sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Lexus realiza avant première do conceito UX no Salão de Paris 2016

A Lexus apresentará, durante o Salão do Automóvel de Paris 2016, na França, a visão da marca sobre um SUV compacto do futuro: o conceito UX, que fará sua estreia mundial no evento.

Projetado pela ED2, Centro de Design da Lexus localizado na região sul do território francês, o UX representa um novo patamar na filosofia de design da fabricante e a redefinição da experiência de direção.

- Publicidade -

O conceito UX reflete a determinação da companhia na busca pela personalização que cada um de seus modelos deve apresentar, formado por caráter único, independente e permeado por um forte conceito.

No caso do conceito UX, o modelo é identificado por um estilo de design “inside-out” (de dentro para fora) e um estilo interior desconstruído.

O ousado projeto da Lexus incorpora tecnologias criativas, recheado por uma visão futurística, a fim de oferecer aos ocupantes uma experiência profundamente imersiva.

- Publicidade -

Esta sensação é gerada por meio da ergonomia apresentada no cockpit, que abrange todo o corpo do condutor e contém tecnologia de Interface Homem-Máquina (HMI) tridimensional.

O veículo também se destaca ao apresentar um novo projeto de design e tecnologia para assentos, o Kinetic Seat, especialmente desenhado pela Lexus em resposta a uma reavaliação dos princípios da ocupação dos assentos dos carros.

O segmento de SUVs compactos é o que apresenta, atualmente, o mais rápido crescimento dentro da categoria de automóveis de luxo nos EUA.

- Publicidade -

O UX foi projetado para envolver dois grupos distintos de clientes, tal como os jovens, que buscam por estilo, interior versátil e uma experiência de condução envolvente e clientes do segmento premium, que procuram um interior com alta funcionalidade e tecnologia embarcada em um veículo feito sob medida para os ambientes urbanos.

Deste modo, o conceito UX destaca a projeção da Lexus em atrair clientes jovens dos grandes centros urbanos e que estão cada vez mais conectados.

Crossover compacto radical – O conceito UX denota uma nova variação para crossovers de quatro lugares, contrastando com sua aparência, além de tração 4×4 para um presença fora de estrada marcante, com baixa distância em relação ao solo e posição de direção igual a de um coupé, caracterizado pelo desempenho dinâmico e dimensões compactas.

Conceito de design “inside-out” – No coração do projeto do UX encontra-se um conceito de design futurista “inside-out”, que cria uma forte sinergia entre o estilo exterior e interior.

Visto por cima, este desenho é mais predominantemente representado por um movimento em forma de X na arquitetura da cabine para o exterior e vice-versa.

Na frente, os pára-lamas do carro fluem para dentro da cabine para formar as telas do espelho eletrônico que mostram a imagem de câmeras instaladas na porta.

A parte superior do painel é mais baixa do que as telas para combinar um visual desconstruído com excelente visibilidade. Para a traseira, a carroceria flui novamente para dentro da cabine, formando a estrutura principal dos apoios de cabeça do banco traseiro.

O formato em movimento de X de dentro para fora é igualmente reforçado pela ênfase no estilo 4×4 de traços estruturais, concedendo ao modelo um formato de arco aerodinâmico eficiente, ao passo que adiciona um formato dimensional diferenciado ao design.

Interior visível – O conceito de estilo “inside-out” é ainda mais enfatizado pelos arcos das rodas, barras que traçam o teto, e as câmeras da porta.

Todos são acabados com o mesmo material e representam uma forma de estrutura contínua e ininterrupta. Exemplo disso está na estrutura interna do veículo, de onde é possível enxergar as barras do teto penetrarem a cabine, criando o primeiro pilar da estrutura interna.

Design fluido e altamente escultural – Outra evolução está na grade frontal com o símbolo da Lexus. Todo o volume em torno da grade cria a identidade do veículo, um ponto de partida mais tridimensional que traduz a forma da carroceria. Estes elementos externos são ligados entre si por superfícies altamente esculturais equivalentes a de um carro esportivo clássico.

Esta arquitetura é exclusiva para Lexus. A partir da lateral, o comprimento do capô sublinha ainda mais o forte aspecto linear do desenho, enquanto o pico da cabine é deliberadamente posicionado em um ângulo mais recuado, para criar um perfil dinâmico e personalizado.

Pintura e definição da forma – Mesmo a cor da carroceria do UX foi concebida para enfatizar a forma do veículo. Na ausência de linhas, a profundidade das multi-camadas da pintura “ametista-imersiva” servem para destacar as mudanças de volume, fazendo a definição da forma escultural do carro, que não é expressa por meio de um desenho orientado por linhas.

O conceito de “inside-out” não é meramente refletido na arquitetura geral do design, mas, também, em numerosos detalhes exteriores e interiores ao longo de todo o veículo, a representação exata de uma interpretação mais desafiadora das várias assinaturas de desenhos da Lexus.

As luzes diurnas (DRL) em forma de L estão agora posicionadas de forma a fundirem-se às principais lâmpadas, e o design da lanterna traseira agora é mais tridimensional e integrado ao spoiler.

No conjunto, as lâmpadas dianteiras e traseiras criam um eixo horizontal, que traçam todo o corpo do veículo. Para melhorar a utilização das luzes do DRL, fibras de luz que medem as saídas de ar nas extremidades do pára-choque dianteiro foram construídas por meio de projeto semelhante ao padrão da grade.

A grelha da grade frontal se espalha radicalmente para fora a partir do logotipo e é captado pelas fibras de luz adjacentes, enfatizando a largura do carro, aumentando sua robustez e presença.

Mesmo os pneus originais foram produzidos por materiais que remontassem o tema “inside-out”. O desenho do pneu foi criado em um processo de escultura a laser de alta tecnologia para expressar dois aspectos únicos.

O padrão de piso dinâmico maximiza o contato com as ruas, enquanto, pela visão lateral, enfatiza o desenho do crossover para transmitir integração perfeita com o design das rodas.

Exclusividade no interior – O exclusivo conceito de definição para o desenho interno do UX deu origem um pilar central que serve para sustentar as divisões entre exterior e interior.

O material do pilar central é feito de policarbonato transparente, concedendo, assim, maior transparência e harmonia para o ambiente interno do conceito UX.

Duas percepções de luxo na cabine- Sinalizada pela frente agressiva e afiada, de contornos mais suaves, a cabine do UX oferece duas percepções diferentes de luxo.

A frente representa sofisticação ágil e engajamento ao motorista e, na traseira, um estilo confortável e acolhedor, com o espaço reconhecido de um SUV robusto.

Ligados por um console central que flutua por toda a extensão da cabine para transparecer um design único na frente, as diferenças entre os espaços interiores são reforçadas pelo esquema de cores.

A cabine da frente é escura, para comunicar um ambiente premium, voltado mais especificamente ao motorista, enquanto a traseira do carro é leve e muito mais brilhante para criar um espaço acolhedor e atraente.

Desconstrução Interior – “Deconstrução” é um segundo princípio chave do projeto empregado no conceito UX da Lexus, sendo ressaltado na frente da cabine, onde, no lugar de um painel convencional, formas afiadas e angulares se sobrepõem e fluem umas sobre as outras para criar um forte jogo de sombras e contrastes, tornando-se difícil identificar onde começa ou termina.

Esta abordagem sugere que, para criar um ponto fixo, você só tem que indicar a sua posição hipotética com linhas convergentes. O cérebro preenche as lacunas para criar esse ponto na mente.

Tal “expressão indireta” – premissa de que você realmente não precisa ser capaz de ver alguma coisa para entender que ela realmente exista – está presente no centro de atuação em design da Lexus, sob a filosofia L-finesse.

Tecnologia empregada nos assentos – Os assentos do Conceito UX são inspirados pelo conceito de Kinetic para melhorar ainda mais a experiência do motorista. Esta tecnologia é explicada em mais detalhes pelo link: http://www.pressroom.lexus.com/releases/lexus-kinetic-seat-concept-premiere-2016-paris-motor-show.htm

Tecnologia 3-D imaginativa – A Lexus desenvolveu para o UX uma abordagem de instrumentação dual-zone, pela qual toda a tecnologia embarcada HMI foi concebida para oferecer aos usuários que vivem e trabalham em um ambiente cada vez mais conectado uma experiência inovadora e tridimensional.

A tela superior, por exemplo, é projetada a uma distância sob medida, para facilitar a visualização durante a condução. O controlador do painel de instrumentos abriga um globo transparente, que flutua na forma de um holograma, na qual a combinação das informações expressa uma interface funcional.

O console central abriga uma estrutura de cristal multi-facetado pelo qual o holograma controla o sistema de infotainment para o condutor e passageiro da frente.

Tecnologias avançadas – As tecnologias adotadas no veículo também ganham destaque no UX. Janelas eletro-cromáticas e espelhos retrovisores exteriores são substituídos por câmeras e espelhos eletrônicos mais afilados do que a caixa de um espelho retrovisor convencional.

As imagens são exibidas em telas internas, onde há total integração para contribuir com toda a arquitetura “inside-out” do design do painel.

O passageiro da frente, que tem uma experiência diferente do painel de instrumentos ao do condutor tem um controle de faixa de exibição de centro separada, embutida no painel da porta, ao lado do apoiador de braço.

Uma nova abordagem ergonômica – Em um novo ponto de partida para o conceito Lexus Interface Homem-Máquina (HMI), a ergonomia da área do cockpit flui a partir do corpo do condutor, através do assento até o volante.

Combinado com tecnologia tridimensional, esta abordagem de design cria uma experiência de condução exclusivamente envolvente.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn