sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Jaguar XE celebra seu primeiro ano com marco histórico de reciclagem

Ao comemorar o primeiro ano completo de vendas do Jaguar XE, o projeto pioneiro de alumínio reciclado “REALCAR” contribui para o avanço do uso intensivo de alumínio na carroceria do sedã alcançasse um marco significativo.

A Jaguar Land Rover recuperou mais de 50 mil toneladas de sucata de alumínio, o peso de 200 mil carrocerias do Jaguar XE, de volta para o processo de produção durante 2015/16, evitando que o equivalente a mais de 500 mil toneladas de CO2entrasse na atmosfera por não utilizar material de alumínio primário.

- Publicidade -

Os números são resultados do projeto “REALCAR”, que envolve 11 oficinas de prensagem do Reino Unido dentro de um circuito fechado. O processo segrega resíduos de sucata de alumínio e ser enviado de volta à produção, para, desta forma, ser derretido em folha de alumínio reciclado e usado nos veículos da Jaguar Land Rover.

O projeto de pesquisa liderado pela Jaguar Land Rover, com parte financiada pelo Innovate Reino Unido, também viu o desenvolvimento de uma liga à base de alumínio reciclado, que pode aceitar uma percentagem mais elevada da sucata recuperada.

Em 2014, o Jaguar XE tornou-se o primeiro carro do mundo a utilizar esta liga de alumínio de alta resistência inovadora, desenvolvida pelo parceiro do projeto Novelis.

- Publicidade -

Mais de £7 milhões foram investidos nas máquinas de prensagem das próprias unidades de manufatura de Halewood da Jaguar Land Rover, além de Castle Bromwich e Solihull, com a instalação de sistemas de segregação para capturar e distribuir a sucata de alumínio para o re-derretimento, reduzindo resíduos, mantendo maior qualidade e valor no material.

A recuperação do alumínio oferece enormes benefícios de sustentabilidade, pois a sua reciclagem requer até 95% menos energia do que a produção de alumínio primário.

Nick Rogers, diretor do grupo de engenharia, disse: “A inovação está no núcleo de tudo o que fazemos na Jaguar Land Rover. Somos movidos pelo desejo de produzir cada vez mais, ser cada vez mais leves e com excelência de nível mundial, mas também queremos ser líderes na forma como construímos carros. Projetos inovadores como a REALCAR demonstram o nosso empenho em enfrentar de frente os desafios da sustentabilidade. O seu sucesso até hoje representa um passo importante no sentido de atingir o nosso objetivo de usar até 75% de alumínio reciclado nas carrocerias dos nossos veículos até 2020.”

- Publicidade -

O alumínio reciclado da classe estrutural foi, desde então, testado e introduzido nas carrocerias de alumínio de baixo peso dos novos modelos Jaguar XF e F-PACE.

O projeto REALCAR faz parte da estratégia de economia circular da Jaguar Land Rover para melhorar a eficiência dos recursos em toda a empresa.

#JLRclosedloop #REALCAR

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn