segunda-feira, 4 março , 2024
28 C
Recife

Tarcisio Dias, do Mecânica Online®, entre os Três +Admirados Jornalistas Brasileiros 2015 do Nordeste

O gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online®, Tarcisio Dias, está entre os Dez +Admirados Jornalistas Brasileiro 2015 da Região Nordeste. O resultado surge após dois meses de eleição, dois turnos de votação e participação de profissionais de todo o Brasil. Dos três mil jornalistas indicados na primeira fase saíram 347 finalistas para a final nacional e 30 na final da Região Nordeste.

A segunda edição do Prêmio Os +Admirados Jornalistas Brasileiros chegou ao final, após semanas de intenso trabalho e dois turnos de votação. À meia noite de 27/11, a Maxpress encerrou a votação, dando números finais ao certame. A ampliação do colégio eleitoral, que saltou de 3 mil em 2014 para 48 mil em 2015, face a inclusão dos próprios jornalistas entre os votantes, levou a uma grande renovação de nomes, na comparação com a primeira edição.

Indicado espontaneamente no 1º turno por um colégio eleitoral integrado pelos 45 mil jornalistas em atividade nas redações de todo o País e por 3 mil executivos de comunicação corporativa, Tarcisio Dias teve seu seu nome escolhido no 2º turno pelo mesmo colégio eleitoral.

“Receba os parabéns por tão justo reconhecimento de seus pares, fruto, temos certeza, de um trabalho sério e idealista, que têm contribuído de forma relevante para um jornalismo de excelência e para um Brasil melhor e mais equânime. Esperamos que essa nova conquista, nesta segunda edição do Prêmio Os +Admirados Jornalistas Brasileiros, seja um incentivo para que continue sendo protagonista dessa saga.”, destacam Eduardo Ribeiro, da Jornalistas&Cia/Portal dos Jornalistas, e Sérgio Franco, da Maxpress.

O resultado completo e detalhado estará na edição desta quarta-feira, 9/12, da newsletter Jornalistas&Cia e também no Portal dos Jornalistas (www.portaldosjornalistas.com.br) e no canal de conteúdo da Maxpress (www.maxpressnet.com.br).

Características do Prêmio – O Prêmio Os +Admirados Jornalistas Brasileiros tem por objetivo, mediante votação direta e espontânea de jornalistas e profissionais de comunicação corporativa, indicar aqueles que na percepção desse grupo de profissionais são os que mais se destacam na atividade e, portanto, os mais admirados do País.

Ele é realizado em dois turnos de votação, abrangendo um colégio eleitoral integrado por 48 mil profissionais, sendo cerca de 3 mil da área de comunicação corporativa e 45 mil jornalistas de redações. Esse colégio está distribuído geograficamente por todo o território nacional e se valeu do Mailing de Imprensa da Maxpress e do Mailing de Comunicação Corporativa da Jornalistas Editora. No primeiro turno, os profissionais integrantes do colégio eleitoral foram convidados a indicar livremente até dez nomes de sua admiração, em mensagens eletrônicas encaminhadas pela Maxpress com o link para votação.

Nessa primeira etapa foram contabilizadas cerca de 8 mil indicações, abrangendo quase 3 mil nomes de jornalistas. Pela linha de corte estabelecida conjuntamente por Jornalistas&Cia e Maxpress, passaram para a final 347 jornalistas da etapa Nacional e outros 214 da etapa Regional, que será divulgada na próxima semana.

No segundo turno, os finalistas foram submetidos a novo escrutínio pelo mesmo colégio eleitoral, que foi convidado a escolher dez nomes, porém indicando as respectivas posições, de 1º ao 10º lugar.

A pontuação estabelecida pelo regulamento conferiu 100 pontos para o 1º colocado; 80 pontos para o 2º; 65 pontos para o 3º; 55 pontos para o 4º; 50 pontos para o 5º; 40 pontos para o 6º; 30 pontos para o 7º; 20 pontos para o 8º; 15 pontos para o 9º e 10 pontos para o 10º. Além disso, os profissionais carregaram para o 2º turno a pontuação obtida no turno anterior, de livre indicação. No caso, cada indicação valeu 10 pontos, ou seja, quem teve, por exemplo, dez indicações, levou para o segundo turno 100 pontos e assim sucessivamente.

No caso de empate no número de pontos, os profissionais são apontados também em empate na posição ocupada, mas a posição seguinte avança tantas posições quantas estiverem na de empate, de modo a que a seguinte salte para a sua real posição. Por exemplo, se três jornalistas empatarem na 55ª posição, o próximo na pontuação ocupará a 58ª posição e não a 56ª, de modo que o número final seja de cem premiados.

Importante frisar que a votação foi realizada de forma independente pela Maxpress, valendo-se da experiente e confiável tecnologia desenvolvida na área de premiação e gestão do reconhecimento. A própria Maxpress organizou a edição 2014 desse certame e a 1ª edição dos +Admirados da Imprensa Automotiva, em abril passado.

Mecânica OnlineTarcisio Dias – Possui formação em engenharia Mecânica com habilitação em Mecatrônica pela Universidade de Pernambuco, formação técnica em mecânica pela Escola Técnica Federal de Pernambuco (CEFET/PE) e profissional em Mecânica Automotiva de Motores Diesel no Centro de Formação Profissional de Jaboatão dos Guararapes – RFFSA acordo SENAI. Também possui formação como Radialista – Locutor/entrevistador.

Desenvolve o portal Mecânica Online® desde seu lançamento em 1º de janeiro de 2000. Principal referência quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® concentra informações na área de serviços e manutenção, tecnologias, engenharia, lançamentos e avaliações, caminhões e máquinas pesadas, especiais, além de oferecer o único Centro de Treinamento Online sobre mecânica na internet e a mais completa coleção sobre mecânica automotiva em mídia CD-ROM –Coleção AutoMecânica.

Em agosto de 2011 Tarcisio Dias tornou-se o mais veloz da imprensa automotiva brasileiraao atingir a velocidade máxima de 326,545 km/h no evento de lançamento do Audi R8 GT, em São Paulo, na pista de testes da EMBRAER.

Já em maio de 2012 venceu a primeira competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil 2012 – Imprensa especializada” que foi realizada pela Scania. Em maio de 2013 venceu o Rali de Regularidade entre os membros da imprensa brasileira durante o lançamento do Volkswagen Gol Rallye, em Campinas, São Paulo.

Faz parte da ABIAUTO (1) – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva e do Engine of the Year – Motor Internacional do Ano (2) – Premiação que define os melhores motores mundiais e acontece anualmente na Alemanha, além de participar do Prêmio TOP CAR TV (3).

Em 2013 passou a integrar o Vehicle Dynamics International (4), premiação que também acontece na Alemanha e abrange os mais recentes desenvolvimentos em engenharia de chassis. São escolhidos o melhor veículo dinâmico, inovação, grupo e ferramenta de desenvolvimento, além de fornecedor do ano.

Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013 (5), promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Destaque para a matéria Audi e-tron quattro: um novo princípio de propulsão.

TOP 9 dos +Admirados da Imprensa Automotiva em 2015 em pesquisa realizada após um mês e meio de indicações, em duas fases, e a participação de 335 profissionais na primeira fase e 416 na segunda etapa, organizada por Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva em parceria com a Maxpress.Entre outras atividades já participou de viagens/eventos na Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Coréia do Sul, Suíça e França.

Participou pela primeira vez como jurado da eleição Carro do Ano, categoria Motores, promovida pela Revista AutoEsporte, em 2015.

Recentemente realizou palestras sobre a“Evolução do Automóvel” no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, e também no SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, ambos em Pernambuco.

Professor das disciplinas de Materiais de Construção Mecânica, Metrologia/medição, Processos de Fabricação I e Processos de Fabricação II na Escola Técnica Pernambucana, nas turmas de mecânica.

(1) – Membro desde 2007 / (2) – Membro desde 2012 / (3) – Membro desde 2012 / (4) – Membro desde 2013. (5) – O Prêmio SAE Brasil de Jornalismo tem o objetivo de estimular a cobertura jornalística da imprensa escrita e online, geral e especializada, com pautas sobre a tecnologia da mobilidade brasileira, contribuindo para o desenvolvimento humano e social no Brasil e no resto do mundo. Nesta 7ª edição concorreram 352 trabalhos sobre tecnologia da mobilidade nos modais terrestre, aeroespacial e naval publicadas em jornais, revistas e sites brasileiros de 1º de março de 2012 a 22 de março de 2013.

Mecânica Online® – 15 anos

O Mecânica Online comemora 15 anos de estrada e vários amigos que acompanham nosso trabalho deixam uma mensagem de carinho e reconhecimento ao trabalho desenvolvido. Confira nesse primeiro vídeo a participação de Roberto Nasser, André Senador, João Mendes, Alexandre Carvalho, Saulo Barbosa, Elias Tomais, Emanuel Leite, Scheila Canto, Licináira Barroso, Érico Rafael, Esmeraldo Oliveira e Willames Verçoza. No final confira os “erros” durante a gravação! rsrsrsrs

Confira nesse segundo vídeo a participação de Charles Marzanasco Filho, Saulo Moreno, Célio Galvão, Rosemilton Silva, Márcio Furlan, Luis Meneghim, Alessandra Souza, Djalma Ferreira, Cido Pinheiro, Sr Zezé e  Carlos Alberto (Beto).

No terceiro vídeo a participação de Arthur Mendes, Caíque (Carlos Henrique), Eduardo Pincigher, Erick Boccia, Giulieny Brandão, Carolina Silvestre, Fred Carvalho, Rafael Benevides, Sílvio Menezes e Marino Carvalho.

No quarto vídeo a participação de Mário Laffitte, Célia Murgel, Marcel Dellabarba, Paulo Brandão, Déborah Encarnato, Enio Campoi, Zé Neto (José Neto Furtado), Adilson Ramos e Ricardo Panessa.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn