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Nova Saveiro está mais robusta, segura e eficiente para a categoria de picapes no mercado brasileiro

A Nova Saveiro está chegando ao mercado brasileiro com uma identidade visual própria e muito mais inovação tecnológica. A nova picape da Volkswagen está trazendo mais robustez, versatilidade e passa a incorporar os novos sistemas de infotainment Volkswagen App-Connect, os mais modernos e interativos do mercado.

O modelo conta ainda com três opções de carroceria (simples, estendida e dupla) e recursos de segurança inéditos na categoria, como ESC (controle eletrônico de estabilidade) e freios ABS off-road. A Nova Saveiro será comercializada a partir de abril nas mais de 600 concessionárias da marca em todo o Brasil.

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Novo design com identidade própria – Pela primeira vez ao longo dos 33 anos de história da Saveiro no Brasil, a picape derivada do Gol ganha identidade própria. Com visual totalmente independente do Novo Gol e do Novo Voyage, a Nova Saveiro traz estilo exclusivo, mais moderno, robusto e refinado.

Na parte frontal tudo é novo. O capô, por exemplo, está mais elevado do que o da picape anterior e ganhou duas linhas de estilo inéditas, conectadas com os novos faróis. O conjunto ótico também é inédito e todo o recorte do capô que margeia os faróis é novo.

Com a grade maior e mais alta, o logotipo da Volkswagen fica alocado integralmente fora do capô, permitindo que a linha que delineia o capô seja totalmente horizontal e precisa.

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O para-choque dianteiro também é diferente do utilizado no Novo Gol e no Novo Voyage. Agora, conforme a versão, o para-choque da Nova Saveiro traz dois frisos cromados que cruzam a grade e têm ligação direta com os faróis.

A entrada de ar na parte inferior do para-choque também cresceu e traz linhas mais geométricas, bem definidas e de aspecto esportivo.

Painel completamente novo – A Nova Saveiro chega para ser referência em termos de conforto e de design interior, com um painel novo e muito mais moderno. O novo volante multifuncional, semelhante ao do Golf, confere ainda mais requinte e sofisticação ao interior da picape.

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Todas as linhas que determinam o painel foram valorizadas e estão mais horizontais, a exemplo da faixa inferior que percorre o painel de um lado a outro. Há também uma atenção especial às saídas de ar-condicionado, que contam com um formato angulado muito elegante e funcional, típico de veículos de alto padrão.

O instrumento combinado também é inteiramente novo e ganhou iluminação de LEDs em branco.

Novo sistema de infotainment App-Connect – A nova picape da Volkswagen agora adota o que existe de mais inovador em sistemas de informação e entretenimento no mercado brasileiro. A Nova Saveiro oferece o modelo mais tecnológico e conectado do segmento de picapes, uma tecnologia global presente também no Novo Passat.

Inovador, o sistema App-Connect permite o espelhamento de smartphone na tela sensível ao toque (touchscreen) com as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto. Os sistemas de infotainment têm telas coloridas de alta definição com 6,33 polegadas, que proporcionam excelente visualização e interatividade, além de leitura de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes.

E mais: é possível responder por meio de comando de voz a mensagem, que é enviada em formato SMS. O App-Connect permite ainda parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente.

Motor 1.6 Total Flex de 120 cv – A Nova Saveiro Cross, oferecida nas carrocerias estendida e dupla, é equipada com o motor 1.6 MSI. Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o novo propulsor conta com quatro cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro) e utiliza o sistema de partida a frio que dispensa o tanque auxiliar para gasolina.

Com a tecnologia Total Flex, o novo motor é capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 120 cv (88 kW) a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol (E100), e de 110 cv (81 kW) à mesma rotação, com gasolina (E22).

O torque máximo é de 16,8 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, ambos a 4.000 rpm.

Motor 1.6 Total Flex de 104 cv – A nova versão Robust e as versões Trendline e Highline da Nova Saveiro vêm equipadas com o consagrado motor 1.6 Total Flex, de até 104 cv (etanol). O motor 1.6 Total Flex é conhecido por sua robustez e eficiência energética.

Quando está abastecido com etanol (E100), a potência do motor 1.6l é de 104 cv (76 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 15,6 kgfm (153 Nm) a 2.500 rpm. Quando está abastecido com gasolina (E22), a potência é de 101 cv (74 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 15,4 kgfm (151 Nm) a 2.500 rpm.

Mais robustez com suspensão elevada e novos pneus – Alterações no conjunto de suspensões e a adoção de novos pneus deixaram a Nova Saveiro mais alta em relação ao solo, fazendo com que a picape ofereça a robustez de um veículo de carga com a dirigibilidade de um automóvel de passageiro.

A suspensão dianteira independente, tipo McPherson, é formada por molas helicoidais com barra estabilizadora, desenhada para um carro de passeio. Já o sistema traseiro é formado por um eixo interdependente com braços longitudinais e molas “super progressivas”, que conferem excelente estabilidade e conforto em qualquer condição de uso. Na versão Cross, a suspensão traseira ainda conta com barra estabilizadora.

Nova versão Robust – Voltada ao trabalho, a Nova Saveiro Robust está disponível em cabine simples e traz de série protetor de caçamba, banco do motorista com ajuste de altura, indicador de troca de marcha, para-sol com espelho para motorista e passageiro, barra para apoio de carga no teto e rodas de aço de 15 polegadas com pneus 205/60 R15, entre outros itens.

Entre os opcionais disponíveis estão vidros e trava elétricos, chave tipo “canivete”, sistema de som com rádio AM/FM, CD –player, Bluetooth, mp3 player e entradas USB e Aux-in, além de terceira luz de freio, santantônio com grade de proteção da janela traseira e iluminação da caçamba.

Quatro versões, três carrocerias – Além da nova versão Robust, a Nova Saveiro também está disponível nas versões Trendline (simples, estendida ou dupla), Highline (dupla) e Cross (estendida ou dupla).

A versão intermediária Trendline conta, de série, com equipamentos como direção hidráulica, vidros com acionamento elétrico e travamento central. Como opcional a Saveiro Trendline oferece ar-condicionado, sistema de infotainment “Media” (que já conta com as funções básicas de conectividade, tais como Bluetooth com função streaming de áudio, entradas USB/ AUX-IN e para cartões de memória do tipo SD-card) e suporte para celular.

Também são opcionais o sistema ‘Composition Touch”, volante multifuncional com comandos do sistema de som, suporte para celular, Park Pilot (sensor de estacionamento), faróis e lanterna de neblina, capota marítima, janela traseira corrediça (cabines simples e estendida), coluna de direção ajustável em altura e distância e rodas de liga leve de 15 polegadas “Basalto”, entre outros itens.

Versão topo de linha Highline – A versão Highline se diferencia externamente pelo friso lateral cromado. Além dos recursos oferecidos para a versão Trendline, a Saveiro Highline Cabine Dupla traz ar-condicionado, faróis e lanterna de neblina, chave tipo “canivete” com controle remoto, coluna de direção ajustável em altura e distância, espelhos retrovisores com ajustes elétricos, alarme Keyless, volante multifuncional (com controles do sistema de som e de telefonia), rodas de aço de 15 polegadas com pneus 205/60 R15 e calotas “Calcário” e sistema de infotainment “Media Plus”. Como opcionais há o suporte para celular, banco de couro sintético (“Native”), capota marítima, rodas de liga leve de 15 polegadas “Basalto”, tapetes de carpete, Park Pilot (sensor de estacionamento traseiro), sistema de infotainment Composition Touch ou Discover Media.

Versão aventureira Cross – A versão Cross da Nova Saveiro é equipada com o novo motor 1.6l MSI de até 120 cv e traz, além de todos os itens da configuração Highline, volante multifuncional revestido de couro, coluna de direção ajustável em altura e distância, exclusiva rodas de liga leve de 15 polegadas “Cherte” (com pneus 205/60 R15) e faróis com a função Coming & Leaving Home.

A versão Cross incorpora de série o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC). Como opcionais, a Nova Saveiro Cross oferece suporte para celular, módulo navegação (Discover Media), pneus 205/60 R15 All Terrain (off-road), espelho retrovisor interno eletrocrômico (anti-ofuscante), controlador eletrônico de velocidade, sensores crepuscular e de chuva, revestimento dos bancos em couro sintético Native e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros “Park Pilot”, entre outros itens.

O melhor sistema de freios entre as picapes compactas – A Saveiro Cross conta com freios a disco nas quatro rodas com 280 mm de diâmetro na dianteira e 232 mm de diâmetro na traseira. Além de ser eficiente, esse sistema confere mais conforto ao motorista, uma vez que os freios demandam menos força para realizar a mesma desaceleração. Isso sem falar que os freios da Saveiro têm melhor comportamento térmico (maior resistência ao fading, ou seja, perda de eficiência causada por aquecimento) do que os demais sistemas utilizados no mercado.

A picape mais segura da categoria (ESC, ABS, ASR, EDS, HHC, HDC) – A Saveiro Cross incorpora de série o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC). O sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica está para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade. Além do ESC, a Nova Saveiro conta com ABS off-road, recurso exclusivo que ajuda a reduzir o espaço de frenagem nessas condições de piso “solto”.

O BAS busca a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem. O ASR (controle de tração) auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência e o EDS (bloqueio eletrônico do diferencial) aciona o freio da roda com menor tração, proporcionando melhor eficiência à saída do veículo em pisos de baixa aderência. Também exclusivos, o HHC é o controle de assistência de partida em rampa e o HDC é o controle de descida, que, em baixa velocidade, aciona os freios automaticamente, com mais segurança e controle.

Espaço e capacidade de carga – Além de espaço para cinco ocupantes, a Saveiro Cabine Dupla tem a proposta de ser um veículo para o trabalho. Importante ressaltar que a linha Saveiro traz uma lateral exclusiva para cada configuração e todas seguem os mais altos índices de rigidez e frequência torcional, garantindo excelente dirigibilidade à picape Volkswagen.

A Saveiro Cabine Dupla tem o teto elevado em relação às demais configurações da linha Saveiro. Por exemplo, a versão Trendline Cabine Dupla tem 1,56 metro de altura (4 cm a mais do que a Saveiro Trendline Cabine Estendida). São 4,47 metros de comprimento e 1,71 metro de largura (sem espelhos retrovisores). Já a Saveiro Cross Cabine Dupla é ainda maior: são 1,73 m de largura e 4,50 metros de comprimento.

O habitáculo da Saveiro Cabine Dupla conta com 1.339 mm de espaço para os ombros – 79 mm a mais do que o principal concorrente. O espaço interno para a cabeça também é um diferencial no segmento: a Saveiro Cabine Dupla tem 1.009 mm no banco dianteiro (23 mm a mais do que a Saveiro Cabine Estendida) e 945 mm de espaço para a cabeça no banco traseiro. O modelo Volkswagen oferece também mais espaço para as pernas entre o banco traseiro e dianteiro, superando o modelo concorrente.

Todas as versões da configuração Cabine Dupla têm distância entre-eixos de 2,75 metros e a caçamba capaz de acomodar 580 litros. Por falar em capacidades, a Saveiro Cabine Dupla tem o maior comprimento livre da categoria, oferecendo uma caçamba com comprimento de 1.106 mm no assoalho – medida 17% maior do que o principal concorrente.

Outro diferencial no segmento é o local de instalação do pneu sobressalente (estepe), que fica embaixo da parte traseira do veículo, deixando a caçamba livre para o transporte de carga.

Suspensão elevada – Robustez e aptidão para o trabalho – Alterações no conjunto de suspensões e a adoção de novos pneus deixaram a Nova Saveiro mais alta em relação ao solo, fazendo com que a picape ofereça a robustez de um veículo de carga com a dirigibilidade de um automóvel de passageiro. A suspensão dianteira independente, tipo McPherson, é formada por molas helicoidais com barra estabilizadora, desenhada para um carro de passeio. Já o sistema traseiro é formado por um eixo interdependente com braços longitudinais e molas “super progressivas”, que conferem excelente estabilidade e conforto em qualquer condição de uso. Na versão Cross, a suspensão traseira ainda conta com barra estabilizadora.

Na Saveiro Cabine Dupla foi desenvolvido um rack no teto para servir de apoio para cargas adicionais à caçamba, além de ser um elemento de estilo, com formas mais modernas.

Internamente, destaque para a posição mais elevada do assento traseiro (ponto “H”). Essa altura adicional (95 mm) em relação aos bancos da frente favorece a ergonomia dos passageiros traseiros e melhora a visibilidade de quem está sentado no banco de trás, que conta com um apoia-braço de cada lado.

Falando de vida a bordo, na base do banco traseiro há dois porta-garrafas de até 500 ml, um de cada lado (comodidade que só a picape Volkswagen oferece na categoria), uma saída de 12V adicional e, entre os bancos dianteiros, um porta-lata.

Assim como a ampla área envidraçada, outro destaque da Saveiro Cabine Dupla é a circulação de ar dentro da cabine. Os vidros laterais traseiros são basculantes, uma exclusividade da picape Volkswagen na categoria. Outro recurso que contribui para segurança é o desembaçador do vidro traseiro (item de série para todas as versões Cabine Dupla), também inédito no segmento.

A Nova Saveiro consegue aliar leveza com alta resistência. A Saveiro Cabine Simples pesa apenas 1.025 kg, subindo para 1.072 kg na versão com Cabine Dupla (Trendline) –o que garante excelente relação peso/potência e peso/torque para a picape. A versão Cross Cabine Dupla também apresenta baixo peso para o seu segmento, com apenas 1.124 kg.

Motor 1.6 MSI de 120 cv – eficiência e desempenho – A Saveiro Cross Cabine Dupla é equipada com o motor 1.6 MSI. Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o novo propulsor conta com quatro cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro) e utiliza o sistema de partida a frio que dispensa o tanque auxiliar para gasolina.

Com a tecnologia Total Flex, o novo motor é capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 120 cv (88 kW) a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol (E100), e de 110 cv (81 kW) à mesma rotação, com gasolina (E22). O torque máximo é de 16,8 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, ambos a 4.000 rpm.

O novo motor 1.6l MSI possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. O cabeçote do novo motor 1.6l MSI possui comando de admissão variável e coletor de escape integrado, formando uma peça única, com refrigeração líquida.

Outra solução inovadora adotada no novo motor 1.6l MSI é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas.

[box type=”success” align=”aligncenter” ]Nova suspensão elevada proporciona maior aptidão para o uso off-road e transporte de carga em todas as condições de uso;  Motor 1.6 de 120 cv, da família EA211, é um dos mais modernos fabricados pela Volkswagen no País e oferece excelente performance no segmento; Saveiro Cross tem desempenho esportivo, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 10 segundos e velocidade máxima de 181 km/h (etanol).[/box]

Desempenho – Todas essas inovações dão desempenho superior à Saveiro Cross Cabine Dupla, tornando a picape Volkswagen a melhor desempenho de seu segmento. Com o novo motor 1.6l MSI a Saveiro Cabine Dupla Cross tem velocidade máxima de 173 km/h (gasolina) e de 176 km/h (etanol). Já a aceleração de 0 a 100 km/h é feita 10,6 segundos e 10,1 segundos, respectivamente. A carga útil com essa motorização é de até 616 kg.

Conforto acústico – O motor 1.6l MSI de 120 cv, da família EA211, é ancorado por um sistema de coxinização pendular – o peso do conjunto propulsor é suportado pelo coxim hidráulico do motor e pelo coxim da transmissão (seco). O sistema também conta com um restritor de torque, que controla a movimentação longitudinal (em relação ao veículo) do motor. A vantagem desse sistema pendular de coxinização é oferecer alto desempenho acústico, proporcionado mais conforto ao dirigir em todas as condições de uso.

Motor 1.6l Total Flex de 104 cv – Confiabilidade e robustez – O motor 1.6l Total Flex, da família EA111, está disponível para as versões Robust (entrada), Trendline (intermediária) e Highline (topo de linha) da Nova Saveiro. Com 1.598 cm³ de cilindrada, quatro cilindros em linha e duas válvulas por cilindros, o consagrado motor proporciona excelentes números de desempenho. O câmbio manual de cinco marchas (MQ200) é referência da categoria, com engates precisos e eficientes.

Com motor 1.6 de 104 cv e cabine simples, a Nova Saveiro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h 10,7 segundos (etanol) e 11 segundos, com gasolina no tanque. A velocidade máxima é de 174 km/h (etanol) e 172 km/h (gasolina). Já com cabine dupla, a Nova Saveiro apresenta praticamente o mesmo vigor nas acelerações, com números praticamente iguais: 10,9 segundos (etanol) e 11,2 segundos (gasolina). A velocidade máxima é de 172 km/h (etanol) e 170 km/h (gasolina).

Cross – estilo aventureiro com segurança de níveis superiores – A Saveiro Cross, oferecida com carrocerias estendida e dupla, oferece a maior relação de itens tecnológicos da categoria, tanto voltados à segurança como ao desempenho e facilidade de operação.

Completa de série, a Saveiro Cross Cabine Dupla é equipada, além de todos os itens da configuração Highline, com volante multifuncional revestido de couro, coluna de direção ajustável em altura (30º) e distância (50 mm), exclusiva rodas de liga leve de 15 polegadas (com pneus 205/60 R15 de uso misto) e faróis com a função Coming & Leaving Home. A lista conta, ainda, com visual exclusivo, capota marítima, santantônio com estilo diferenciado e ganchos deslizantes para fixação de carga na caçamba.

[box type=”success” align=”aligncenter” ]Nova Saveiro é a primeira de sua categoria com controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), freios ABS com função off-road e controle de partida em rampa (hill hold) proporciona mais prazer ao dirigir; Freio a disco nas quatro rodas é uma exclusividade no segmento e garante muito mais precisão e segurança na frenagem; Versões Robust, Trendline e Highline são equipadas com o consagrado motor 1.6 Total Flex, de até 104 cv (etanol).[/box]

O melhor sistema de freios entre as picapes – A Saveiro Cross conta com freios a disco nas quatro rodas com 280 mm de diâmetro na dianteira e 232 mm de diâmetro na traseira. Além de ser eficiente, esse sistema confere mais conforto ao motorista, uma vez que os freios demandam menos força para realizar a mesma desaceleração. Isso sem falar que os freios da Saveiro Cabine Dupla têm melhor comportamento térmico (maior resistência ao fading, ou seja, perda de eficiência causada por aquecimento) do que os demais sistemas utilizados no mercado.

Controle de estabilidade (ESC) – A Saveiro Cross Cabine Dupla incorpora de série o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC). O sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica está para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.

ABS off-road – Outra inovação do utilitário são os freios ABS com função off-road. Esse recurso reforça os freios em estradas não pavimentadas, uma exclusividade que estreia no segmento das picapes compactas de cabine dupla. Ativado pelo botão off-road no painel, o software de controle do ABS e do ESC provoca um curto travamento da roda, criando uma “pequena cunha”, com o material do piso, à frente do pneu, o que ajuda a reduzir o espaço de frenagem nessas condições de piso “solto”.

BAS – Função adicional do sistema ESC, o BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem) é outro recurso inédito entre as picapes compactas cabine dupla. O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condição de frenagem de emergência. Nesse momento, o sistema aumenta a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.

ASR (Antriebsschlupfregelung) – Controle de tração – O sistema auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, graças a uma série de sensores e uma central eletrônica. O sistema atua gerenciando o torque motriz e a frenagem individual da roda que destraciona, auxiliando na aderência dos pneus em qualquer condição de utilização.

EDS (Elektronische Differenzialsperre) – Bloqueio eletrônico do diferencial – Em trilhas ou em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo. Esse sistema de “tração inteligente” funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.

HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa – Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.

HDC (Hill Descent Control) ou controle de descida – Esse recurso é uma exclusividade que estreia no segmento de picapes compactas no mercado brasileiro. Ativado pelo botão off-road no painel, permite que, em situações de descida e baixa velocidade, os freios sejam acionados automaticamente, proporcionando uma descida muito mais segura e controlada, em todas as condições de piso.

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