quinta-feira, 2 maio , 2024
28 C
Recife

Novo sistema de som Burmester® 3D High-End Surround é destaque no novo Panamera

O novo Porsche Panamera traz, de forma pioneira, o recém desenvolvido Sistema de Som 3D High-End Surround da Burmester®. Dois alto-falantes adicionais nas colunas A trabalham em conjunto com a tecnologia Auro 3D para gerar um padrão sonoro espacial tridimensional que remete às melhores salas de concerto do mundo.

- Publicidade -

Este sistema opcional, disponível para todos os modelos do Panamera, tem uma potência de saída total de 1.455 watts e utiliza 21 alto-falantes controlados individualmente – incluindo um subwoofer classe D com 400 watts e um sistema central de duas vias.

Porsche Panamera foi pioneiro em som de alta qualidade no segmento de luxo – A primeira geração do Porsche Panamera foi o ponto de partida para algo que nunca tinha sido oferecido anteriormente: um carro esportivo dispondo de um genuíno sistema de som de altíssima qualidade, desenvolvido por conhecedores de música para conhecedores de música.

Dieter Burmester assumiu pessoalmente a responsabilidade de desenvolver a arquitetura e a afinação cuidadosa de um sistema de som que, desde 2009, vem estabelecendo o padrão de máxima qualidade sonora em veículos de série.

Desde então, os sistemas de som Burmester® são oferecidos em todos os veículos da gamas de produtos Porsche.

- Publicidade -

Evolução da experiência sonora no novo Panamera – Com o desenvolvimento do novo Panamera, o objetivo foi melhorar ainda mais o desempenho de referência já entregue pelo sistema de som Burmester®.

Mais especificamente, o objetivo foi elevar a experiência emocional. Para conseguir isso, foram usadas tecnologias de áudio no estado da arte, incluindo amplificadores classe D potentes e altamente eficientes, algoritmos inteligentes para aprimorar a qualidade do som e os últimos desenvolvimentos em processamento Auro 3D.

Através desse conjunto de recursos, o sistema oferecido no novo Panamera proporciona pela primeira vez uma experiência baseada nas melhores salas de concerto do mundo.

Evidentemente, medidas da afinação convencionais também foram parte do processo de desenvolvimento. Por exemplo, sistemas de alto-falantes com alto nível de eficiência foram implementados e a área de membrana acusticamente efetiva foi significativamente aumentada.

Enquanto o sistema de som envolvente do primeiro Panamera trazia 16 alto-falantes, o novo Panamera traz 21, perfeitamente posicionados, proporcionando uma impressionante experiência sonora.

- Publicidade -

O sistema presente no novo Panamera compreende um total de oito woofers, três alto-falantes de médio alcance, dois alto-falantes de alta amplitude e sete tweeters, assim como um subwoofer na parte traseira.

A Porsche é a única fabricante a utilizar o Air Motion Transformer (AMT) da Burmester em veículos. No novo Panamera, a tecnologia AMT – usada nos canais frontais – foi completamente reprojetada e proporciona um nível de eficiência que foi aumentado em seis decibéis.

A massa oscilante do material dos cones dos novos alto-falantes AMT foi cortada praticamente pela metade em comparação com o design anterior, enquanto a área do pistão permanece a mesma.

Além disso, o canal central do sistema de som agora traz, juntamente com um alto-falante AMT, a tecnologia de duas vias. Essa disposição produz um som limpo e claro e garante uma reprodução extremamente homogênea e realista de instrumentos e vozes, elevando assim a qualidade sonora também do sistema de controle vocal e do sistema de navegação.

Melhorias de eficiência e construção com peso reduzido também foram introduzidas no sistema de som – Todos os drivers usados no sistema de som Burmester® são muito duráveis e agora vêm equipados com estruturas de alumínio fundido leves e resistentes à torção.

Os drivers também são posicionados nas posições ideais dentro do veículo para evitar perdas sonoras e de eficiência, permitindo assim não apenas a mais dinâmica performance, mas um desenvolvimento sonoro mais consistente dentro do carro.

Graças a um nível máximo de som de 126 decibéis, o sistema de som também proporciona uma representação bem equilibrada e dinâmica até mesmo de materiais originais desafiadores.

Amplificadores classe D de alta eficiência controlam todos os 21 alto-falantes. A potência de saída total foi aumentada em torno de 40 por cento, atingindo 1.455 watts, porém com um consumo de energia consideravelmente reduzido.

Só para o subwoofer, são disponibilizados 400 watts. Os amplificadores atingem um nível de eficiência de mais de 95 por cento e, porque pesa apenas 14,3 kg, o sistema de som Burmester® alcança uma nova relação peso-potência de ótimos 0,009 kg/W, como é tradicional no segmento dos carros esportivos.

Som limpo e realista com processamento 3D e reforço de sinal – O Sistema de Som Burmester 3D High-End Surround oferece pela primeira vez num veículo uma atmosfera realista de sala de concertos. Os desenvolvedores fizeram um esforço consciente para não usar nenhum dos efeitos sonoros espaciais comuns em salas de cinema.

Em vez disso, procuraram um formato focado na melhor reprodução musical possível. Trabalhando com os Estúdios Galaxy, baseados na Bélgica, a equipe conseguiu implementar no sistema de som Burmester ® um algoritmo desenvolvido especialmente para música.

O algoritmo produz uma impressão musical tridimensional que, anteriormente, só podia ser experimentada em salas de concerto.

O formato de processamento Auro 3D, pela primeira vez usado num veículo para esse fim, se destaca por uma impressão espacial extremamente realista que pode ser gerada a partir de qualquer fonte – inclusive mono.

No novo Panamera, o formato de processamento 3D possibilita estender sutilmente o som à frente e até mesmo acima do ouvinte.

O sistema de som Burmester® demonstra da melhor forma sua espetacular qualidade sonora quando reproduzindo material musical otimizado, não comprimido e de alta resolução.

Mesmo assim, o sistema continua gerando uma experiência sonora excepcional quando toca material musical com dados comprimidos, como conteúdo stream via Bluetooth, rádio digital ou arquivos MP3.

Além disso, um algoritmo especial que restaura o sinal de áudio em linha com o tipo de material fonte foi empregado pela primeira vez no sistema do Panamera. Influências negativas na qualidade do som resultantes de amplitude de banda limitada, artefatos de codificação e pré-eco são restauradas com eficiência pelo algoritmo de aprimoramento do sinal.

As limitações típicas presentes na dinâmica de fontes musicais com dados reduzidos também são retificadas para utilizar totalmente o potencial de áudio do sistema de som.

Naturalmente, o processo de aperfeiçoamento também é beneficiado por todos os outros recursos oferecidos pelo sistema de som Burmester®: uma audição relaxante por meio de uma função suave para longos períodos, além da função 3D variável e a opção de focar o som num assento determinado estão disponíveis.

Com todas essas melhorias, o novo Sistema de Som Burmester 3D High-End Sur-round proporciona uma experiência sonora ainda mais emocionante e realista do que antes.

Na Alemanha, o sistema custa 6.747,30 euros para o Panamera 4S e 5.331,20 euros para o Panamera Turbo.

O novo sistema de som Burmester® também estará disponível no mercado brasileiro para o Novo Panamera 4S e para o Panamera Turbo, no entanto, os preços ainda não estão definidos.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais