O grupo Renault anuncia resultados comerciais recordes no 1º semestre de 2016. Nos seis primeiros meses, em um mercado automobilístico mundial em alta de 2,5%, os emplacamentos do grupo Renault estão em forte crescimento de 13,4%, para 1,57 milhão de veículos. A participação de mercado está em alta de 0,3 ponto para 3,5%.
“Nossas participações de mercado estão em alta em todas as regiões, principalmente com uma forte dinâmica na Europa e na região África – Oriente Médio – Índia. Alavancada pelo sucesso de uma gama de produtos renovada, a marca Renault registra crescimento de 16% no mundo, e a Renault Samsung Motors de 25,9% na Ásia. A Dacia continua a avançar, com um novo recorde de vendas neste semestre em nível mundial”, declarou Thierry Koskas, membro do Comitê Executivo e Diretor Comercial do Grupo Renault.
Na Europa, o Grupo mantém um crescimento maior que o mercado, com 968.603 veículos emplacados no 1º semestre.
Os emplacamentos do Grupo estão em alta de 14%, enquanto que o mercado teve uma progressão de 9,6%. A participação de mercado do Grupo ficou em 10,6% na Europa.
Sozinha, a marca Renault registra um crescimento de 15,6% com os novos modelos Kadjar, Espace, Talisman e Novo Mégane. O Clio 4 é o 2º veículo mais vendido na Europa, e o Captur é o crossover número 1 de sua categoria.
No segmento de veículos elétricos, a participação de mercado da Renault chegou a 27%, e o ZOE registra um crescimento de 40% de seus emplacamentos.
Os emplacamentos da Dacia tiveram um avanço de 9% na Europa; assim, a marca apresenta um novo recorde neste primeiro semestre.
Na França, a participação de mercado do Grupo chegou a 27,4%, em progressão de 0,5 ponto. Os emplacamentos estão em alta de 11,2%, em um mercado que cresceu 9%. Nos seis primeiros meses do ano, o Grupo vendeu 361.670 veículos; 4 de seus modelos estão entre os 10 veículos de passeio mais vendidos, com o Clio 4 ocupando o topo das vendas.
Fora da Europa, as turbulências encontradas nos mercados russo, brasileiro e argelino continuam a pesar na atividade automobilística local.
O Grupo resiste bem nestes mercados e sua penetração avança nestes três países. Associada ao dinamismo do Grupo em mercados como a Índia, Turquia, Argentina e Irã, esta solidez permite aumentar a participação de mercado das marcas do Grupo Renault em cada uma das respectivas regiões.
Na África – Oriente Médio – Índia, os emplacamentos do Grupo estão em alta de 38,2%, para uma participação de mercado de 5,4%.
Na Índia, o sucesso do Kwid se confirma com 150.000 pedidos desde o lançamento. A participação de mercado aumentou 2,3 pontos, para 3,8%.
No Irã, o Grupo continua a trajetória iniciada no final de 2015, triplicando as entregas ao tirar proveito da reabertura progressiva do mercado. A participação de mercado atingiu 5,8%, em alta de 4,2 pontos.
No Magrebe, apesar de uma progressão de participações de mercado de 3,9 pontos, os emplacamentos recuaram 14,7%, em razão da queda do mercado argelino de 53,7%.
No contexto de uma nova regulamentação na Argélia para limitar as importações, o Grupo é líder no país, com uma participação de mercado recorde de 41,7%, em alta de 10 pontos. Anunciado em 23 de junho passado, o lançamento da produção do Dacia Sandero na fábrica de Orã é um novo trunfo para desenvolver os volumes.
Na Ásia Pacífico, as vendas tiveram um avanço de 12,8% em um mercado em alta de 3,8%, principalmente devido à boa performance da Renault Samsung Motors na Coreia do Sul, que aumentou 25,9%. Lançado em março de 2016, o SM6 já registra 27.200 unidades vendidas.
Na China, este primeiro semestre marca o lançamento da produção do Kadjar.
Na região Eurásia, o Grupo aumenta seus emplacamentos em 4%, bem como sua participação de mercado em 1,6 ponto, chegando a 12,9%.
Na Turquia, enquanto o mercado está em alta de 1,4%, o Grupo tem uma performance superior, com um crescimento de 16,8% em seus emplacamentos, alavancado principalmente pelo Fluence, que registra um crescimento de 39%.
Esta performance compensa o enfraquecimento do mercado russo (-14%), no qual o Grupo resiste bem, apresentando uma penetração em progressão de 0,4 ponto, para 7,7%.
Nas Américas, a participação de mercado do Grupo avançou 0,3 ponto, para 6,2%. Em um mercado regional em queda de 8,2%, os emplacamentos do Grupo recuaram apenas 3,1%.
A marca Renault desfruta plenamente da reabertura do mercado na Argentina, com seus emplacamentos em forte avanço de 22,2%, em um mercado em alta de 5,7%.
No Brasil, o Grupo resiste bem em um mercado automobilístico fortemente enfraquecido (-25,1%), e sua participação de mercado avançou 0,3 ponto, para 7,3%.
O lançamento futuro da nova picape Renault ALASKAN, apresentada em 30 de junho passado na Colômbia, permite que o Grupo se posicione na região neste segmento.
PERSPECTIVAS COMERCIAIS PARA 2016 – No segundo semestre, o Grupo deve continuar a usufruir plenamente da renovação de sua gama de produtos na Europa – com o Talisman, Novo Mégane e o futuro lançamento do Novo Scénic – e, fora da Europa, da dinâmica do Kwid na Índia, do Kaptur recentemente lançado na Rússia, do Kadjar na China, e do SM6 na Coreia do Sul.
Neste contexto, o Grupo confirma seus objetivos anuais de:
– Manutenção do crescimento de seus volumes mundiais.
– Fortalecimento da marca Renault na Europa.
– Progressão de suas posições em cada uma das cinco regiões.
TOTAL DOS EMPLACAMENTOS DO GRUPO VP+VU PAR REGIÃO
*Acumulado dos emplacamentos ao final de junho** Europa = UE (28 países – Bulgária & Romênia) + Balcãs (5 países) + Islândia, Noruega & Suíça. TOTAL DOS EMPLACAMENTOS POR MARCA
*Acumulado dos emplacamentos ao final de junho 15 PRINCIPAIS MERCADOS DO GRUPO AO FINAL DE JUNHO DE 2016
*Dados registrados ao final de junho de 2016 (vendas), exceto Twizy. |