sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Enel é parceira oficial de energia do campeonato de carros elétricos

A Enel acaba de fechar uma parceria com a FIA Formula E Championships – primeiro campeonato de corrida do mundo totalmente elétrico – depois de anunciar um acordo para tornar-se parceiro oficial de energia do campeonato. O anúncio foi feito em um evento realizado hoje no MAXXI, Museu Nacional de Artes do Século XXI, em Roma.

A Fórmula E associa-se à líder global de energia Enel para promover o avanço da infraestrutura de tecnologia de energia do campeonato.

- Publicidade -

Francesco Starace, CEO e Gerente Geral do Grupo Enel, disse: “Estamos muito satisfeitos com a parceria com a equipe de Fórmula E, por poder emprestar nossa experiência para acelerar a digitalização da infraestrutura de gerenciamento de energia do campeonato e conectá-lo por meio de nossas tecnologias de geração de energia renovável. Enel e Fórmula E são parceiros naturais, já que ambos abraçam boas oportunidades em mobilidade elétrica, cidades inteligentes e a revolução de energia limpa. Nós agora estamos unindo forças para continuar com o nosso trabalho pioneiro no campo da inovação tecnológica para os veículos do futuro “.

A Enel vai trabalhar com a Fórmula E para otimizar a geração, distribuição e gestão de energia limpa do campeonato, apresentando suas soluções avançadas de energia. A parceria terá início no próximo Berlin ePrix, circuito que acontece no dia 21 de maio, e seguirá pelas duas temporadas seguintes, com a possibilidade de extensão do acordo para além da temporada 2017/18.

A Enel está projetando uma mini rede de energia totalmente digitalizada para a Fórmula E, usando a tecnologia de medição inteligente da companhia para monitorar o uso de energia e dar aos admiradores da modalidade a oportunidade de interagir em tempo real com um sistema de energia avançado.

- Publicidade -

Na atual temporada, a Enel instalará gradualmente seus medidores inteligentes e o sistema de gestão de energia, coletando dados sobre o uso de energia para cada equipe e em todas as corridas ao longo do campeonato.

Uma mini rede transportável de energia acabará por permitir que as corridas do campeonato continuem a não sobrecarregar a rede elétrica das cidades anfitriãs. A Enel também fornecerá sua tecnologia de iluminação LED para as áreas em torno de cada pista de corrida, além de instalar colunas de carregamento de energia para os admiradores que chegarem aos ePrixs em seus próprios veículos elétricos.

Até a temporada de 2017/18, a Fórmula E estará pronta para implantar uma combinação de painéis solares e geradores alimentados com glicerina conectados a um sistema de armazenamento altamente inovador que distribuirá energia no evento sempre que necessário. A Enel também vai estudar a instalação de painéis solares em outras áreas de cada local.

- Publicidade -

Ao conduzir o desenvolvimento de tecnologias de geração renovável, redes inteligentes e soluções de e-mobilidade no setor de energia, a Enel tem a possibilidade de utilizar a plataforma de Fórmula E como um terreno de teste high-tech para o desenvolvimento contínuo de suas tecnologias de energia verde.

Além disso, após a assinatura do acordo de parceria, todas as operações da Fórmula E se tornarão neutras em carbono. Consequentemente, o Berlin ePrix torna-se o primeiro campeonato automobilístico carbono neutro.

Atualmente, a Fórmula E gera cerca de 30.000 toneladas de dióxido de carbono a cada ano, o que, de acordo com os dados da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, é equivalente à emissão média anual de CO2 de mais de 2.700 lares americanos.

A maioria do CO2 gerado pelo campeonato vem do transporte internacional de equipamentos ao longo da temporada, mesmo que a organização trabalhe de forma proativa para limitar as emissões de transporte. A Enel vai, portanto, trabalhar com a Fórmula E para compensar progressivamente essas emissões por meio da implantação de tecnologias de energia renovável da Enel.

A Fórmula E foi lançada em Setembro de 2014 e está atualmente em sua segunda temporada. Desde o início de seu campeonato inaugural, a série construiu uma marca impressionante de seguidores, com uma audiência de TV média de 18,3 milhões de pessoas assistindo cada ePrix e uma média de público nas corridas de cerca de 30.000 pessoas.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn