Hoje a Land Rover celebra os 68 anos de história de produção ininterrupta de seu mais emblemático veículo, o Defender, com a celebração do último modelo de sua versão atual sendo produzido na fábrica de Solihull, Reino Unido.
Como forma de comemorar tal marca, a empresa convidou cerca de 700 de seus funcionários atuais e antigos que trabalharam em algum momento na unidade de Solihull para um evento que entrará para a história da empresa. Na ocasião, os convidados puderam dirigir alguns exemplares deste que é um dos mais importantes veículos já produzidos na história.
Entre os modelos disponíveis para testes estavam a versão “Huey” um veículo pré-produção que antecedeu o lançamento do Land Rover Série 1, primeiro modelo da marca britânica, lançado em 1948. Outro exemplar que marcou presença no evento foi o último Defender produzido na fábrica, um Defender 90 com capota.
Durante as comemorações, a Land Rover anuncia um novo programa de restauração de veículos clássicos. Com sede na já existente linha de produção do atual Defender em Solihull, a ação visa reunir um time de experts que inclui profissionais que trabalharam durante décadas na montagem do Defender para se dedicar exclusivamente a dar vida nova aos Defender e Series antigos construídos no local que hoje rodam em todo o mundo.
O primeiro veículo a ser restaurado estará disponível para venda no próximo mês de julho.
Dr. Ralf Speth, CEO global da Jaguar Land Rover disse: “hoje nós celebramos o que gerações de homens e mulheres vêm fazendo desde que o primeiro rascunho do que viria a se tornar um Land Rover foi desenhado na areia. Os antigos Land Rover, agora chamados de Defender representam a origem da nossa fabulosa capacidade, um veículo que ajudou a fazer do mundo um lugar melhor, nas mais extremas circunstâncias.
Sempre haverá um lugar muito especial para o Defender dentro dos corações de todos nós que tivemos a honra de fazer parte desta história. Mas este não é o fim. Temos um passado glorioso que nos permite vislumbrar um futuro maravilhoso”.
Nick Rogers, diretor de engenharia da Jaguar Land Rover disse: “Hoje é um dia muito especial para nós. Trazemos boas memórias com o Defender, um verdadeiro ícone entre os automóveis e um dos mais amados veículos ao redor do mundo. As coisas mudaram muito nestes últimos 68 anos, mas este veículo se manteve constante, algo que nenhum outro veículo conseguiu.
O último exemplar desta atual versão do Defender representa toda a simplicidade, charme e herança que a Land Rover traz desde os Series. Hoje estamos ansiosos para criar o Defender de amanhã, um enorme desafio e, ao mesmo tempo, um grande sonho para qualquer engenheiro ou design”.
A celebração promovida em Solihull contou com mais de 25 veículos icônicos que marcaram a história da Land Rover. Juntos, eles fizeram uma verdadeira procissão ao redor da fábrica da empresa. O evento contou com funcionários que se dedicaram de alguma forma à produção do Land Rover Series e do Defender nos últimos 68 anos.
O último Defender da versão atual que foi produzido em Solihull — numa versão 90 com capota — traz em sus estrutura uma parte original, o grampo da capota, que é a mesma peça usada em versões Soft Top desde 1948. O modelo fará parte da coleção de veículos emblemáticos da Jaguar Land Rover.
Como parte das celebrações, a Land Rover convida os entusiastas da marca ao redor do mundo a dividir suas experiências a bordo dos Series e dos Defender por meio do portal ‘Defender Journeys’ uma plataforma lançada hoje. A ferramenta funciona como uma espécie de scrapbook digital, que visa a reunir um grande número de aventuras emocionantes em um mapa online que pode ser compartilhado entre os usuários.