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Ônibus rodoviários ganham tecnologia e conectividade para ampliar segurança

         Não me canso de falar o quanto importante é a tecnologia quando ela preserva vidas. É para isso que nós engenheiros estudamos: projetar e desenvolver com segurança novos recursos e produtos, que possam ter viabilidade econômica e confiabilidade.

Na edição 2022 da Feira Latinoamericana do Transporte (Lat.Bus), que acontece de forma presencial em São Paulo até amanhã, 11 de agosto, acompanhei as principais novidades que revelam como a tecnologia e conectividade estão invadindo de forma positiva o transporte de passageiros através dos ônibus.

Por acompanhar mais de perto os automóveis, fico feliz quando me deparo com muitas das tecnologias automotivas chegando no segmento dos ônibus.

A Mercedes-Benz, por exemplo, reconhecida por sua constante evolução nos autos, transfere muitos desses recursos para os chassis rodoviários, como é o caso da linha O 500 que ampliou o pacote de tecnologias avançadas, entre elas:

•        Nova geração do sistema de frenagem de emergência que detecta objetos e pedestres em movimento.

•        Sistema auxiliar de freio Intarder – Retarder de última geração.

•        Controle inteligente de farol alto.

•        Freio de estacionamento com comando eletrônico.

•        Assistente de ponto cego na lateral do veículo.

•        Sinalização de parada de emergência.

•        Sistema de freio de porta aberta, que somente libera os freios com a porta de entrada fechada.

É muito bom o avanço tecnológico que acostumamos conhecer nos automóveis chegar ao transporte público cada vez mais rapidamente.

A Scania segue o mesmo caminho. Desde 2012 a marca oferece o ADAS (Advanced Driver Assistance Systems ou sistema de auxílio ao motorista), parte do pacote de segurança opcional da fabricante que oferece uma assistência ao motorista para melhorar a condução e prevenir acidentes de trânsito.

Nos novos ônibus Scania da Série K, dois sistemas foram adicionados ao ADAS 2.0. São sensores laterais e ambos provocam alertas de ponto cego e de pedestres, com o objetivo de diminuir a falta de visibilidade nas laterais dos ônibus.

O ADAS permanece utilizando câmera e um radar instalados no para-brisa e no para-choque, respectivamente. Os três atuais dispositivos vão continuar na Nova Geração.

O AEB (frenagem de emergência avançada) funciona por meio do radar e da câmera e vai medindo a distância e a velocidade relativa de qualquer veículo na pista, para intervir e evitar acidentes.

O segundo componente é o LDW (aviso de saída de faixa), que monitora as faixas de rolagem da pista e avisa o motorista quando o ônibus sai de forma involuntária e invade o espaço ao lado.

O terceiro e último item é o ACC (controle de cruzeiro adaptativo). Ele auxilia o condutor a manter um intervalo de distância constante em relação ao veículo à frente por meio do radar localizado no para-choque dianteiro.

Outra tecnologia de muito sucesso é o Actcruise, a evolução do controle de cruzeiro Ecocruise, que foi introduzido na linha 2018/2019 e já é item de série.

O Actcruise atua por meio de posicionamento via GPS e um mapa topográfico integrado ao módulo de conectividade para gravar rotas e aproveitar aclives e declives de maneira mais eficiente.

Ele prevê a rota 3 km à frente, efetuando cálculos constantes. Ao se aproximar de declives pode diminuir a velocidade selecionada em até 8% (modo padrão) ou 12% (modo ECO). Uma economia no consumo de combustível em média de até 3%, de acordo com a rota e peso do veículo.

Já o sistema anticapotamento para ônibus rodoviários esvazia as bolsas de ar do veículo para diminuir o centro de gravidade em inclinações acima de 23°, e garante maior segurança e estabilidade do produto.

A Volvo Caminhões, reconhecida pelo foco na segurança continua mostrando novidades, entre elas o sistema de Zonas de Segurança, via GPS, que funciona por meio do mapeamento de áreas mais propensas a acidentes, como regiões perto de terminais, escolas e hospitais, por exemplo. Mesmo quando o motorista acelera, o veículo nunca ultrapassa a velocidade máxima programada para o trajeto.

As consagradas tecnologias Volvo, como o Sistema de Segurança Ativa (SSA), Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) e freios à disco com sistema de controle eletrônico EBS de 5ª geração, continuam presentes na nova linha.

Nessa geração de chassis estão presentes todos os avanços recentes em segurança, como o “Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência”, “Aviso de Mudança de Faixa”, “Sinal de Alerta no Para-brisa”, “Piloto Automático Adaptativo” e o “Assento Vibratório”.

É da marca também o ônibus mais potente do Brasil, o B510R. O novo modelo chega em 2023 e faz parte de uma linha de chassis recém apresentada na Europa. Os novos motores de 13 litros com emissões nível Euro 6, a nova geração da transmissão I-Shift e os diversos outros avanços reduzem o consumo de combustível em até 9%.

A maior comunalidade entre caminhões e ônibus contribui para a introdução de novas tecnologias mais rapidamente, ao mesmo tempo em que agiliza o fornecimento de componentes no pós-venda ao cliente. Um caminho sem volta, bom para quem desenvolve e produz, melhor para quem compra.

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Tarcisio Dias – Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Entre os três (TOP 3) +Admirados Influenciadores Digitais da Imprensa Automotiva.
Entre os cinco (TOP 5) dos +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva.
Premiado (TOP 3) na categoria Automotivo e Motociclismo da 7ª edição do Prêmio Especialistas.

Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/

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