O Autódromo de Curitiba recebe a Fórmula Truck desde 1996 e a prova do dia 10 de abril – a segunda etapa deste ano – deve mesmo ser a última no traçado situado na cidade de Pinhais, vizinha à capital paranaense. Esta será a 23ª corrida na veloz e técnica pista de 3.695 metros.
Enquanto o tricampeão Felipe Giaffone não pode mais ser alcançado no número de poles positions, pois já conquistou cinco e os segundos colocados (Wellington Cirino e Jorge Fleck) têm três, a briga por ser o maior ganhador ainda está aberta.
[box type=”info” align=”aligncenter” ]Felipe Giaffone mantém o recorde de cinco poles. Corrida do dia 10 de abril deve mesmo ser a última no autódromo da capital paranaense, que receberá a 23ª prova na história da mais popular categoria continental.[/box]
Os que mais vezes subiram no lugar mais alto do pódio são o tetracampeão Wellington Cirino e o tricampeão Leandro Totti, ambos com três vitórias cada.
Entre os pilotos em atividade somente Felipe Giaffone e o bicampeão Roberval Andrade, ambos com dois primeiros lugares em Curitiba, podem igualar os dois líderes. A pista curitibana já teve 13 vencedores diferentes na mais popular categoria do automobilismo da América do Sul, enquanto que 11 largaram na pole position.
Desde 1996, quando, na combinação de tempos, Sérgio Drugovich venceu com o caminhão Scania, a Fórmula Truck só não esteve no autódromo em 1997 e em 2004. No entanto, em 2000 e 2001 foram rodadas duplas, o que totaliza 22 corridas na capital paranaense. A do dia 10 de abril será a 23ª e última.
Entre as fábricas a disputa também está equilibradíssima, com seis vitórias da Mercedes-Benz (duas em 2001, 2003, 2006, 2009 e 2012) cinco da Scania (1996, 1998, 1999, 2000 e 2010), cinco da Volkswagen (2005, 2007, 2013, 2014 e 2015), quatro da Volvo (duas em 2000, 2002 e 2008) e duas da Ford (2002 e 2011). Scania e Volks podem igualar a marca da Mercedes e a Volvo pode colocar três empatadas no segundo lugar.
Relação das corridas da Fórmula Truck em Curitiba com os respectivos poles positions. Em 1996 e 1999 foram dois poles e os tempos do ganhador foram combinados. Em 2000 foram dois vencedores em cada uma das duas corridas.
1996 – Vencedor: Sérgio Drugovich (Scania)
poles: Renato Martins (Scania) e Sérgio Drugovich (Scania)
1997 – Não teve etapa em Curitiba
1998 – Vencedor: Osvaldo Drugovich (Scania)
pole: Osvaldo Drugovich (Scania)
1999 – Vencedor: Osvaldo Drugovich (Scania)
poles: Jorge Fleck (Volvo) e Osvaldo Drugovich (Scania)
2000 (1) – Vencedores: Jorge Fleck (Volvo) e Vignaldo Fizio (Scania)
pole: Jorge Fleck (Volvo)
2000 (2) – Vencedores: Thiago Grisson (Volvo) e Roberval Andrade (Volvo)
pole: Jorge Fleck (Volvo)
2001 (1) – Vencedor: Wellington Cirino (Mercedes-Benz)
pole: Wellington Cirino (Mercedes-Benz)
2001 (2) – Vencedor: Wellington Cirino (Mercedes-Benz)
pole: Wellington Cirino (Mercedes-Benz)
2002 – Vencedor: Beto Monteiro (Ford)
pole: Roberval Andrade (Scania)
2003 – Vencedor: Vignaldo Fizio (Mercedes-Benz)
pole: Wellington Cirino (Mercedes-Benz)
2004 – Não teve etapa em Curitiba
2005 – Vencedor: Luiz Zappelini (Volkswagen)
pole: Vignaldo Fizio (Mercedes-Benz)
2006 – Vencedor: Vinicius Ramires (Mercedes-Benz)
pole: Renato Martins (Volkswagen)
2007 – Felipe Giaffone (Volkswagen)
pole: Felipe Giaffone (Volkswagen)
2008 – Vencedor: Luiz Zappelini (Volvo)
pole: Beto Monteiro (Scania)
2009 – Vencedor: Wellington Cirino (Mercedes-Benz)
pole: Felipe Giaffone (Volkswagen)
2010 – Vencedor: Roberval Andrade (Scania)
pole: Roberval Andrade (Scania)
2011 – Vencedor: Danilo Dirani (Ford)
pole: Danilo Dirani (Ford)
2012 – Vencedor: Leandro Totti (Mercedes-Benz)
pole: Leandro Reis (Mercedes-Benz)
2013 – Vencedor: Felipe Giaffone (Volkswagen)
pole: Felipe Giaffone (Volkswagen)
2014 – Vencedor: Leandro Totti (Volkswagen)
pole: Felipe Giaffone (Volkswagen)
2015 – Vencedor: Leandro Totti (Volkswagen)
pole: Felipe Giaffone (Volkswagen)
Venda de ingressos – Todos os tipos de ingressos (arquibancadas, Camarote Torcedor, Paddock e VIP) para a segunda corrida do 21º ano da Fórmula Truck já podem ser comprados no site da loja da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul: www.lojaformulatruck.com.br/loja e em pontos de venda a serem divulgados em breve.
As vendas pelo site se encerram na sexta-feira, dia 8 de abril. Para acompanhar todos os treinos de sexta e sábado e a corrida das arquibancadas o preço é de R$ 35 – com direito a um boné oficial da F-Truck e à visitação aos boxes no sábado à tarde.
Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 8 e 9 (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 10 de abril), que não receberão.
Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 8 de abril, mesma data para a retirada das credenciais (Paddock ou VIP), mas no contêiner de credenciamento. Os ingressos de arquibancada dão direito à visitação aos boxes somente no sábado no horário determinado pela organização.
O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos e ao passeio no Truck Teste.
Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.
A credencial Camarote Torcedor custa R$ 350 e dá direito a ver os treinos de sexta e sábado, à visitação aos boxes todos os dias e de acompanhar a corrida de domingo de um local reservado na área de box, com alimentação limitada, além de receber o Kit Torcedor, que inclui uma camiseta silkada personalizada e um boné bordado.
O dono da credencial Camarote Torcedor também pode participar do Truck Teste no domingo (13/3) pela manhã, único dia em que serão servidas alimentação e bebidas de acordo com o estabelecido: mesa de snacks à vontade (batata chips, mix de castanha, amendoins, jujuba) 6 vales bebidas (cerveja lata marca Crystal ou refrigerante lata (linha Coca-Cola/água) 5 vales espetinho (carne/frango/linguiça/coração e pãozinho para acompanhar) 2 vales cachorro quente, além de sobremesa, que será servida na mesa de snacks antes do fim do evento.
Todas as comidas e bebidas serão servidas dentro do Camarote Torcedor. Cada três credenciais adquiridas darão direito a uma credencial de estacionamento de veículo na área interna do Autódromo.
A credencial VIP, cujo preço é de R$ 600, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso – bebidas e alimentação ilimitadas – somente no domingo (10/4), além de participar da visitação aos boxes.
A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.
Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras da região (em breve será divulgada a relação) ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro.
Para ter direito à meia-entrada (RS 17,50), que é vendida sexta, sábado e domingo somente nas bilheterias do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial.
Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. Esses ingressos só podem ser adquiridos na bilheteria do autódromo.
É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.
Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br
Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144
CALENDÁRIO DE 2016
13 de março – Santa Cruz do Sul (RS)
10 de abril – Curitiba (PR)
15 de maio – Campo Grande (MS) ou Brasília (DF)
12 de junho – Goiânia (GO)
3 de julho – Londrina (PR)
31 de julho – Interlagos (SP)
4 de setembro – Guaporé (RS)
9 de outubro – Cascavel (PR)
6 de novembro – Brasília (DF) ou Campo Grande (MS)
4 de dezembro – Curvelo (MG)