Nenhuma previsão apontava um comportamento de mercado tão ruim em 2015. Nem mesmo os mais pessimistas. O mercado brasileiro de caminhões enfrenta uma queda da ordem de 50% nas vendas e quando falamos de modelos pesados, o choque foi ainda pior, superando 60% e sem perspectiva de crescimento para 2016. Conversamos com o diretor geral da Scania Brasil, Mathias Carlbaum, que destacou que é bem possível que já estejamos no fundo do poço, considerando a necessidade de abastecimento para um país com dimensões continentais como o Brasil.
Para a Scania a estratégia em 2016 é saber reconhecer esse novo cenário do mercado e oferecer ao mercado soluções que a façam aumentar sua participação, saindo dos atuais 12,5% para cerca de 15% em 2016. Objetivando atender as necessidades dos clientes, os produtos seguem para uma linha para personalizada de opções conforme a especificação e atuação do cliente.
Ampliando os serviços, mas sem esquecer de melhorar as formas de financiamento para novos produtos.
Já em janeiro a marca realiza o lançamento do leasing operacional para compra de caminhões pesados rodoviários. Esse tipo de negócio funciona como um aluguel do veículo, incluindo seguro e contrato de manutenção. O transportador faz um depósito caução de 10% do valor do bem e paga mensalidades ao longo de três, quatro ou até mesmo cinco anos.
Ao término do contrato o caminhão é entregue à Scania, que se encarrega de vender o usado em suas concessionárias.
“Acredito que esse sistema ainda vai crescer muito no Brasil, pois tem custos em níveis competitivos em relação ao financiamento (do BNDES) pelo Finame com TJLP. Antes não tinha espaço porque não dava para competir com as taxas muito baixas do PSI. Com o fim do programa o leasing passa a ser uma opção atraente, com alguns benefícios fiscais, pois reduz os ativos da empresa. Estimamos que esse arrendamento poderá representar de 15% a 20% dos nossos negócios no próximo ano”, diz o diretor.
A vantagem para 2016 é que a Scania já sabe o que vai enfrentar pela frente e com isso está mais preparada para oferecer ao mercado soluções cada vez mais atrativas.
Melhor Motorista de Caminhão do Brasil 2016 – Apesar de toda crise, a Scania vai manter a realização da competição que descobre o Melhor Motorista de Caminhão do Brasil. Após cinco edições (2005, 2008, 2010, 2012 e 2014), a Scania já recebeu quase 175 mil inscrições, realizou 91 etapas regionais e ofereceu gratuitamente 38 mil horas de treinamento a profissionais de diversas idades, bem como de variado tempo de experiência e de diferentes realidades (tanto no aspecto sociocultural como no econômico) e de categoria (motorista autônomo, agregado, empregado de transportadora, desempregado e instrutor). Os candidatos são avaliados por testes teóricos e provas práticas.
São 10 anos de competição e a edição 2016 será ainda mais especial. No planejamento, digamos, no forno, a Scania projeta a manutenção das provas regionais e demais etapas da competição nacional, mas tudo indica que pela primeira vez teremos uma final regional envolvendo Brasil, Argentina, Peru e Chile e com a possibilidade do grande vencedor, assim como acontece na final do Melhor Motorista de Caminhão na Europa, também ganhar um caminhão por aqui.
É importante frisar que a edição 2016 ainda está no planejamento e podem haver mudanças, mas as primeiras informações são boas. Vamos aguardar!