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Qual o destino dos investimentos bilionários das montadoras no Brasil?

Eletrificação automotiva, estimulada por plano do Governo Federal, faz com que fabricantes planejem investimentos que já aproximam de R$ 100 bilhões para novos modelos e tecnologias.

E a coluna Mecânica Online® retorna com toda força. Normalmente circulamos todos os dias 10, 20 e 30 do mês. Fevereiro bem que tentou, aumentou um dia, chegou aos 29, mas ainda não emplacou o 30, então, voltamos hoje, analisando o cenário de investimentos da indústria automotiva nacional.

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Após os megaanúncios bilionários da Stellantis e Toyota, a Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – deu um upgrade nos investimentos previstos para o setor automotivo brasileiro, agora estimando um volumoso montante de R$ 117 bilhões.

Esse pacotão de dinheiro engloba não só as fábricas de carros, com planos audaciosos indo até 2032 e ultrapassando os R$ 90 bilhões, mas também investimentos reluzentes em caminhões e ônibus.

Os incentivos fiscais que entraram em cena no finalzinho do ano passado, mirando descarbonização e segurança, acenderam a faísca dos investimentos, destacando os impressionantes R$ 30 bilhões que a Stellantis promete realizar de 2025 a 2030.

E não ficando atrás, a Toyota também jogou suas fichas, anunciando uma bolada de R$ 11 bilhões para turbinar a produção de automóveis híbridos.

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O motivo desse boom nos investimentos locais? A resposta está no lançamento pelo Governo Federal do programa Mover, um projeto ambicioso que visa dar uma injeção de ânimo na indústria automotiva brasileira.

O Mover sucede o bem-sucedido Rota 2030, que fechou as portas em dezembro de 2023. Focado em impulsionar a produção de veículos mais seguros e sustentáveis, o programa vai liberar uma quantia nada modesta de R$ 19,3 bilhões para as montadoras.

Esse cenário otimista reflete a reação positiva da indústria ao estímulo do governo para acelerar na direção da mobilidade verde e tecnologias automotivas mais inovadoras.

E não é só o dinheiro nacional que está entrando em cena. Os chineses também estão dando o ar da graça nesse show de investimentos.

A CAOA Chery, por exemplo, soltou a notícia de um aporte de R$ 3 bilhões até 2028, cobrindo diversas frentes, incluindo um reforço considerável na produção em Anápolis (GO).

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Já a GWM, uma marca que está dando as caras no Brasil, começou seu plano de R$ 10 bilhões com a compra da fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), onde vão botar para rodar o Haval H6.

E tem mais! A “baiana” BYD já está com a mão na massa, iniciando as obras de sua fábrica no local onde antes se encontrava a Ford, em Camaçari, na Bahia. Um investimento de R$ 3 bilhões para fabricar localmente os modelos Dolphin, Dolphin Mini e Yuan Plus, além do híbrido plug-in Song Plus.

Com validade até 2028, o Mover já está mostrando seus resultados positivos, evidenciados pelos anúncios de peso das montadoras, que planejam injetar quantias estratosféricas até 2032.

Com os investimentos da Stellantis e Toyota, o total prometido pelas fabricantes no Brasil chega a incríveis R$ 90 bilhões até 2032. É carro novo e verde na pista!

Vejamos como esses investimentos serão aplicados:

• Stellantis (R$ 30 bilhões: 2025-2030) – Engloba as marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram. Planeja produção nacional de motores híbridos flex com foco no etanol, modernização da fábrica de Betim (MG) e 40 novos produtos entre reestilizações, novas gerações e modelos inéditos.

• Volkswagen (R$ 16 bilhões: 2022-2028) – Investimento em modelos híbridos flex nacionais, uma picape para brigar com a Fiat Toro e Titano, além de um SUV para brigar com o Pulse. Até o final dos investimentos a marca pretende apresentar 14 novos produtos.

• Toyota (R$ 11 bilhões: 2023-2030) – Produção do SUV Yaris Cross, que será híbrido flex e de outro híbrido flex, novos motores e expansão da fábrica em Sorocaba (SP).

GWM (R$ 10 bilhões: 2023-2032) – Produção nacional em Iracemápolis (SP) onde será produzido o Haval H6 e talvez o Haval H4, modelo menor que o H6 com foco no Brasil.

GM (R$ 7 bilhões: 2024-2028) – Renovação da linha no mercado brasileiro, com possibilidade de lançamento de modelos híbridos fabricados no Brasil. Para esse ano a marca apresenta a Nova Spin, S10, Trailblazer, Equinox elétrico e Blazer elétrico. Talvez a Silverado ganhe uma versão Z71. Para 2025 são esperadas as reestilizações de Onix, Onix Plus e Tracker.

Hyundai (R$ 5,1 bilhões: 2021-2027) –  Desenvolvimento da tecnologia híbrida, elétricos e movidos a hidrogênio verde. Ainda nesse semestre teremos atualizações para HB20 Hatch e Sedan. Marca vai oferecer o IONIQ 5 e Palisade, ambos importados da Coréia do Sul até o final do ano.

• Renault (R$ 5,1 bilhões: 2021-2027) – Além do Kardian, a marca prepara um novo SUV médio que deve chegar em 2025 para competir com Corolla Cross e Jeep Compass, na mesma base do Kardian.

• CAOA (R$ 3 bilhões: 2021-2028) – Aumentar a produção em Anápolis (GO), reforçando a linha do Tiggo 5X e na ampliação da rede de concessionárias.

• BYD (R$ 3 bilhões: 2024-2030) – Fabricação nacional a partir de 2025.

• Nissan (R$ 2,8 bilhões: 2023-2025) – Produção de dois novos SUV, entre eles o novo Kicks, e um motor turbo.

• e BMW (R$ 500 milhões: 2021-2024) – Aumentar a produção local de carros de luxo esse ano.

Os investimentos bilionários das montadoras no Brasil têm como destino diversos setores e áreas estratégicas, visando fortalecer a presença das empresas no mercado brasileiro, desenvolver tecnologias sustentáveis e inovadoras, e expandir suas linhas de produtos.

Algumas das principais destinações desses aportes incluem:

1.*Produção de Veículos Sustentáveis – Muitas montadoras estão direcionando investimentos para a produção de veículos mais sustentáveis, incluindo modelos híbridos e elétricos. Isso está alinhado com as tendências globais de descarbonização e preocupações ambientais.

2. Modernização de Fábricas – Parte dos recursos é destinada à modernização e ampliação das fábricas existentes, buscando melhorar a eficiência, aumentar a capacidade de produção e incorporar tecnologias avançadas nos processos fabris.

3. Desenvolvimento de Tecnologias Inovadoras – As montadoras estão investindo em pesquisa e desenvolvimento para criar tecnologias inovadoras, tanto em termos de propulsão dos veículos quanto em sistemas de segurança, conectividade e automação.

4. Expansão da Linha de Produtos – Os investimentos são voltados para a expansão das linhas de produtos, incluindo o lançamento de novos modelos, reestilizações, e a introdução de categorias de veículos que atendam às demandas específicas do mercado brasileiro.

5. Rede de Concessionárias e Pós-Venda – Parte dos recursos é destinada à expansão da rede de concessionárias e ao aprimoramento dos serviços pós-venda, buscando oferecer uma experiência completa aos consumidores e garantir a manutenção eficiente dos veículos.

6. Incentivo à Produção Local – Muitas montadoras estão investindo em ampliar a produção local, promovendo a nacionalização de componentes e gerando empregos no país. Isso também pode envolver a aquisição de fábricas de outras montadoras.

7. Adaptação às Tendências de Mercado – Os investimentos buscam atender às tendências e demandas específicas do mercado brasileiro, como a preferência por determinados tipos de veículos, como SUVs e carros elétricos.

Em resumo, os investimentos bilionários das montadoras têm um impacto abrangente, abarcando desde a modernização das operações industriais até o desenvolvimento de produtos alinhados com as expectativas do consumidor e as exigências ambientais e regulatórias. Esses aportes visam posicionar as montadoras de forma competitiva no mercado automotivo brasileiro e global.

TAGS:
CAOA Chery, Hyundai, Investimentos Automotivos, Montadoras Chinesas, Indústria Automotiva Brasileira, Programa Mover, Incentivos Fiscais, Indústria Automotiva, Sustentabilidade, Inovação, Mobilidade Verde, Rota2030, Setor Automotivo, Anfavea, Stellantis, Toyota, Volkswagen, GM, Chevrolet, Fiat, Jeep, RAM, Ctiroën, Peugeot

Tarcisio Dias – Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/

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