quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

Empresas de autopeças Randon alertam para a importância da manutenção preventiva

Quando o assunto é segurança nas estradas, os motoristas, tanto de automóveis quanto de caminhões e ônibus, devem estar atentos ao estado geral das peças e componentes do veículo para evitar acidentes, uma triste realidade que virou rotina nos noticiários.

Ao realizarem a manutenção preventiva junto a mecânicos e oficinas especializadas, os motoristas preservam vidas, garantem melhor performance dos equipamentos e a integridade das cargas, através de um trânsito mais seguro para todos.

- Publicidade -

As fabricantes de autopeças das Empresas Randon – Suspensys, Fras-le, Controil, Master e JOST Brasil – apontam algumas dicas importantes para verificação dos principais itens de segurança em veículos da linha pesada e reforçam a importância da manutenção.

Tambor de Freio: Com a utilização frequente do sistema de freios do veículo pesado, onde a lona é pressionada contra o tambor metálico, há um desgaste natural da peça e a consequente diminuição da espessura do tambor de freio.

Isso, além de não oferecer segurança nas frenagens, pode gerar trincas e os pedaços podem se desprender em direção à pista, situação de perigo para outros motoristas e também pedestres.

- Publicidade -

Suspensões: A periodicidade de troca de componentes depende da aplicação de cada produto.

– Evite rodar o veículo ou semirreboque com sobrecargas, isso reduz a vida útil dos componentes da suspensão.

– Substitua os itens de desgaste da suspensão, como balancim, buchas e placa de desgaste, para não comprometer sua eficiência.

- Publicidade -

– Efetue as manutenções periódicas e as lubrificações recomendadas nos manuais de manutenção do veículo

– Tanto nas suspensões pneumáticas quanto nas mecânicas, faça a verificação dos torques nos parafusos, do estado das buchas da suspensão e das barras de reação, do desgaste das lonas de freio, da lubrificação dos componentes e do alinhamento dos eixos.

Na pneumática também avalie a pressão de ar dos balões e o estado da borracha dos mesmos. Para completar a revisão da suspensão mecânica, observe o desgaste dos componentes de atrito (molas, placas de desgaste, balancim).

Lonas para Freio: O desgaste da lona deve ser verificado periodicamente, através de uma inspeção visual no freio. Caso a lona esteja no final de sua vida útil e não for substituída, o rebite, que deve ser de latão ou aço latonado, começa a atritar no tambor de freio, danificando-o, não realizando de modo eficiente a frenagem e pode, inclusive, se soltar e causar acidentes.

“Sintomas” que podem indicar problemas no freio:

– O veículo está “puxando” mais para um lado, dificultando a dirigibilidade;

– Veiculo percorre uma distância muito maior até parar completamente;

– Trepidação no pedal de freio;

– Curso longo do pedal de freio.

Líquido de Freio: Deve ser observada a troca periódica do líquido de freio a cada 10 mil km ou anualmente, seguindo a recomendação do fabricante.

– Como o líquido de freio é um produto higroscópico (que absorve umidade), no caso de não haver sua troca o funcionamento do sistema hidráulico pode ser comprometido devido à formação de impurezas.

– Não é aconselhável repor o líquido em caso de queda de nível do reservatório. Quando isso ocorre, se faz necessária uma manutenção corretiva a fim de identificar a possível causa. Após proceder a substituição total do líquido de freio.

A manutenção preventiva garante melhor desempenho e funcionamento do sistema de freios, contribuindo para o aumento da segurança nas estradas. Além da manutenção periódica, deve-se prestar atenção em indícios de possíveis anormalidades no sistema de freio, com destaque para itens como:

Molas do Freio: Responsáveis por manter as lonas distantes do tambor, devem ser substituídas a cada troca de lonas.

Eixo Expansor – Folga Radial: o eixo expansor é responsável pelo deslocamento dos patins, fazendo com que as lonas entrem em contato com o tambor de freio. A troca das buchas deve ser efetuada sempre que a folga exceder 0,8mm, porém, se após a substituição a folga não reduzir, aconselha-se a substituição do eixo expansor.

Eixo Expansor – Folga Axial: sempre que a folga exceder 1,5mm, deve-se acrescentar arruelas espaçadoras entre o anel elástico e o ajustador (catraca).

Patim de Freio: Componente onde são fixadas as lonas, devendo ser substituído sempre que apresentar empenamento, desgaste nos furos dos rebites e nos alojamentos dos pinos e roletes.

Ajustador Automático: Com uso obrigatório desde 2014 em todos os veículos de transporte de passageiros e de carga, servem para aproximar e manter a folga entre lona e tambor constante. Deve-se providenciar o reparo completo sempre que o ajustador automático apresentar deficiência para manter a folga entre lona e tambor.

Câmara de Freio: Responsável por produzir a força de acionamento do sistema de freio, necessita de manutenção quando apresentar vazamento ou quebra da mola (câmaras traseiras).

O Manual de Manutenção completo pode ser acessado pelo site www.freiosmaster.com.

Quinta Roda: As peças do kit de travamento da Quinta Roda possuem medidas-limite de desgaste, principalmente a garra de travamento e o disco de fricção, que estão em atrito direto com o Pino Rei.

Estes dois componentes, juntamente com a barra de travamento, precisam ser substituídos respeitando seus limites de desgaste. Esta verificação deve ser mandatória durante a manutenção da Quinta Roda.

Consulte a JOST Brasil ou visite www.jost.com.br para acessar o Guia de Manutenção do produto.

Pino Rei: Por ser feito em bloco maciço, quando há o desgaste, precisa ser substituído. O principal sinal que anuncia esta situação é o impacto na freada ou arranque do caminhão. Isso ocorre devido à folga no sistema, fazendo com que o Pino Rei e os componentes da Quinta Roda se desgastem.

É importante frisar que o produto não aceita nenhum tipo de reparo, como aplicação de solda, que altera suas características, facilitando a quebra no momento de um esforço severo. Além disto, deve ser instalado com parafusos originais, desenvolvidos especialmente para a utilização com o Pino Rei JOST.

Para garantir maior segurança, todas as Linhas de Reposição das fabricantes de autopeças das Empresas Randon seguem os mesmos critérios, tecnologias e a qualidade dos produtos destinados às linhas das OEMs, visando preservar veículos, cargas e, principalmente, vidas.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn