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Novas tecnologias de iluminação nos carros

Uma evolução com relação à segurança viária agregada aos veículos atualmente está em sua iluminação noturna – cada vez mais eficaz.

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Existem três formas de iluminação presentes nos carros hoje:

Lâmpadas halógenas: são as mais utilizadas nos veículos populares.

Lâmpadas de descarga (xênon): geralmente utilizadas nas versões mais esportivas dos automóveis e em grande parte dos veículos de luxo.

Lâmpadas de LED: essa tecnologia é utilizada em alguns veículos como parte da iluminação dianteira e traseira: setas, lanternas traseiras e luz de freio.

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Novidades – Uma das novas tecnologias no mercado é a FULL LED, presente em algumas montadoras de carros esportivos, como Mercedes-Benz, BMW e Audi.

A maior vantagem apresentada por essa nova tecnologia é a temperatura da luz, que atinge aproximadamente 6000 k. Isso representa uma forte intensidade que oferece ao condutor uma ótima visibilidade noturna, possibilitando distinguir com maior facilidade os contrastes da via.

Outra tecnologia ligada à iluminação dos veículos é a LASER – ainda muito rara e apresentada apenas pela Audi até o presente momento. Os faróis com tecnologia a laser, segundo a montadora alemã, apresentam fachos de luz mais intensos e focados. Com isso, os raios de alcance dos faróis praticamente dobram em relação aos fachos de luz emitidos pela tecnologia de FULL LED.

Uma outra tecnologia integrada com os faróis FULL LED e LASER é o DLA (Dynamic Light Assist). Essa tecnologia está integrada ao sistema de iluminação do veículo por conta do forte facho de luz que os sistemas FULL LED e LASER produzem.

A função do DLA é efetuar a troca automática entre os fachos alto e baixo dos faróis, evitando ofuscar quem trafega à frente ou vem no sentido contrário. Por meio de uma câmera instalada na parte superior do para-brisa, o sistema analisa o tráfego à frente.

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Com base nesses dados, o facho alto dos faróis é acionado automaticamente a partir de uma velocidade determinada pelos fabricantes, permanecendo ativado.

Se o sistema detectar veículos em direção oposta ou trafegando adiante do carro, o DLA modula os faróis, mascarando apenas as áreas que o sistema determina que possam potencialmente perturbar outros usuários da via.

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