Em meio a um turbilhão de flashes de câmeras durante o festival de cinema Berlinale, a Audi alcançou mais um marco na sua trajetória rumo à direção autopilotada. Na cerimônia de abertura do Festival Internacional de Cinema de Berlim, um Audi A8 L W12 sem motorista desfilou no tapete vermelho. A bordo estava a estrela do cinema Daniel Brühl.
O sedã de luxo autopilotado apanhou o ator mundialmente renomado e sua namorada, Felicitas Rombold, em seu hotel em Berlim e os levou diretamente para o Berlinale Palast. A plataforma tecnológica usou famosos pontos arquitetônicos ao longo da rota de deslocamento para obter orientações e comparou as informações com um mapa preciso do local. Por sua vez, o A8 L W12 sincronizou essas informações com dados obtidos a partir dos seus próprios cálculos de movimentos. Essa comparação permitiu que o veículo dirigisse com segurança.
“Estamos desenvolvendo e testando nossas tecnologias de direção autopilotada sob todas as condições”, aifrma o Dr. Ing. Stefan Knirsch, Membro do Conselho Administrativo da Audi para Desenvolvimentos Técnicos. “Já comprovamos que podemos fazer com que carros autopilotados se desloquem com segurança em uma pista de corridas e em vias expressas. Agora, durante o Berlinale, conseguimos dominar uma complexa situação de trânsito urbano com a maior facilidade.”
O objetivo foi transformar a grande entrada pelo tapete vermelho em algo similar ao modo de condução de um chofer experiente – direção e frenagem bastante brandas, além do estacionamento rente ao meio-fio.
[box type=”success” align=”aligncenter” ]Veículo de transporte VIP sem motorista foi usado pelo ator Daniel Brühl;
Plataforma tecnológica da Audi domina situações de trânsito complexas em Berlim;
Estilo de direção controlada como um chofer profissional[/box]
Há muitos anos a Audi tem testado seus sistemas de direção autopilotada sob condições cada vez mais desafiadoras. Os primeiros testes foram realizados em 2009 em um lago salgado nos EUA. Um ano depois, um TTS conquistou o Pikes Peak nas Montanhas Rochosas sem contar com um motorista. Em 2013, as plataformas de teste da Audi realizaram pela primeira vez a direção pilotada em estradas públicas, em Nevada.
Naquele mesmo ano, a marca demonstrou o estacionamento pilotado – o motorista saiu de um veículo na entrada de um estacionamento e ele estacionou sozinho. Depois, o motorista solicitou que o carro retornasse para a saída do estacionamento por meio de um aplicativo de smartphone.
Para demonstrar o quão dinâmica a direção autopilotada pode ser, um RS 7 Sportback completou uma volta em ritmo de prova na pista de corridas de Hockenheim, em outubro de 2014. No ano seguinte, a Audi colocou suas plataformas de teste em estradas públicas nas imediações das feiras de produtos eletrônicos CES e CES Ásia – do Vale do Silício a Las Vegas e no tráfego urbano de Shanghai. Em outubro de 2015, engenheiros demonstraram manobras evasivas automáticas de emergência em um veículo de teste com obstáculos móveis no ambiente urbano.
Os sistemas poderão dar uma valiosa contribuição para a segurança no futuro, especialmente quando o motorista se sentir sobrecarregado ou desconcentrado para lidar com as tarefas de dirigir um automóvel. Quando usada para assumir temporariamente as tarefas de condução, a tecnologia preditiva torna o ato de dirigir mais eficiente, reduz o estresse e incrementa o conforto. Além disso, proporciona maior liberdade para que o motorista possa organizar seu tempo no carro.
A Audi tem sido uma das principais parceiras do Festival Internacional de Cinema de Berlim desde 2014. Neste ano, a Audi oferece aos fãs e profissionais de cinema um amplo programa de entretenimento com sua “Berlinale Open House/Casa Aberta no Berlinale”, no saguão Audi Berlinale Lounge, e apresenta uma frota com 300 carros, incluindo cerca de 80 automóveis Q7 e-tron 3.0 TDI quattro.