A Volkswagen conquistou o prêmio de “melhor veículo” em três categorias na edição especial publicada ontem (26/8) pelo Jornal do Carro, do jornal O Estado de S. Paulo. Na 10ª edição dos melhores carros à venda no Brasil, a redação do jornal elegeu o Golf como o melhor “Hatch Médio” e o Golf Variant como a melhor “perua”.
Além disso, na votação dos leitores (que opinaram por meio do site do jornal), o Golf foi novamente o grande vencedor. O modelo, que já havia recebido esse título na eleição do ano passado, obteve 1.591 votos, totalizando 12,2% dos votos do público.
Com o título “Médio queridinho”, a reportagem diz que “o Golf foi eleito o carro do ano na Europa, foi o Carro do Jornal do Carro em 2014 e continua a sua saga vitoriosa ao conquistar o título de melhor hatch médio até R$ 80 mil”. Além disso, a publicação destaca a versatilidade da plataforma MQB utilizada pelo Golf, que impressiona pela solidez de construção. “Não por acaso, na enquete realizada pelo JC, o Golf foi eleito o melhor do Brasil pelos leitores. Um verdadeiro sucesso de crítica e público”.
O desempenho também é elogiado: “Na versão de entrada, o motor 1.4 turbo é incansável e parece ter bem mais que 140 cv , tamanha a disposição para acelerar forte. O bom torque, de 25,5 mkgf a 1.500 rpm, contribui para esse comportamento”.
O Golf Variant, que chegou ao Brasil neste ano, estreou em alto estilo, segundo o jornal. “O Golf Variant mantém os bons atributos do “irmão” (Golf) e ainda oferece mais espaço interno. São 4,56 metros de comprimento – os 30,7 cm a mais que o hatch ficam atrás das rodas traseiras, o que se traduz em 605 litros de capacidade no porta-malas, algo excelente para viagens em família com até cinco pessoas a bordo (…) Importado do México, o Golf Variant parte de R$ 87.490 e não tem concorrentes diretos no mercado nacional”.
O desempenho também é destacado: “Assim como ocorre no hatch, o motor com turbo, injeção direta de gasolina e comando duplo variável é muito elástico. E, como o torque fica disponível a partir de 1.500 rpm, o 1.4 parece ter bem mais que 140 cv de potência”.
Uma família de versões
O Novo Golf é oferecido no mercado brasileiro nas versões Comfortline, Highline e GTI. As versões Comfortline e Highline trazem o motor 1.4L TSI BlueMotion Technology de 140 cv na faixa de 4.500 rpm a 6.000 rpm. O torque máximo é de 25,5 mkgf na extensa faixa de 1.500 rpm a 3.500 rpm. Esse motor pode ser combinado à transmissão manual de seis velocidades ou à transmissão automática DSG de 7 velocidades, com função Tiptronic (que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante – shift paddles). Independentemente da transmissão e da versão, o Novo Golf com motor 1.4L TSI acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e alcança 212 km/h de velocidade máxima.
O Novo Golf GTI é equipado com um avançado motor 2.0L TSI gera 220 cv entre 4.500 e 6.200 rpm. Acoplado à transmissão automática DSG de 6 velocidades com função Tiptronic e aletas no volante (shift paddles), o conjunto mecânico do Golf GTI comprova sua eficiência em número: a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,5 segundos e a velocidade máxima é de 244 km/h.
Já o Golf Variant conta com as versões Comfortline e Highline e é equipado com o motor 1.4l TSI BlueMotion Technology, com potência de 140 cv na faixa de 4.500 rpm a 6.000 rpm. O modelo é equipado de série em ambas as versões com sistema start/stop. É também o primeiro carro de sua categoria a oferecer o “Multicollision Brake”, sistema de frenagem automática (se o veículo estiver envolvido em uma colisão, o recurso aciona automaticamente os freios do carro após o impacto inicial).
Um recordista em premiações
Desde sua apresentação mundial, em 2013, o Novo Golf vem acumulando uma impressionante coleção de prêmios em todo o mundo. Entre os mais recentes, o Golf e do Golf GTI venceram o concurso North American Car of the Year 2015 (Carro do Ano 2015 da América do Norte).
Os dois modelos foram escolhidos por estabelecer novos parâmetros em seus segmentos em inovação tecnológica, pelo design diferenciado e a ampla disponibilidade de itens de assistência ao motorista, além de uma inigualável relação custo-benefício.
No Brasil, em 2014, o modelo atingiu altos índices de satisfação dos proprietários dos veículos, de acordo com a pesquisa “Os Eleitos”, realizada pela revista Quatro Rodas em parceria com o instituto TNS. O Golf também foi eleito o “Carro do Ano 2014”, vencendo 16 veículos finalistas na 47ª edição do prêmio promovido pela Revista Autoesporte, da Editora Globo.
Em 2013, o Golf ganhou os mais importantes prêmios na indústria automobilística. Foi eleito o melhor hatch médio no mercado brasileiro pelos leitores da Revista Carro e do site Carro Online.
No mesmo ano, além dos prêmios da Associação Brasileira de Imprensa Automotiva (Abiauto), do Top Car TV (que reúne os principais programas de televisão especializados em automóveis no Brasil) e da Associação América Latina de Imprensa de Carros (Americar) como o “Melhor Veículo Importado”, o modelo venceu o Car Awards como “Melhor Importado”, da Revista Car Magazine, e foi premiado em duas categorias do “Ten Best”, da Revista Car and Driver: “Melhor Hatch Premium” e “Melhor Esportivo” (Golf GTI).
O Novo Golf continua a se destacar em nível global, dando sequência à significativa série em que figuram os dois mais importantes reconhecimentos da imprensa mundial: o “Car of the Year 2013” e o “World Car of the Year 2013”. Outra conquista importante foi a inédita eleição como o “Carro do Ano” no Japão – o Novo Golf foi o primeiro modelo importado a receber esse prêmio naquele país.
O Golf Variant segue pelo mesmo caminho: além da premiação do Jornal do Carro, o modelo foi eleito como melhor automóvel na categoria “Familiar de 5 lugares”, na edição “Melhor Compra 2015” da revista Quatro Rodas, da editora Abril