sábado, 24 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Volvo Cars revela conceito de interior para carros autônomos

Pesquisas da Volvo Cars sobre carros autônomos estão confirmando uma percepção comum – o trânsito diário está tirando o prazer de dirigir. E em condições de trajetos engarrafados e rodovias cheias, as pessoas estão mais dispostas a delegar o ato de conduzir o veículo.

Com isso em mente, a Volvo Cars desenvolveu o Concept 26, que estará sendo revelado ao público no Salão de Los Angeles, entre os dias 20 e 29 de novembro, nos Estados Unidos.

Seu nome é uma alusão ao tempo médio gasto por um americano no trajeto para o trabalho – 26 minutos. A Volvo Cars acredita que esse tempo pode ser utilizado melhor e está pronta para oferecer a liberdade de escolha ao motorista, permitindo a ele aproveitar a experiência de dirigir apenas quando quiser.

Dirigir, criar e relaxar

“É tudo voltado para as pessoas. Nossa pesquisa mostra claramente que alguns motoristas vão usar seu período de ida ao trabalho de uma forma mais criativa quando estiverem a bordo de um carro totalmente autônomo, enquanto outros vão apenas sentar, relaxar e assistir a algum vídeo ou música online. A condução autônoma vai tornar isso possível. O Concept 26 foi desenvolvido com base nessa percepção, propondo uma nova experiência a bordo”, explica Robin Page, vice-presidente de Design de Interior da Volvo Cars.

Quando o motorista escolhe passar o comando para o carro, a direção se recolhe, o assento reclina e uma tela ampla surge no painel, permitindo desfrutar o tempo livre da forma que lhe for conveniente.

O Concept 26 também propõe uma mudança radical no design interior dos automóveis para oferecer um espaço que pode ser usado da forma que os ocupantes desejarem. Isso abre um campo de possibilidades, do entretenimento à provisão de serviços, usando a tecnologia.

“Temos feito grandes esforços para compreender os desafios e as oportunidades que os carros autônomos trarão para as pessoas nos próximos anos. A nova plataforma Scalable Product Architecture (SPA) permite uma abordagem dinâmica e adaptável tanto para a engenharia como para o design, possibilitando trazer esse conceito para a realidade”, explica Peter Mertens, vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo Cars.

Confiança

O projeto Drive Me prevê para 2017 uma extensa frota de carros totalmente autônomos nas ruas de Gotemburgo, na Suécia. Isso reforça a liderança da Volvo Cars no desenvolvimento de tecnologias de condução autônoma.

“A Volvo Cars foi uma das primeiras marcas a abordar a responsabilidade na autocondução. E nós acreditamos que os fabricantes devem tomar para si a responsabilidade nas ações do carro quando ele está sendo dirigindo no modo 100% autônomo. Se um fabricante não assume essa responsabilidade, significa que não está confiante em sua tecnologia”, explica Peter Mertens.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn