Dando continuidade a um programa de visitas a instituições brasileiras apoiadas pela Fundação Laureus Sport for Good, o Dr. Wolfgang Bernhard (membro do Board da Daimler AG e responsável pela Daimler Trucks & Buses) e Hugo Porta (membro da Laureus Academy e um dos mais importantes atletas da história do rugby) visitaram, ontem, a sede paulista da Fundação “Gol de Letra”, iniciativa liderada pelos ex-jogadores Raí e Leonardo, tetracampeões mundiais pela seleção brasileira.
Durante a visita, Dr. Wolfgang Bernhard e Hugo Porta foram recebidos pelo craque Raí e pela equipe da Fundação Gol de Letra. Eles conheceram algumas atividades, interagindo com jovens, educadores e colaboradores da unidade.
Na semana passada, representantes da Daimler e da Laureus haviam visitado o Instituto “Bola pra Frente”, criado pelo também tetracampeão Jorginho na cidade do Rio de Janeiro.
A Daimler AG é um dos membros criadores da Fundação Laureus Sport for Good, movimento que engloba também a Academia Laureus World Sports e o tradicional Prêmio Laureus World Sports. Promovendo o uso do esporte como ferramenta de transformação social, a entidade atua em 35 países, apoiando mais de 150 projetos que vêm mudando a vida de milhões de crianças e adolescentes. Além disso, busca promover e reconhecer atletas e equipes pela excelência do desempenho, premiando as grandes lendas do esporte.
Inspirada no lema “Esporte pelo bem”, a Fundação Laureus Sport for Good atravessa fronteiras para unir pessoas no contexto da educação por meio do esporte, arrecadando fundos para projetos de treinamento e educação para jovens em ambientes desafiadores.
A Daimler é uma parceira global da Laureus desde sua fundação, em 2000. Seguindo seus princípios de Responsabilidade Social Corporativa, a Companhia apoia e promove os objetivos e os valores deste programa global sem fins lucrativos, com o objetivo de minimizar problemas sociais por meio do esporte.
Sobre a Fundação “Gol de Letra”
A “Gol de Letra” foi criada no dia 10 de dezembro de 1998. Esta data, escolhida propositalmente, marca o Dia dos Direitos Humanos. A Fundação representava um sonho: a possibilidade de contribuir com a educação de crianças e jovens de comunidades socialmente vulneráveis, para que elas tivessem mais oportunidades e perspectivas de vida.
Ao longo dos anos, a “Gol de Letra” aumentou o número e a abrangência de seus programas, ganhou prêmios e reconhecimentos e hoje trabalha com atendimento direto e com a gestão do conhecimento, sistematizando e disseminando suas práticas educativas.
A atuação da Gol de Letra se configura em uma proposta de educação integral no microterritório (atuação no bairro de Vila Albertina, em São Paulo, e no Caju, no Rio de Janeiro), a partir da integração entre práticas educacionais e de assistência social. Os programas são voltados ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens, aliado ao desenvolvimento comunitário e de suas famílias.
Entre as linguagens oferecidas nos diversos programas destacam-se atividades de expressão oral e escrita, cultural, artística e corporal; educação para o trabalho; modalidades esportivas, sob os princípios de Esporte Educacional. A proposta de Educação Integral prevê uma atuação conjunta dos educadores, que lidam diretamente com os educandos, e das assistentes sociais, responsáveis pela mobilização das famílias e da comunidade.