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Boletim Técnico | Eixo traseiro direcional

Você sabia que temos uma tecnologia em que o veículo, para realizar uma curva com melhor desempenho, gira as rodas traseiras para auxiliar as rodas dianteiras? Claro que esse giro da roda traseira é bem menor que o da roda dianteira, porém melhora a eficiência em uma curva.

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As grandes vantagens dessa tecnologia são: maior agilidade sem perda de estabilidade em velocidades altas e menor desgaste dos pneus.

Como funciona?  O eixo traseiro direcional é utilizado em caminhões, ônibus e automóveis de luxo. Com estes últimos, funciona assim: em velocidades de até 50 km/h, o sistema gira as rodas traseiras no sentido contrário ao das dianteiras. Isso mesmo.

Assim, ele torna o raio do giro menor, o comportamento de direção em curvas fica mais dinâmico, e as manobras, mais fáceis.

Já acima de 80 km/h, as rodas traseiras giram no mesmo sentido das rodas dianteiras.  O resultado é uma maior estabilidade de direção em manobras como mudanças rápidas de pista na rodovia.

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Dependendo da situação, entre 50 e 80 km/h, ocorre uma alternância contínua entre o sentido contrário e o mesmo sentido.

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