terça-feira, 16 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Equus e Genesis podem apresentar problema no motor do limpador de para-brisa

A Hyundai convocou, nesta terça-feira (3/5), os proprietários dos veículos Equus e Genesis, abaixo identificados, a agendarem junto a uma concessionária da marca (importados), a partir de 1º de junho, a inspeção e substituição do kit de cobertura do motor do limpador de para-brisa.

Veículos envolvidos

- Publicidade - Ofertas FIAT

Modelo Equus data de fabricação de 10/7/11 a 12/6/12 chassis (não sequenciais) de KMHGH41FBCU048500 a KMHGH41FBDU058941

Modelo Genesis C4 data de fabricação 5/8/11 a 28/4/12 chassis (não sequenciais) KMHGC41KBCU16950 a KMHGC41KBDU200159

No comunicado, a empresa informa ter constatado que os veículos envolvidos estão equipados com uma vedação de borracha na cobertura do motor do limpador do para-brisa e de sua placa eletrônica de controle que pode ter sido produzida fora das especificações do projeto. Ao longo do tempo e do uso, essa borracha poderá deteriorar, permitindo, eventualmente, a entrada de umidade na cobertura, causando corrosão no circuito impresso da placa eletrônica e, consequentemente, o não funcionamento correto do motor do limpador. Se os limpadores ficarem inoperantes durante condições de chuva, a visibilidade do condutor poderá ser prejudicada, podendo incorrer, em casos extremos, em acidentes graves.

- Publicidade -

A Hyundai orienta para que o condutor fique atento a qualquer indício de mau funcionamento do limpador. Se identificada alguma operação imprópria, deverá procurar imediatamente o serviço autorizado da marca. Para mais informações, disponibiliza o telefone 0800 770 3355, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e o site www.hyundai-motor.com.br/recall.php

O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos: A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei – O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

- Publicidade - Ofertas FIAT

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.”

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.
Conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo ‘observações’ do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil