A Nissan mostra seu comprometimento com o esporte e a cultura brasileira ao apoiar o livro “Mar”, da fotógrafa Emmanuelle Bernard, que busca registrar a relação harmoniosa entre o mar do Rio de Janeiro e as pessoas. A obra editorial, que chega este mês às lojas, mostra personagens e paisagens fotografados por Emmanuelle no dia a dia.
Entre os personagens, há quatro integrantes do Time Nissan, programa de apoio da fabricante a 30 atletas e paratletas brasileiros que buscam classificação para os Jogos Rio 2016 – maior evento poliesportivo do mundo e que também é apoiado pela Nissan.
Aparecem em fotografias no livro os atletas Caio Ribeiro, da canoagem Paralímpica, Evandro Jr., do vôlei de praia, e as velejadoras Isabel Swan e Renata Decnop, fotografados em momentos de treino nas proximidades ou no mar da cidade maravilhosa.
“A Nissan não escolheu se instalar no Rio de Janeiro à toa. A cidade é, por essência, um lugar ‘atrevido’. Aqui, natureza e cultura convivem com harmonia com pessoas de todas as raças, como se pode ver no livro ‘Mar’. Esta diversidade nos inspira a fazer carros que se aproximem cada vez mais dos brasileiros”, afirma François Dossa, presidente da Nissan do Brasil.
Time Nissan
Contribuir para a formação dos atletas, indo além do simples patrocínio, é exatamente a proposta do Time Nissan, programa que foi criado em 2012 pela empresa para colaborar com a formação de atletas brasileiros com potencial para ajudar o país a se destacar nas competições de 2016.
Dos carros que foram cedidos aos programas de mentoria, coaching e os workshops – que já tiveram temas que vão além das questões de treinamento esportivo, como gestão financeira, direção segura e boas práticas de expressões corporal, verbal, visual e virtual –, a empresa busca estar sempre do lado do seu time como uma verdadeira parceira.
No total, são 30 atletas de diferentes esportes Olímpicos e Paralímpicos que são acompanhados por dois mentores que marcaram o esporte brasileiro: Hortência Marcari, maior jogadora brasileira de basquetebol de todos os tempos, e o nadador Clodoaldo Silva, dono de 13 medalhas em Jogos Paralímpicos e que se prepara para competir no Rio 2016.
Abaixo, a lista com o nome e o esporte de todos:
- Adriana Araújo – Boxe: peso ligeiro (até 60kg)
- Aldemir Júnior – Atletismo: 200m e revezamento 4x100m
- Alessandra Marchioro – Natação
- Ana Marcela Cunha – Maratonas aquáticas
- Andressa de Morais – Atletismo: lançamento de disco
- Darlan Romani – Atletismo: arremesso de peso
- Caio Ribeiro – Canoagem paralímpica
- Dirceu Pinto – Bocha paralímpica
- Edênia Garcia – Natação paralímpica
- Eleudis Valentim – Judô: até 52kg
- Evandro de Oliveira Jr. – Vôlei de Praia
- Felipe Kitadai – Judô: até 60kg
- Graciele Herrmann – Natação
- Guilherme Toldo – Esgrima
- Isabel Swan – Vela
- Isabela Ramona – Basquetebol
- Jane Karla Rodrigues – Tiro com arco paralímpico
- Jonathan Henrique Silva – Atletismo: salto triplo
- Jovane Guissone – Esgrima em cadeira de rodas
- Michele Ferreira – Judô paralímpico: até 52kg
- Nivalter de Jesus – Canoagem velocidade
- Raphaella Galacho – Taekwondo: acima de 67kg
- Renata Decnop – Vela
- Renato Rezende – Ciclismo BMX
- Rosângela Santos – Atletismo: 100m, 200m e revezamento 4x100m
- Squel Stein – Ciclismo BMX
- Susana Ribeiro – Natação paralímpica
- Terezinha Guilhermina – Atletismo paralímpico: 100m, 200m e 400m
- Vitor Felipe – Vôlei de Praia
- Ygor Coelho – Badminton