O processo de aprendizado é imprescindível, tanto para os condutores que buscam a primeira habilitação, quanto para aqueles que querem retomar o direito de dirigir.
Em ambos os casos, existe a necessidade de educar o motorista para que ele seja mais consciente e responsável, sem abrir mão de um conteúdo teórico completo que compreende temas como legislação, direção defensiva, conceitos básicos sobre mecânica e outras questões relevantes que contribuem para uma formação efetiva.
Como o trânsito é um ambiente democrático, que abriga diferentes tipos de motoristas com perfis distintos, o conteúdo dos cursos de formação de condutores deve levar em consideração e identificar as necessidades individuais, a fim de propor soluções adequadas ao papel de cada um, de modo que os alunos se envolvam no processo de aprendizagem.
Um bom caminho é o de buscar alternativas diferenciadas de ensino, pautadas na personalização e interatividade.
Sintonizada com estas tendências, a Procondutor desenvolveu uma plataforma moderna, multimídia e interativa, que pode ser acessada de diferentes dispositivos, como computadores, tablets e smartphones, sem a perda da qualidade do ensino.
A empresa, que se dedica ao segmento de educação para o trânsito e formação de condutores desde 2004, traz ainda na bagagem a experiência do Grupo Tecnowise, que atua no setor desde 1987.
O objetivo central é oferecer para os clientes diferenciais eficazes para melhoria da formação de seus alunos, sempre tendo em mente o CFC e seus instrutores.
Responsável por auxiliar na educação de motoristas do estado de São Paulo ao longo de 12 anos, a Procondutor apoia os Centros de Formação de Condutores provendo conteúdo para auxiliar os instrutores na formação, reciclagem e especialização teórica dos alunos.
São oferecidos os cursos de 1ª habilitação, atualização da renovação da CNH e de reciclagem de condutores infratores, que foram relançados completamente reformulados e modernizados.
A proposta pedagógica considera que cada condutor possui ritmos e maneiras diferentes de aprendizado, por isso são oferecidos conteúdos exclusivos, que contam com funcionalidades como animações, vídeos, infográficos e games.
Além disso, o aluno possui ferramentas como o simulado, vídeos extras, artigos, apostilas e a tutoria, onde pode testar seus conhecimentos e esclarecer dúvidas.
“Os cursos da Procondutor foram desenvolvidos com o apoio de uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais especialistas das áreas de pedagogia, psicologia e engenharia, entre outros campos profissionais, para que o conteúdo pedagógico fosse completo, atrativo e construído de forma que pudesse ser aplicado à realidade do trânsito brasileiro considerando o perfil de cada aluno.
“Percebemos que a tolerância a cursos uniformes e rígidos tem sido cada vez menor, por isso concentramos esforços na inovação, com conteúdos interativos, passíveis de personalização e que utilizam infográficos, ícones, exercícios, animações e storytelling”, destaca Claudia Moraes, diretora de produtos da Procondutor. A metodologia dos cursos considera a educação um processo contínuo, que torna o aluno um agente transformador da realidade.
“Eles são construídos levando em consideração as particularidades de cada público de interesse, para que os alunos se sintam atraídos e à vontade, interagindo com o conteúdo de maneira intuitiva e construindo o próprio conhecimento sobre o assunto”, explica Claudia.
A plataforma traz conteúdos digitais que são adequados à legislação e reforçam o compromisso com a realidade existente no trânsito.
A diretora salienta que o material didático foi desenvolvido baseado na cultura brasileira, com personagens que remetem às características de diversidade do povo, fazendo com que o aluno se identifique com as situações, sentindo-se parte do todo e com o poder de atuar na construção de um trânsito melhor.
Além disso, os cursos são acessíveis, com a tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o cuidado especial na educação de idosos.
Os alunos matriculados nos CFCs clientes da Procondutor têm acesso a um aplicativo que libera vídeos, apostilas com informações sobre sinalização e infrações de trânsito, além de um simulado para testar os conhecimentos e se preparar para a realização da prova teórica.
Essa possibilidade permite que eles prossigam com os estudos mesmo quando estiverem no ônibus ou metrô, por exemplo. Entre 2003 e 2013, a educação a distância registrou um terço das 3,3 milhões de matrículas feitas no ensino superior, segundo o Ministério da Educação (MEC).
De acordo com a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), em 2014, 74% das matrículas em EAD no país eram em cursos livres.
Para quem pretende obter a CNH, o curso híbrido, que une educação presencial e a distância, oferece jogos com teor educativo, e traz animações, buscando atingir pessoas na faixa de 18 a 26 anos.
“O público mais jovem aprecia ferramentas que trazem agilidade e praticidade, precisam de desafios e de estímulo para executar tarefas. Esse grupo está acostumado com uma realidade mais imediatista, onde é possível realizar uma gama de atividades com poucos cliques”, observa a diretora.
Para aqueles que já estão familiarizados com a realidade do trânsito nas cidades brasileiras, mas que precisam passar pelos cursos de reciclagem ou de atualização da renovação, a proposta é apresentar o conteúdo teórico por meio de cases e infográficos, propondo situações que são passíveis de acontecerem na vida real com qualquer pessoa e que exigem reflexões sobre as ações no trânsito.
“Mesmo para os condutores mais experientes, algumas vezes conservadores, é possível propor por meio da tecnologia recursos para o aprendizado pela conscientização a fim de incentivar um comportamento mais seguro no trânsito”, finaliza Claudia.