A Volkswagen Amarok será o veículo oficial do Rally da Pecuária 2016, único levantamento técnico privado que vai a campo para avaliar as condições das criações de gado no País. Quatro unidades cabine-dupla da picape média Volkswagen (duas Amarok Highline e duas Amarok Trendline) serão utilizadas pelos consultores.
A expedição, que conta com o patrocínio da Volkswagen pelo segundo ano consecutivo, ocorre de abril a junho e cobrirá 11 estados brasileiros que correspondem por mais de 80% do rebanho bovino nacional.
Por todas as cidades do roteiro, a marca ativa suas concessionárias para participarem com eventos especiais, gerando maior aproximação com o público local e levando informação relevante sobre a pecuária. A primeira etapa do levantamento começa amanhã (12), em Bagé (RS).
A Amarok é uma das picapes mais avançadas tecnologicamente disponíveis no mercado brasileiro. Ela é a única na qual todas as versões são equipadas de série com sistema de freios ABS Off-road (exclusivo na categoria) com distribuidor eletrônico da força de frenagem EBD, sistema de assistência à frenagem (BAS), sistema de frenagem sob chuva (RBS), sistema de controle de tração (TCS), bloqueio eletrônico do diferencial (EDL), controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de partida em subida (HSA), controle automático de descida (HDC) e faróis de neblina.
Com tração integral 4MOTION e câmbio automático de oito marchas (exclusivo na categoria), a Amarok Highline tem desempenho fora de estrada extraordinário, grande capacidade de carga e excelente conforto de rodagem – comparável ao de um automóvel.
Entre as novidades presentes na Amarok Highline se destacam a disponibilidade, como opcionais, de faróis bixênonio com luz de condução diurna em LED e de airbags laterais, além do duplo airbag frontal de série. As bolsas dos airbags laterais, que protegem simultaneamente o tórax e a cabeça dos ocupantes, estão localizadas na lateral externa do encosto dos bancos dianteiros.
Outro recurso da versão topo de linha é o rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores, que facilita estacionar em vagas estreitas, reduzindo a largura total do veículo em 17 cm.
Há também o aquecimento dos retrovisores externos (nas as versões que possuem o ajuste elétrico do retrovisor), que facilita as manobras e a condução em dias chuvosos. Como recurso adicional, a Amarok Highline dispõe de câmera de ré de série.
Ainda entre os itens inéditos de série das versões Trendline e Highline estão os faróis de neblina com luz estática para conversão e o sensor de estacionamento dianteiro.
A Amarok é oferecida em sete opções de configuração, entre carroceria cabine simples e cabine dupla, com ou sem caçamba, tração 4×4 selecionável ou permanente, transmissão manual de seis marchas ou automática de oito marchas.
Na versão S da pick-up – oferecida em configurações de cabine simples (com tração 4×4) e de dupla (tração 4×4) – o motor 2.0 TDI conta com um turbocompressor e tem potência de 140 cv, que surgem a 3.500 rpm. O torque é de 34,7 kgfm, disponível a partir de 1.600 rpm.
Nas versões SE, Trendline e Highline, o motor 2.0 TDI tem dois turbos, o que eleva sua potência para 180 cv. O torque máximo é de 40,8 kgfm a 1.500 rpm, com o câmbio manual de 6 marchas. Com o câmbio automático de 8 marchas (recurso opcional para a versão Trendline e de série na Highline), o torque máximo é de 42,8 kgfm a 1.750 rpm.
Confira o cronograma do Rally da Pecuária:
12/04 – Bagé (RS)
18/04 – Umuarama (PR)
19/04 – Presidente Prudente (SP)
25/04 – Uberlândia (MG)
28/04 – Campo Grande (MT)
29/04 – Naviraí (MS)
04/05 – Rondonópolis (MT)
06/05 – Goiânia (G)
16/05 – Gurupi (TO)
20/05 – Redenção (PA)
03/06 – Juara (MT)
06/06 – Ji Paraná (RO)
09/06 – Rio Branco (AC)