Stuttgart. A Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG teve um ano fiscal de extremo sucesso. Com a entrega de 225.121 veículos a clientes do mundo inteiro, a companhia registrou um novo recorde de vendas em 2015, superando o recorde anterior de 189.849 carros em 2014 por uma margem de 19%.
“Os números refletem a força propulsora de nossa marca, assim como a atratividade dos produtos que lançamos no mercado nos últimos anos”, afirma o Dr. Oliver Blume, presidente do Conselho Executivo da Porsche AG.
“Nosso foco completo no desenvolvimento, produção e vendas de carros esportivos altamente emocionais está rendendo frutos.” Apesar disso, para a Porsche as vendas são apenas uma referência secundária de sucesso. “Muito mais importante para nós são o entusiasmo dos clientes, o lucro nas vendas e a manutenção de empregos”, enfatiza Blume.
O legendário 911 continua invencível. O icônico carro esportivo registrou um crescimento de 4% em relação ao ano anterior, com pouco menos de 32 mil unidades entregues.
“Esse crescimento, mesmo num ano em que o modelo foi modificado, demonstra a imensidade do fascínio exercido pelo 911 nos mercados”, comenta Detlev von Platen, membro do Conselho Executivo da Porsche AG para Vendas e Marketing.
A nova série 911, com o 911 Turbo como modelo de ponta, estará disponível no mercado europeu a partir do final de janeiro de 2016. Ela deve proporcionar mais um impulso e consolidar os números de vendas num nível estável.
Os maiores impulsionadores do crescimento da marca foram claramente os modelos SUV´s e o best-seller foi a última adição à família: com mais de 80 mil unidades entregues, o Macan tornou-se o Porsche mais desejado já em seu primeiro ano de disponibilidade total.
Ele foi seguido de perto pelo Cayenne (73.119 unidades). Em comparação com o ano anterior, o Macan e o Cayenne obtiveram índices de crescimento na casa dos dois dígitos.
Vendas do Cayman têm ligeiro aumento de 1%. Os modelos Panamera e Boxster ficaram atrás dos índices do ano anterior. A razão foi a próxima mudança nos modelos, com a qual a Porsche espera um retorno ao crescimento de suas vendas em 2016.
No futuro, os modelos Boxster e Cayman serão identificados como a série de modelos 718 e manterão sua interação tanto técnica como visual.
Pela primeira vez em 2015, o mercado individual mais forte para a marca foi a China, onde a Porsche entregou 58.009 veículos. Em comparação com 2014, isto significou um aumento de 24%. Em segundo lugar ficaram os Estados Unidos, com 51.756 veículos e um crescimento de 10%.
O mercado europeu aumento 24%, com 75.354 unidades. A Alemanha foi o mercado individual mais forte, com 28.953 veículos entregues (+ 21%).
PORSCHE AG Deliveries |
December | January to December | ||||
---|---|---|---|---|---|---|
2015 | 2014 | Difference (%) | 2015 | 2014 | Difference (%) | |
World | 15,227 | 20,644 | -26 | 225,121 | 189,849 | +19 |
Europe | 4,845 | 6,339 | -24 | 75,354 | 60,794 | +24 |
Germany | 1,961 | 1,620 | +21 | 28,953 | 23,841 | +21 |
America | 4,712 | 4,162 | +13 | 62,109 | 55,811 | +11 |
U.S. | 3,937 | 3,275 | +20 | 51,756 | 47,007 | +10 |
Asia-Pacific, Africa and Middle East |
5,670 | 10,143 | -44 | 87,658 | 73,244 | +20 |
China | 3,707 | 6,427 | -42 | 58,009 | 46,931 | +24 |
No Brasil, apesar da crise drástica na indústria automotiva, a Porsche manteve-se estável e entregou com sucesso 732 veículos aos seus consumidores. Os modelos mais vendidos continuam, na ordem: Macan, Cayenne e Boxster.