Durante a 24ª. edição do Congresso SAE, a Bosch, uma líder global no fornecimento de tecnologias e serviços, reforçará sua estratégia de ser a parceira ideal da montadora tanto para o presente quanto para o futuro da mobilidade.
Além da competência local para desenvolvimento de produtos e tecnologias inovadoras, a empresa conta com laboratórios de engenharia ¿ um em Campinas com foco na motorização para veículos leves, e outro para veículos diesel, ambos equipados para atender as demandas dos clientes no desenvolvimento de diferentes projetos.
A Bosch é orientada a desenvolver “Tecnologia para vida”, ou seja, produtos e serviços para maior eficiência energética, redução de emissões de CO2 e que proporcionem mais conforto, segurança e conectividade. Para tanto, a empresa investe fortemente em pesquisa e desenvolvimento. No Brasil, por exemplo, a Bosch investe anualmente cerca de 3,5% do seu faturamento local em P&D.
Veículos Diesel
O laboratório de motores Diesel conta com uma moderna infraestrutura em controle, automação e segurança, e está preparado para executar projetos para atendimento tanto das atuais quanto das próximas fases de emissões, como a legislação Euro VI.
Neste centro é possível executar testes que avaliam o desempenho, as emissões e a durabilidade dos motores diesel, incluindo os seus sistemas de pós-tratamento dos gases de escape. Outro diferencial é que as instalações também estão preparadas para operar com combustíveis alternativos (etanol, biodiesel e GNV).
O laboratório Diesel conta ainda com sistema de troca rápida de motores em até 30 minutos, fato que possibilita executar testes em até três motores diferentes no mesmo dia e, graças aos equipamentos de última geração, é possível rodar testes automáticos, sem a presença do operador, inclusive turnos da noite e finais de semana, com total segurança e precisão.
Na pista de teste, também localizada na planta da Bosch em Curitiba, os engenheiros da Bosch têm a possibilidade de dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos no laboratório, testando a eficiência dos sistemas Diesel. No local é possível realizar testes de dirigibilidade e arrancada, teste de vibração, medições de partida, medições do módulo eletrônico de gerenciamento do motor e diagnose.
Veículos leves
Já o Centro de Desenvolvimento de sistemas de gerenciamento eletrônico e de software, localizado na matriz da Bosch, em Campinas, destaca-se por realizar trabalhos pioneiros como o desenvolvim ento do sistema para veículos a etanol e também as tecnologias Flex Fuel, Multifuel (E0, E100 e GNV) e Flex Start®.
O espaço conta com laboratório de emissões veiculares, dinamômetros de chassi, bancos dinamométricos de motores, laboratório químico, câmaras climáticas, laboratório eletrônico, além de uma pista de testes onde os engenheiros continuam o trabalho de desenvolvimento e calibração dos veículos.
Neste local, os clientes contam com os mesmos recursos e infraestrutura oferecidos em outros centros de desenvolvimento Bosch localizados na Alemanha e nas demais regiões, como França, Itália, Estados Unidos, Índia, Coréia, China e Japão.
Além disso, o Centro de Desenvolvimento da Bosch conta com profissionais altamente qualificados com participação ativa junto à Associação Brasileiramasécnicas (ABNT) na revisão e na elaboração de normas brasileiras de ensaios.
O laboratório de emissões veiculares, por exemplo, oferece serviços de homologação de veículos juntos aos órgãos governamentais para obtenção de Licença para Uso da Configuração de Veículo ou Motor (LCVM), ensaios de acompanhamento de produção e de calibração dos sistemas de gerenciamento eletrônico do motor.
Este foi o primeiro laboratório de emissões acreditado pelo Inmetro, entre as empresas do setor de autopeças, sendo capacitado para realizar testes de medição de consumo urbano e em estrada para atendimento ao Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), além de atender as novas demandas de eficiência energética exigidas pelo Inovar-Auto.
Pista de testes para ABS e ESP®
Pioneira na fabricação do Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS) e do Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP®) no Brasil, a Bosch conta com pistas de testes especialmente preparadas para realização de manobras que visam avaliar a eficiência dos sistemas.
A pista localizada na planta da Bosch, em Campinas, possui diferentes tipos de superfícies, estrutura de apoio com áreas de escape para realizar avaliações de dirigibilidade, arrancada, além de frenagem em asfalto seco, molhado e em curva.
O espaço também reproduz simulação de baixa aderência, por meio do transbordamento de água sobre granito polido. Este sistema garante 2 mm de água para simular coeficientes de adesão de pneu ao solo menores que 0,2 (índice ideal para testar a eficiência de frenagem, principalmente de veículos equipados com ABS). No caso de pista seca, este coeficiente é de 0,7 e 0,8.
Mais recentemente, a Bosch acrescentou uma área exclusiva para teste do sistema ESP®, no qual é possível analisar a qualidade e robustez do sinal de sensores ligados ao sistema, arrancadas em aclive em situações de atrito misto (Mue-split), além de rampas para aplicação e verificação de funções como Hill Hold Control (HHC) e Hill Descent Control (HDC).
A pista conta ainda com testes de vibração em concreto e em blocos de granito, que além de serem utilizados para calibração dos sistemas de freios, servem também para medir a durabilidade de peças eletrônicas em situações de trepidação constante, além de mensurar o nível de ruído do motor.
Teste de inverno – A Bosch possui também uma pista de teste na Patagônia (Argentina), exclusivamente preparada e concebida para realizar testes de inverno nos sistemas ABS e ESP®. A pista tem 2,1 quilômetros de extensão, onde as avaliações de performance de frenagem e dinâmica podem ser realizadas sobre superfícies que vão desde o asfalto seco, passando pela neve e chegando ao gelo polido. A Bosch utiliza ainda outros trajetos, no entorno do campo de provas, com curvas e inclinações variadas a fim de viabilizar testes em todas as condições necessárias.
Neste local é possível realizar manobras indispensáveis para a calibração do ABS e ESP®, em consonância com os padrões internacionais da indústria automobilística. A Bosch é a única empresa do setor a oferecer, por meio de rec ursos próprios, dois testes de inverno por ano. O principal benefício disso é a redução do tempo no desenvolvimento de um novo produto junto às montadoras.
Bosch Engineering Group
A Bosch Engineering Group (BEG) é uma empresa do Grupo Bosch especializada em oferecer soluções completas e personalizadas de engenharia da mobilidade baseadas na tecnologia e qualidade Bosch.
Na América Latina desde 2011, com sede em Curitiba, esta divisão de negócios conta também com colaboradores em Campinas e no Chile, que atuam no desenvolvimento de projetos adaptados para atender a demanda dos clientes locais. A BEG oferece serviços de desenvolvimento de softwares e sistemas, bem como suas respectivas integração e calibração, incluindo testes, avaliações e validações.
O grande diferencial da BEG é a sua versatilidade que permite o desenvolvimento de soluções sob demanda, independente do volume de produção e em diversas áreas de aplicação. Desde a concepção de p rotótipos até a liberação de produtos em série, a BEG desenvolve projetos para os segmentos de veículos leves, comerciais, fora de estrada, competição automobilística, mineração, embarcações, geração de energia, entre outros.