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Avaliação | Peugeot 408 Griffe 1.6 THP é generoso nos itens de série, mas peso segura o modelo

Na edição 2015 do Salão de Buenos Aires, a Peugeot realizou a avant-première dos novos 308 e 408. Apesar de toda crise no mercado brasileiro a marca manteve seu cronograma e realizou os lançamentos no segundo semestre de 2015.

Os modelos médios fazem parte da terceira etapa do reposicionamento da marca no Brasil. Assim, a exemplo do 2008 e do 208 modelo 2016, os novos 308 e 408 estão ainda mais equipados e buscando um perfil de cliente que procura por modelos com melhor refinamento, qualidade e tecnologia.

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Os novos 308 e 408 passaram por uma profunda reestilização e tiveram a plataforma totalmente retrabalhada em conforto, segurança e tecnologia.

Por fora, passam a ter um estilo ainda mais esportivo, em linha com a nova identidade visual da marca em todo o mundo.

E continuando esse especial de aniversário dos 16 anos do Mecânica Online® você tem a oportunidade de conhecer em detalhes como foi a nossa avaliação do Novo 408.

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Rodamos pelas ruas do Recife com o 408 Griffe 1.6 THP, que tem preço de fábrica em R$ 86.990. Você pode se espantar logo pelo preço, mas quando observamos modelos nesse segmento a média de preços é essa, sendo que a Peugeot investe na estratégia de reposicionamento e renovação da marca oferecendo mais itens de série que a concorrência.

Fabricado em Palomar, na Argentina, o modelo incorpora a nova identidade visual da Peugeot. O volume do capô se prolonga até a nova grade frontal, que possui barras cromadas e agora integra o logotipo do leão.

Os faróis de máscara cromada estão mais afilados e tiveram o interior retrabalhado com estilo mais refinado. O novo para-choque tem acabamento na cor da carroceria e possui uma grade inferior que atravessa todo a dianteira e destaca sutilmente sua largura. A peça termina de forma elegante com um friso cromado que abriga as luzes diurnas em LED e os faróis de neblina. O conjunto melhora a segurança e traz uma assinatura luminosa marcante ao veículo.

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Na lateral, o novo 408 é marcado por novas rodas de 17 polegadas. De aspecto robusto e 12 raios sólidos, tem acabamento diamantado na versão topo de gama (Griffe).

A traseira mantém o ótimo equilíbrio em volume com o para-choque inteiramente redesenhado para sugerir maior elegância e dinamismo para o veículo.

As novas lanternas completam a evolução da traseira: elas trazem iluminação em LED de nova geração conferindo sofisticação ao sedã, em linha com a nova identidade da marca.

O design do Novo 408 pode não ser marcante, como por exemplo o C4 Lounge, mas remete ao clássico, impondo presença por onde passa. Como avaliamos o modelo na cor branca no período de Natal e Ano Novo, em algumas situações fomos sinalizados por pedestres, que acharam ser um Táxi. Aqui no Recife os Táxis são brancos e com adesivos de predominância azul.

Ao entrar no modelo, que talvez seja o lugar mais correto dos fabricantes trabalharem suas novidades, o Novo 408 mostra que veio para a briga no segmento: novo volante revestido em couro, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e com comando do rádio, que integra o limitador e o regulador de velocidade.

Considerando todo estilo e funcionalidades do Novo 408, o volante poderia ter alguns controles para comando do rádio, o que dispensaria a utilização de mais uma alavanca com comandos para o rádio junto a coluna de direção.

A ampla lista de comodidades avança para os retrovisores externos elétricos, vidros elétricos sequenciais com sistema anti-esmagamento, acendimento automático dos faróis e do limpador do para-brisa indexado à velocidade do veículo, bancos com revestimento parcial em couro e sensor de estacionamento traseiro, entre outros.

Câmera de ré e sensor de estacionamento dianteiro são itens de série para a versão Griffe.

O painel recebeu quadro de instrumentos de fundo branco com novos grafismos e materiais que conferem um acabamento diferenciado ao modelo, que o tornam ainda mais bonito ao dirigir a noite. A exemplo do Black piano, que permeia todo o console.

O conforto da cabine se reflete ainda no ar-condicionado automático Bi-Zone, que permite regulagens de diferentes temperaturas para condutor e passageiros, independentemente da temperatura externa.

Os bancos também foram alvo de modificações em sua estrutura interna e na densidade da espuma. A isso se soma a elegância e o requinte do revestimento em couro perfurado da versão Griffe.

Os passageiros desfrutam de um habitáculo de grande luminosidade, reforçado pelo teto solar, que permite a entrada de luz ambiente e torna a vida a bordo ainda mais agradável. Para maior conforto dos passageiros, o teto solar possui duas opções de abertura, total e bascular.

Os ocupantes também se beneficiam do novo conjunto de suspensão, desenvolvido para entregar mais conforto em baixas velocidades, dissipando as irregularidades do piso. Essas modificações se deram com novas articulações associadas às novas calibrações nos amortecedores dianteiros e traseiros.

Um veículo com vasta tecnologia – Além do estilo e do interior requintado e confortável, o novo sedã da Peugeot dispõe de equipamentos que atestam sua vasta tecnologia, como a nova central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas. Ela integra uma série de funções, tais como:

  • Rádio AM/FM com memória;
  • Leitor de MP3 e fotos;
  • Conexão para USB/iPod, entrada auxiliar e Bluetooth® para chamadas (quando o usuário dispõe de um telefone com esta característica), que transporta o catálogo de endereços do celular para a tela;
  • Audiostreaming, que permite ao usuário ouvir músicas registradas no celular ou em um aparelho MP3 sem necessidade de cabo;
  • Computador de bordo com ajustes do veículo;
  • Função Jukebox: 16 GB de memória interna para armazenar a seleção de músicas em MP3 (versão Griffe);
  • Indicações dos sensores de estacionamento e câmera de ré integrada (versão Griffe);
  • Navegação por GPS com mapas da América Latina (versão Griffe);
  • Tecnologia: MIRROSCREEN (MIRROR LINK E CARPLAY);
  • Link MY PEUGEOT.

Duas dessas funções merecem especial destaque. O Mirrorscreen que permite o espelhamento do smartphone na tela do veículo. Suas vantagens são as seguintes:

  • Integração e modernidade: respeito ao estilo;
  • Segurança: visibilidade e ergonomia preservadas, com aplicações disponíveis certificadas para utilização compatível da condução, com dois níveis de informação para o veículo parado ou em movimento;
  • Simplicidade: exibição e controle das aplicações compatíveis a partir da tela sensível ao toque;

Compatibilidade assegurada por dois protocolos de comunicação:

  • MirrorLink – smartphones e Apps compatíveis (Sony, Samsung, etc.): https://cert.mirrorlink.com/ProductListing/;
  • CarPlay (iPhone 5 ou superior): smartphones e Apps compatíveis: https://www.apple.com/ios/carplay/.

A outra função é o Link MyPEUGEOT. Trata-se de um aplicativo gratuito para smartphones, disponível tanto para Android quanto para IOS, no qual é possível monitorar o consumo de combustível, continuar a navegação depois de estacionar o carro e localizar onde o veículo foi estacionado, entre outros.

Quem procura um sedã tem uma fácil explicação: precisa de porta-malas – As formas retilíneas e os espaços de arrumação do porta-malas facilitam a utilização prática do vasto volume oferecido pelo novo 408: são 526 litros, acessados pela abertura da tampa a distância (por meio do telecomando das chaves), botão elétrico local ou comando específico no painel de instrumentos.

Com alças pantográficas, a tampa permite acessar o interior do bagageiro com facilidade. Espaços laterais permitem acomodar demais objetos. Finalmente, para prolongar este espaço até o habitáculo, a funcionalidade dos bancos traseiros rebatíveis de forma fracionada 1/3 – 2/3 permite aumentar ainda mais o volume de carga.

Mecânica Online® – Após a estreia no SUV compacto 2008 e a disponibilidade no novo 308, o novo 408 recebe, também na versão Griffe, o motor turbo THP Flex de 173 cv, que adota a tecnologia bicombustível de injeção direta com turbocompressor.

Entre as alterações necessárias para a transformação do THP a gasolina em bicombustível está o mapeamento do calculador (central de gerenciamento eletrônico do motor).

A nova calibração foi desenvolvida especialmente para atender às condições brasileiras e a preferência dos consumidores por motores que ofereçam boas retomadas de velocidade.

Com a utilização do etanol, foi necessário o retrabalho dos materiais do motor, para suportar as características deste novo combustível.

A injeção direta e a utilização de uma bomba de alta pressão de 200 bar possibilitaram dispensar sistemas adicionais de aquecimento de combustível para a partida a frio.

A presença de um novo sensor, de etanol, assegura a perfeita leitura do combustível utilizado para que o sistema desenvolva a estratégia adaptada às condições de rodagem.

Outro destaque é a utilização de uma bomba de combustível pilotada, que se adapta às condições de utilização do motor, melhorando o desempenho e consumo.

O resultado de toda essa tecnologia embarcada no motor é uma potência máxima de 173 cv a 6.000 rpm quando abastecido com etanol.

O torque máximo, de 24,5 kgfm, já aparece a 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm.

[box type=”warning” align=”aligncenter” ]Com peso na ordem de 1.500 kg, o 408 é pesado e mesmo com o motor produzindo 173 cavalos de potência a sensação é que falta disposição no modelo. Essa mesma motorização é utilizada no 2008, mas a sensação de dirigibilidade é diferente, pois o SUV pesa cerca de 1.200 kg, uma diferença importante na relação entre peso e potência entre os modelos.[/box]

Associado ao motor THP Flex, a Peugeot passa a disponibilizar a nova transmissão automática EAT6, que introduz a função “ECO”.

Ao mudar o mapeamento do motor e as leis de passagens de marcha, a caixa prioriza a economia no consumo de combustível, que chegou a até 7% em uso urbano.

As modificações realizadas também permitiram melhorar a dirigibilidade do conjunto motor/câmbio. As relações de marcha do câmbio foram alongadas em 11%, a cartografia do acelerador foi suavizada – para priorizar a redução do consumo de combustível – a atuação do freio motor foi reduzida, a estratégia de travamento das marchas sobre piso plano foi otimizada e, por fim, foi implantada a função RDT (Redução de Tração), que diminui as vibrações em marcha lenta quando a transmissão se encontra na posição Drive.

A função RDT reduz também o consumo de combustível em uso urbano até 1%.

Segurança – Em termos de segurança, o novo 408 conta com um nível de equipamentos de primeiro nível.

As duas versões de acabamento disponibilizam como item de série alarme, sistema ISOFIX para retenção de cadeiras infantis, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina, com oito pontos de proteção), cinco cintos de segurança com três pontos (com pré-tensionadores pirotécnicos e bloqueio de folga para os cintos dianteiros) e apoios de cabeça dianteiros e traseiros disponíveis para os cinco ocupantes.

Um detalhe que no dia-a-dia o motorista vai reclamar no 408 é que o cinto não tem a presilha que mantém o posicionamento do engate próximo do braço quando o motorista ou passageiro acessam o veículo e procuram o engate do cinto para colocação do mesmo.

Normalmente o engate desce por completo, ficando próximo do piso do veículo, dificultando seu acesso. Em outros veículos existe um ponto plástico (presilha) que normalmente segura o engate à meia altura, facilitando o rápido acesso ao cinto de segurança.

O novo 408 vem equipado ainda com sistema de frenagem antitravamento (ABS) de última geração com repartidor eletrônico de frenagem (REF) e auxílio à frenagem de emergência (AFU).

O acendimento automático do pisca-alerta em caso de forte desaceleração completa este dispositivo. O controle de estabilidade (ESP), de série em todas as versões, detecta e corrige riscos de perda de aderência em situações como curvas fechadas, desvios bruscos e pisos escorregadios, atuando sobre os freios e o acelerador.

O ESP pode ser desligado para favorecer manobras em baixa velocidade. A partir de 50 km/h o sistema é religado automaticamente.

Segurança primária (que permite evitar o acidente): a excelente rigidez da estrutura faz com que o conjunto das ligações ao solo (um know-how histórico da Peugeot) e a assistência eletrônica confiram ao 308 um comportamento que é referência em sua categoria;

Segurança secundária (que limita as consequências do acidente): a estrutura da carroceria foi amplamente dimensionada para resistir às colisões mais severas, em especial pela tripla via de reforço e absorção de impactos na parte dianteira.

O emprego de chapas do tipo THLE (de alto limite elástico) e de reforços em diversos pontos da carroceria permitiram aumentar o nível de proteção dos ocupantes, além de controlar o peso global do modelo.

Confira a lista de equipamentos de série completa
presente na gama do novo PEUGEOT 408

408 Allure Automático

Segurança:

ESP

Seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina, com oito pontos de proteção);

Alarme volumétrico;

Sistema ISOFIX para retenção de cadeiras infantis;

Freio a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) com ABS, AFU e REF;

Sensor de estacionamento traseiro;

Faróis de neblina dianteiros;

Luzes diurnas (DRL) em LED;

Lanternas indicadoras de direção nos retrovisores;

Portas traseiras com sistema de trava de segurança;

Travamento automático das portas e porta-malas em velocidade.

Conforto:

Direção eletro-hidráulica assistida;

Ar-condicionado Bi-Zone;

Limpador de para-brisa automático com sensor de chuva e indexado à velocidade;

Acendimento automático do farol;

Regulador & Limitador de velocidade;

Banco do motorista com regulagem de altura manual;

Banco esportivo revestido em couro e tecido;

Apoio de braço no banco do motorista;

Travamento das portas, porta malas e fechamento dos vidros pelo telecomando da chave;

Regulagem do volante em altura e profundidade;

Vidros elétricos com função “um toque” e antiesmagamento nas quatro portas;

Retrovisores com ajuste elétrico;

Central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas com Mirror Link e My Link PEUGEOT;

Tela multifunções com computador de bordo;

Chaves com abertura à distância das portas e tampa do porta-malas.

Estilo:

Roda de 17 polegadas em liga leve;

Detalhes cromados nos para-choques dianteiro e traseiro;

Retrovisores e maçanetas de portas na cor da carroceria;

Painel de instrumentos soft (“slush”);

Volante revestido em couro.

408 Griffe

Esta versão recebe o motor turbo THP Flex com caixa automática sequencial de seis velocidades e controle de estabilidade (ESP), além de todos os equipamentos de série presentes no 408 Allure Automático.

Segurança:

Sensor de estacionamento dianteiro;

Câmera de ré.

Conforto:

Teto solar

Bancos em couro perfurado.

Estilo:

Rodas diamantadas de 17 polegadas.

Tranquilidade garantida pelos serviços de Pós-Venda – O 408 apresenta diversos benefícios decorrentes da política de Pós-Venda de valorização do consumidor brasileiro, tais como:

Três anos de garantia total;

Revisões com Preços Fixos para toda a rede de concessionárias do país;

Pacotes de Peças e Serviços com Preços Fixos e mão de obra inclusa: O cliente paga o mesmo valor pelo serviço em qualquer concessionária do país;

Três anos de Peugeot Assistance: serviço de assistência exclusivo da Marca, disponível gratuitamente em todo o país 24 horas por dia.

Gama de cores – A paleta de cores do novo PEUGEOT 408 é composta pelas seguintes tonalidades: Gris Grafito (base) Branco Banquise (especial), duas metálicas (Preto Perla Nera, Cinza Aluminium) e uma perolizada (Branco Nacré).

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