivo da Fundação Toyota do Brasil.