Versão exibida no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo é uma interpretação moderna e completa do cupê clássico esportivo, que agora será produzido em série
Uma combinação perfeita entre um design arrojado e um desempenho notável caracteriza o conceito do Chevrolet Camaro, que está em exibição no estande Chevrolet neste Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.
O modelo recaptura o espírito de um dos mais populares cupês esportivos mundiais de todos os tempos, e redefine o Camaro para as novas gerações de aficionados.
O Conceito Camaro personifica o desempenho e a paixão que fizeram da primeira geração do modelo um dos carros mais procurados pelos colecionadores, atualizando a fórmula com um motor eficiente em combustível, chassis sofisticado e execução de um projeto contemporâneo.
A meta é fazer o cupê esportivo apropriado aos entusiastas mais jovens e simultaneamente reter o apelo a seus atuais aficionados.
O capô longo, plataforma curta e posição larga do Conceito Camaro não deixam dúvidas: trata-se de um carro de desempenho forte.
Estes aspectos são suportados por um V-8 em alumínio de 400 cv, transmissão manual de 6 velocidades e um sofisticado chassis com suspensão independente nas 4 rodas.
Da mesma forma que seus antecessores, o Conceito Camaro seria prático o suficiente para uso diário.
Está equipado com dispositivos de economia de combustível como, por exemplo, tecnologia de desativação do cilindro de Gerenciamento Ativo de Combustível (Active Fuel ManagementTM). Seu tamanho confortável adapta-se a vagas nas ruas e estacionamentos.
Projeto limpo e resistente – Devido à herança eficiente do Camaro, o time de Projeto da GM escolheu um tema que presta uma homenagem ao Camaro original, ao mesmo tempo em que pode ser instantaneamente reconhecido como um carro completamente novo.
O fato de o Camaro estar fora de produção por vários anos, fez com que este conceito honrasse a herança mais correta do modelo original.
O Camaro 1960, considerado por muitos como o melhor projeto da primeira geração, constitui-se em uma inspiração significativa.
Como os times de Projeto da GM em Warren, Michigan, trabalharam com alternativas para o Conceito Camaro, eles também se voltaram ao último Corvette e à aparência de avião YF-22, buscando um projeto que incluísse o espírito que fez do modelo de 1969 um grande carro, mas interpretando o espírito de uma maneira revigorada e excitante.
“As proporções gerais, frente larga e as formas robustas do pára-lama mostram que este é um veículo equipado com motor dianteiro, com tração nas duas rodas traseiras”, afirmou Tom Peters, diretor do projeto.
A grade dianteira proeminente e a saliência do capô nos remetem à potência do motor V-8 inspirado no Corvete.
Grandes rodas e pneus, evidenciam freios de alto desempenho e os formatos proeminentes de pára-lamas indicam que o Conceito Camaro tem a direção e frenagem para acompanhar o trem de força.
O habitáculo do Camaro abriga entre formas de pára-lama definidos agudamente, um elemento de projeto inspirado pelos aviões de combate e no novo Corvette.
E como qualquer veículo de alto desempenho, o projeto limpo e determinado é parte integrante da estética.
“O Conceito Camaro não é apenas uma forma de estilo. O projeto incorpora o que o veículo necessita para atingir seu nível ideal”, disse Peters.
O mesmo projeto determinado é refletido no interior do Conceito Camaro. Os medidores e a gota do acabamento laranja encontrados na primeira geração clássica de Camaros, mais o projeto geral e a execução refletem a funcionalidade sem absurdos que os motoristas esperam de veículos esportivos de alto desempenho Chevrolet.
Desempenho para o mundo real – O Conceito Camaro caracteriza a última geração dos legendários V-8 de bloco pequeno da GM.
Os motores LS2, 6,0 litros possuem um bloco de alumínio e cabeçotes para peso leve e Active Fuel ManagementTM, que fecha os quatro cilindros para economizar combustível quando o motor estiver com leve carga. Esta versão de conceito do LS2 tem uma potência de 400 cv.
A transmissão manual de seis velocidades do Conceito Camaro oferece uma vasta gama de relações para aceleração agressiva fora de linha, ultrapassagem confiante e eficiente em viagens na estrada.
Os carros esportivos modernos são mais que apenas velocidade em linha reta, assim o Conceito Camaro caracteriza um chassis sofisticado de tração nas duas rodas traseiras.
Sua suspensão dianteira e traseira independente possui molas progressivas e amortecedores pressurizados a gás. Freios a disco ventilados nas quatro rodas proporcionam uma frenagem confiável sob qualquer circunstância.
Realçando tanto o desempenho como a aparência do Conceito Camaro, estão as rodas exclusivas de liga leve de cinco raios, 21 polegadas (rodas dianteiras) e 22 polegadas (rodas traseiras).
Um ícone americano – Projetado na metade dos anos 60, a primeira geração do Camaro capturou o otimismo de uma era.
Os Baby Boomers eram adolescentes, “rock-and-roll” e Motown ditavam a moda, e a cultura americana estava varrendo o globo.
Da mesma forma que o Impala, Chevelle e Sting Ray, o novo Camaro exibia a força do Chevy em trazer carros com estilo e de alta qualidade a um público de tendência atual .
Suas proporções dramáticas e linhas elegantes lembravam tanto o Corvette e os Gran Turismos italianos daquela época.
E seu trem de força em linha, que logo incluiu o potente Z-28 bloco pequeno e o bloco grande 396s e 427s, deram ao Camaro o desempenho para acompanhar sua aparência.
Mas o que realmente fez do Camaro um ícone americano, foi o fato de ele ser acessível a milhões. Chevy vendeu mais de 699.000 Camaros nos três primeiros anos.
Assim, para cada Z-28 levando a bandeira marcada na pista, existiam milhares de Camaros menos exóticos cruzando cinemas, restaurantes, lanchonetes, ou levando a família em férias.
“O Conceito Camaro é projetado para ter aquele mesmo vasto apelo, com um estilo, espírito e desempenho inconfundíveis”, afirmou ED Welburn, Vice-presidente global da GM de Projetos. Os compradores de veículos disseram: “A GM irá construir um Chevrolet Camaro completamente renovado”.
A próxima geração do cupê esportivo clássico começará a ser produzida em 2008 e estará à venda em 2009; será praticamente idêntica ao conceito fantasticamente popular revelado no último Salão do Automóvel de Detroit (NAIAS 2006).
A General Motors já havia anunciado em Detroit a produção em série do modelo – O Presidente mundial da GM, Rick Wagoner, anunciou que a empresa irá construir uma versão totalmente remodelada do cupê esportivo Camaro da Chevrolet, com base no conceito ganhador que roubou a atenção no Salão do Automóvel Internacional Americano e acendeu a paixão dos entusiastas por carros em todo o mundo desde então – até os consumidores impulsivos que fizeram pedidos e enviaram cheques na esperança de fazer depósitos antecipados.
“A resposta esmagadoramente entusiástica ao Conceito Camaro continua a recordar-me o lugar exclusivo e icônico que nossos produtos podem ter sobre o coração de nossos clientes”, salientou Wagoner.
“Camaro é muito mais que um carro, ele simboliza o espírito americano e seu amor pelos automóveis.”
O Camaro completamente remodelado começa ser produzido no final de 2008, e as vendas serão iniciadas no primeiro trimestre de 2009.
“O novo Camaro será praticamente idêntico ao conceito, uma interpretação completamente moderna do modelo 1969, considerado por muitos como sendo o melhor projeto dos carros de primeira geração”, afirmou ED Welburn, Vice-presidente global da GM de Projetos, que ganhou um Camaro SS 1969.
O cupê esportivo de motor frontal e tração nas rodas traseiras irá caracterizar uma suspensão traseira independente, e será oferecido em uma variedade de modelos com a opção de transmissão manual ou automática, e motores V-6 e V-8.
O Gerente Geral da Chevrolet, Ed Peper, disse que o novo Camaro irá atrair tanto homens como mulheres, e unir os clientes com lembranças apaixonadas de Camaros anteriores e com as quais primeiramente conheceram um Camaro quando o conceito foi revelado em janeiro.
“Pretendemos fazer com que o Camaro remodelado seja importante aos jovens compradores, e ao mesmo tempo que retenha seu apelo aos aficionados atuais”, afirmou Peper.
“A beleza dos melhores Camaros é que eles sempre foram bonitos de olhar e com desempenho que compete com os caros GTs europeus. Ainda são práticos o suficiente para serem dirigidos diariamente e com preços dentro do alcance de muitos compradores de carros novos”.
De fato, o time de projeto do Conceito Camaro personifica o apelo universal que Chevy visiona para o carro: O time principal que se reporta às faixas de desenhistas de vanguarda de 27 a 35 anos e que vêm de todas as partes do mundo, da mesma forma têm experiências similares crescendo com o amor pelo Camaro e pelos carros de desempenho americanos.
Seu conceito redefine o modelo para ambas as gerações de aficionados – já existente e novos – de uma maneira contemporânea, com desempenho ágil e tecnologia moderna.
Peper disse que o Camaro irá complementar a carteira já popular de Chevy de veículos de desempenho liderados pelo Corvette e incluindo sua vasta série SS.