sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Nissan revela na EPIC, em São Paulo, como a etnografia influencia no desenvolvimento dos automóveis do futuro

A Nissan mostrou durante a 10ª edição da EPIC, conferência internacional que debate ciências sociais, design e pesquisa técnica aplicadas aos negócios, como dados coletados sobre culturas, cidades, pessoas e meios de transporte estão sendo utilizados para que o conceito de direção autônoma seja uma realidade nos próximos anos.

Melissa Cefkin, cientista titular do Centro de Pesquisas da Nissan no Vale do Silício, na Califórnia, falou sobre o tema no dia a dia dedicado à indústria, durante sua palestra no Hotel Tivoli, em São Paulo. Realizada pela primeira vez no hemisfério sul, esta conferência internacional sobre a etnografia e design no mundo dos negócios tem a Nissan com uma das empresas que patrocinam o evento.

- Publicidade -

Melissa apresentou pesquisas sobre como as práticas de condução e de transporte do ponto de vista antropológico estão ajudando na criação da condução autônoma. A Nissan trabalha fortemente para colocar os primeiros veículos autônomos nas ruas até o fim desta década.

“O trabalho da Nissan e de seu centro de pesquisas no Vale do Silício é responsável por transformar os dados que pesquisamos em conceitos e sistemas tangíveis que poderão ser implantados no Nissan Autonomous Drive, o carro autônomo da Nissan”, explica.

Segundo a cientista, a pergunta que se faz atualmente é como será o futuro da mobilidade. “É o que estamos pesquisando no Nissan Research Center. Meu grupo trabalha com o uso das pesquisas sociais aplicadas nas ruas para colocar os automóveis em um amplo contexto de interação com o mundo”, completa.

- Publicidade -

Os principais pontos da pesquisa conduzida por Melissa são a inteligência artificial, os carros conectados e a interação máquina-homem. “Um dos grandes desafios é que o carro autônomo seja viável em diferentes mercados, com diferentes costumes de trânsito, comportamento, etc.”

A EPIC foi criada para promover o uso dos princípios descritivos da cultura dos povos, línguas, raças, religiões, hábitos, entre outros, para criar valor aos negócios das empresas – assegurar oportunidades de inovação, estratégias, processos e produtos de endereços ancoradas nas vidas das pessoas.

A edição da EPIC em São Paulo acontece de hoje a 8 de outubro, no Hotel Tivoli, localizado na Alameda Santos, 1437, Cerqueira César.

- Publicidade -

Automóveis e inovação no Vale do Silício

 

Desde 2011 a Aliança Renault-Nissan conta com um centro de pesquisa especializado na condução autônoma e em carros conectados na Califórnia. O espaço foi ampliado em 2013 com a mudança de Mountain View para Sunnyvale, no Vale do Silício, região que concentra as principais empresas de tecnologia e inovação do mundo.

O Centro de Pesquisas do Vale do Silício da Nissan (NRC-SV) aumentou a capacidade de pesquisa global da Nissan por meio de parcerias de colaboração com empresas e instituições de investigação neste centro de tecnologia global.

Entre os trabalhos dos pesquisadores do NRC-SV estão a pesquisa de veículos autônomos (Nissan Autonomous Drive); veículos interligados que podem maximizar a eficiência de energia e de tempo com a troca de informações pela internet e infra-estrutura das cidades; e a investigação da interface homem-máquina para melhorar a experiência de veículos autônomos e conectados.

O veículo autônomo da Nissan, o Nissan Autonomous Drive, combina a tecnologia robótica, inteligência artificial, sensores e conectividade entre os veículos. Toda essa gama de tecnologia será adicionada aos automóveis da Nissan nos próximos anos.

Muitas delas já existem em vários modelos da marca japonesa – e atuam sem que os motoristas percebam – como freios antitravamento, controle ativo de velocidade, alerta de pontos cegos ou assistentes de estacionamento.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn