A Mercedes-Benz anunciou em Hanover, na Alemanha – durante o 66º Salão Internacional de Veículos Comerciais, o IAA 2016 – o início das obras do maior e mais completo campo de provas do Brasil totalmente dedicado a caminhões e ônibus. Com investimento inicial de R$ 70 milhões, o local abrigará, num terreno de 1,3 milhão de metros quadrados, uma estrutura especializada e 18 pistas de asfalto, concreto e terra, numa extensão total de 25 km para os mais variados tipos de testes.
“Escolhemos o maior evento de veículos comerciais do mundo, o IAA, para anunciar este novo marco de inovação que coincide com os 60 anos da nossa Empresa, completados na próxima semana, 28 de setembro”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, que apresentou essa novidade juntamente com Stefan Buchner, presidente mundial da Mercedes-Benz Trucks. “Esse moderno e avançado campo de provas ampliará notavelmente a nossa capacidade de desenvolvimento tecnológico de caminhões e ônibus, consolidando a unidade brasileira como referência muito importante para a Daimler e para o setor automobilístico no País”.
De acordo com o executivo, essa iniciativa reforça a vocação de inovação da marca, acelerando a geração de soluções específicas para os clientes brasileiros e de diversos países. “Ou seja, nunca paramos de inovar e agora estamos focando também a nossa estrutura, movendo assim novamente o futuro, como sempre fizemos durante todos os 60 anos de atuação da Empresa no Brasil”, ressalta Philipp Schiemer.
Para Stefan Buchner, o investimento no campo de provas consolida o papel daMercedes-Benz do Brasil como importante player mundial da Daimler no desenvolvimento de veículos comerciais. “Mais do que nunca, o Brasil será referência para outras unidades do Grupo, fomentando ainda mais sua capacidade de desenvolvimento, otimizando a realização dos mais diversos testes com caminhões e ônibus para o mercado local e para diversos países atendidos pela Daimler, como Rússia, Índia, China e África do Sul, os demais membros do BRIC, por exemplo”.
Referência de um dos mais modernos campos de prova do mundo – Com obras de terraplanagem já em execução, o início de operação do campo de provas está programado para o segundo semestre de 2017. Este será o maior e mais completo do Hemisfério Sul para desenvolvimento e homologação de caminhões e ônibus, bem como o maior da Daimler fora da Alemanha.
Localizado em Iracemápolis, no interior de São Paulo, o campo de provas daMercedes-Benz do Brasil tomará por base um modelo similar ao da Daimler em Wörth, na Alemanha, um dos mais modernos do segmento de veículos comerciais da Companhia e também do setor em todo o mundo. Com isso, poderão ser realizados, aqui no Brasil, testes e ensaios com o mesmo rigor e padrão técnico e métrico seguidos por outras plantas do Grupo. “É justamente essa capacidade que nos credencia a testar veículos para diversos mercados. Um ótimo exemplo é a pista de testes de durabilidade, que terá mil placas de concreto que não se repetem. Elas são idênticas às colocadas na pista da Alemanha”, diz Christof Weber, vice-presidente de Desenvolvimento de Caminhões e Agregados da Mercedes-Benz do Brasil e um dos responsáveis pela idealização do campo de provas de Wörth.
A concepção da pista de testes brasileira contou também com a consultoria da empresa alemã Tilke, parceira da Daimler no campo de provas de Wörth e em outras obras, e que também elabora projetos de pistas da Fórmula 1.
[box type=”success” align=”aligncenter” ]Philipp Schiemer: “Escolhemos o maior evento de veículos comerciais do mundo, o Salão IAA na Alemanha, para anunciar este novo marco de inovação que coincide com os 60 anos da Mercedes-Benz do Brasil”.
Com investimento de R$ 70 milhões, a Empresa dá início às obras de infraestrutura e das pistas de testes, o que ampliará notavelmente sua capacidade de desenvolvimento tecnológico de veículos comerciais. Iniciativa acelera a geração de soluções específicas para os clientes brasileiros e também de diversos países atendidos pela Daimler.
Em terreno de 1,3 milhão de metros quadrados, o campo de provas terá uma extensão total de 25 km, com 18 pistas de asfalto, concreto e terra. Inauguração está prevista para o segundo semestre de 2017.[/box]
Nova pista trará ganhos de produtividade e know-how – Por meio do investimento em seu próprio campo de provas, a Mercedes-Benz do Brasil garante e amplia os recursos para o desenvolvimento do produto nacional, visando, em primeiro lugar, o cliente e suas demandas específicas para um mercado tão competitivo quanto o brasileiro. Essa unidade será um laboratório que simulará, em condições reais, situações de tráfego, segurança e comportamento dos veículos que estarão em breve nas estradas. “Demandas como conforto e robustez serão verificadas e testadas de maneira ainda mais completa”, destaca Weber.
A robustez será um grande destaque na realização de severos testes no Brasil. Com isso, o campo de provas ganhará um inestimável know-how e estará apto para oferecer serviços em âmbito mundial.
O campo de provas trará ganhos de produtividade para a Mercedes-Benz do Brasil na execução de testes e no desenvolvimento de caminhões e ônibus. Isso se deve ao fato de que todas as atividades estarão concentradas num mesmo local, o que inclui variados testes funcionais, de ruído, estruturais e off-road, além de homologações de itens de segurança, ruídos e emissões gasosas.
Além das pistas, o centro de testes terá uma estrutura de apoio com salas, computadores, rede de TI e oficina mecânica. Contará ainda com o suporte da fábrica de automóveis no que se refere à segurança, atendimento médico, alimentação e outros serviços aos cerca de 60 colaboradores da equipe, que já atuavam no Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Empresa na fábrica de São Bernardo do Campo.
Empresa tem longa tradição de desenvolvimento tecnológico – Esse novo marco histórico consolida o papel da Mercedes-Benz do Brasil como importante polo de desenvolvimento de veículos comerciais da Daimler. Além disso, reforça o compromisso da Empresa com a evolução tecnológica de caminhões e ônibus no País, o que teve início, há 53 anos, com a criação da área de Engenharia de Produto em 1963. Posteriormente, surgiu a área de Engenharia Experimental em 1970 (para veículos, motores e componentes) e depois, o Centro de Desenvolvimento Tecnológico em 1991 (o maior da Daimler fora da Alemanha para veículos comerciais Mercedes-Benz e o maior do setor no Brasil e na América Latina).