A Ford está testando uma tecnologia chamada “Aviso de Velocidade Ideal para Sinal Verde”. Trata-se de um sistema que coleta informação sobre o tempo de abertura dos semáforos e informa o motorista a velocidade que deve manter para evitar sinal fechado.
Essa tecnologia busca contribuir para a administração do fluxo de veículos em determinados horários. Quando em pleno funcionamento, vai realizar o sonho de todo motorista de poder rodar sem parar em nenhum sinal vermelho no caminho, o que é também um recurso de segurança pessoal, principalmente na madrugada ou em áreas de risco.
A tecnologia está sendo testada no Reino Unido, como parte do serviço de carros conectados UK Autodrive, o maior experimento de veículos autônomos e conectados do país.
O projeto, criado por 16 parceiros com financiamento de 20 milhões de libras, tem como foco tecnologias de comunicação veículo-a-veículo e veículo-a-infraestrutura para tornar a direção menos estressante e mais rápida, ajudando a economizar combustível.
“Não há nada pior do que voltar para casa em determinadas situações e parar num sinal vermelho atrás do outro”, diz Christian Ress, supervisor de Tecnologias de Assistência ao Motorista do Centro de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford Europa. “Dar aos motoristas um trajeto com sinal verde significa uma viagem mais segura, que reduz o trânsito, as emissões e o consumo de combustível.”
Experiências na Europa- Os motoristas do Reino Unido que usam o carro diariamente passam o equivalente a dois dias por ano esperando no sinal vermelho.
Tecnologias similares já são usadas por ciclistas em Copenhague e Amsterdã. Quando o motorista não consegue evitar um sinal vermelho, o sistema avisa o tempo que ele terá de esperar pela luz verde.
A Ford forneceu modelos Mondeo Hybrid (versão europeia do Fusion Hybrid) para esse estudo, que também testa um sistema de luz eletrônica de frenagem de emergência. Ele avisa quando um veículo à frente freia bruscamente, mesmo se estiver fora da visão, numa distância de até 500 metros.
No próximo ano, serão testados também sistemas que avisam o motorista quando há um carro bloqueando um cruzamento à frente, ou uma ambulância, carro de polícia ou de bombeiros se aproxima.