A ZF TRW, a divisão da ZF AG de Tecnologia em Segurança Ativa e Passiva, ocupa uma posição de destaque exclusiva na produção de funções na direção automatizada da próxima década.
A empresa, que participa do Salão IAA, em Frankfurt, afirma que um ponto central destaca-se como crucial para sua evolução: Segurança.
A ZF TRW produz praticamente todos os principais sistemas de segurança necessários para a direção automatizada, incluindo sensores, atuadores e módulos de controle eletrônico.
Embora ainda existam muitos desafios a serem enfrentados, os fabricantes de veículos e seus clientes já estão experimentando os benefícios de segurança imediatos dessas reconhecidas tecnologias, tendo em vista que os sistemas parcialmente automatizados já abrem seus caminhos rumo às pistas de todo o mundo.
Peter Lake, vice-presidente executivo de vendas e desenvolvimento de negócios da TRW, comentou: “Embora ainda haja muitos benefícios a serem percebidos em tecnologias de direção automatizada, o princípio subjacente desta transformação deve ser, necessariamente, a segurança.E os motoristas nunca deixarão seus veículos serem dirigidos por mãos alheias até sentirem-se seguros. Há muitas décadas a ZF TRW vem desenvolvendo os sistemas de segurança em que as pessoas confiam e já estamos trazendo essa experiência para os veículos automatizados”.
A ZF TRW já é pioneira no design e no desenvolvimento de sensores, componentes eletrônicos, tecnologias de freio e direção há muito tempo e está trabalhando no desenvolvimento de uma linha de funções de direção parcialmente automatizadas.
Estas funções incluem o Highway Driving Assist – assistente de direção em rodovias, que pode habilitar a direção, o freio e a aceleração automáticos para velocidades acima de 40 km/h.
Como uma aplicação para uma única pista, o sistema combina o piloto automático adaptável e indicação da faixa de rodagem central para ajudar o veículo a manter-se automaticamente centrado na faixa com um intervalo definido para detectar os veículos à frente.
Uma variação para múltiplas pistas também se encontra em desenvolvimento e contará com um sensor de 360 graus que permite a ultrapassagem automática.
A mesma configuração do componente disponibiliza a funcionalidade de Traffic Jam Assist – assistente de congestionamento, para velocidades acima de 60 km/h.
Lake continuou, “A próxima década apresenta uma oportunidade histórica para transformar a experiência de mobilidade e direção e, no cerne dessa oportunidade, encontra-se a chance de aprimorar exponencialmente a segurança nas rodovias em todo o mundo. Isso irá determinar que os fabricantes de automóveis, fornecedores e governos trabalhem juntamente com o público motorizado para que se torne uma realidade, resultando em benefícios sociais imensos”.
A base da direção automatizada
Sensores
A ZF TRW está desenvolvendo sensores de quarta geração que aumentarão significativamente a segurança avançada e a funcionalidade da direção automatizada. A linha de câmeras frontais S-Cam4 inclui uma versão de lentes simples, monocâmera, cuja base está em um alojamento padrão e um pacote mecânico e uma versão premium de três lentes TriCam4 para apoiar funções avançadas de direção automatizada.
Os radares AC1000 da ZF TRW oferecerão 360 graus de detecção e funcionalidade dupla frontal para aplicações de baixa e alta velocidade, que podem alternar automaticamente, dependendo da velocidade do veículo. Um esquema único de modulação também é utilizado, permitindo um amplo campo de visão em baixa velocidade, ao mesmo tempo em que mantém um longo alcance em altas velocidades, tornando a tecnologia relevante para uma ampla variedade de aplicações.
Controladores
A unidade de controle central funciona como o cérebro do veículo – unindo e processando informações dos sensores e tomando a decisão certa de segurança para os ocupantes do veículo e para os demais usuários da estrada. O início da produção dos ECUs de domínio de segurança (SDE 2) de segunda geração da ZF TRW — elemento chave para a direção automatizada — está previsto para 2018.
Atuadores (freio e direção)
O sistema de freio integrado da ZF TRW oferece melhor desempenho de frenagem e capacidade ECS, e pode ajudar a atender às crescentes exigências de eficiência de combustível/CO2, sistemas de segurança avançados como o freio automático de emergência e funções avançadas de direção automatizada. A empresa irá lançar a tecnologia com um grande fabricante de veículos em 2018.
A ZF TRW oferece duas variações de direção acionada eletricamente (EPS) – acionamento por correia e acionamento por coluna. Estes sistemas normalmente produzem uma economia de combustível de 3% a 4% quando comparados com os sistemas de direção do tipo pinhão e cremalheira. Quando integrado aos sensores, como câmeras de vídeo, o EPS pode proporcionar um torque de direção para ajudar a manter os motoristas em sua pista.