A Associação Nacional dos Detrans (AND) realizou nesta quarta (2) e quinta-feira (3), em Brasília, o quinquagésimo encontro entre técnicos e diretores dos órgãos estaduais de trânsito.
A entidade, apolítica e sem fins lucrativos, completou 27 anos em agosto deste ano e tem a missão de congregar os Departamentos para o estudo e solução das questões atuais em defesa da vida, bem como desenvolver o intercâmbio e representar os Estados associados junto ao demais entes do Sistema Nacional de Trânsito.
“Esta reunião é especial porque mostra o quanto a AND se fortaleceu nos últimos anos. Nos tornamos, definitivamente, um centro de estudos, debates e sugestões. Temos hoje uma grande representatividade e atuamos em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Conselho Nacional de Trânsito (Contran), demais órgãos federais, estaduais e municipais”, destaca o presidente da Associação, Marcos Traad.
O alto nível técnico das discussões, a possibilidade de troca de experiências e a maior participação dos Detrans, através da AND, nas discussões de projetos e leis foram apontadas pelos diretores associados como os maiores avanços conquistados nestes cinquenta encontros.
“Nossas reuniões são sempre muito produtivas e permitem encontrar soluções para problemas comuns aos Estados. Temos demonstrado isso de forma pratica e efetiva, ao participar mais das decisões do Denatran e do Contran e resolver problemas históricos que perduravam justamente por falta de diálogo”, conta o vice-presidente da AND e diretor do Detran Alagoas, Antonio Carlos Gouveia.
“Participo das reuniões há oito anos e é muito bom ver o desenvolvimento de uma associação mais ativa. A AND está fortalecida e é uma entidade importante na construção de um trânsito mais seguro”, afirma o diretor do Departamento de Santa Catarina, Vanderlei Rosso.
“Os Detrans têm tido um contato mais forte e profícuo com os entes, principalmente com o Denatran. É muito importante que tenhamos, cada vez mais mais diálogo, mais discussões, para irmos sempre a diante”, avalia o diretor do Detran São Paulo, Daniel Annemberg.
A relevância da Associação foi destacada também pelos órgãos que integram o Sintema Nacional de Trânsito. Para o presidente do Denatran e do Contran, Alberto Angerami, a AND e os seus associados são parceiros em uma luta incessante pela vida. “Vejo a disposição de todos para reduzir o número de acidentes de trânsito. Só no ano passado foram cerca de 50 mil mortes e não há como diminuir este número sem a união de todos”, disse.