quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

ARTIGO – Qualidade da marca: caminho para a fidelização do cliente

A qualidade da marca está totalmente ligada à fidelização. Em todos os segmentos de mercado, o consumidor se identifica, adere e se mantém fiel a determinadas empresas.

Mas todo esse processo não acontece de um dia para o outro. A construção do apego à marca geralmente é bem demorada. Então, como dar reconhecimento, valor e fidelização à marca?

- Publicidade - Ofertas FIAT

Antes de tudo, vale fazer uma analogia com a Fórmula 1, referência de qualidade para qualquer empresa. Ao assistirem a uma competição, pessoas se mostram totalmente aderidas à marca.

Como se torcessem por um time de futebol, vestem camisetas e bonés. Elas se identificam em função de um diferencial apresentado. Este talvez seja o segredo de mercado!

Na busca por novas práticas para alcançar a fidelização, é preciso oferecer qualidade com alto desempenho, que contemple todas as demandas do cliente e não gere dores de cabeça.

- Publicidade -

Vale, aqui, abrir parênteses para a importância da certificação em todo esse processo. Também vinculada à qualidade da marca, a certificação confere robustez a processos, produtos e sistemas.

Hoje há muitas opções de marcas em todos os segmentos.

No setor automotivo, são mais de 30 montadoras atuantes no Brasil, cada uma com uma particularidade: algumas se sobressaem por sofisticação porque atuam com públicos específicos; outras buscam popularização e assim por diante.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Em comum, devem se especializar no produto de interesse para fidelizar clientes.

Atualmente a qualidade da marca está bastante ligada à conectividade, ao meio-ambiente e à segurança. Quanto melhor essas características estiverem incorporadas à qualidade, maiores serão as chances de satisfação e, por consequência, fidelização do cliente.

Buscar constantemente entender e atender as demandas do mercado é um ponto importante!

Nesse contexto, é a somatória de toda a cadeia que gera fidelização. Assim como a montadora deve entender os requisitos do cliente para desenvolver o produto mais adequado, os fornecedores precisam ter a mesma percepção de qualidade da marca.

O mesmo vale para toda a rede de concessionárias e serviços, que têm contato direto com o cliente final.

O segredo da fidelização é a robustez em processos, sistemas e produtos. Isto vale para a relação entre autopeças e montadoras. O fornecedor é escolhido por alguma razão dentro de critérios pré-estabelecidos.

Enquanto tiver bom desempenho, provavelmente seja marca fidelizada. Se houver problemas regulares ou sistêmicos, pode-se abalar o relacionamento e eventualmente perder espaços.

Com oficinas, concessionárias ou lojas de reposição, vale o mesmo. A empresa pode ter instalações robustas, mas provavelmente perderá diversos clientes se não contar com pessoas qualificadas para realizar um atendimento adequado.

Quanto melhor for a percepção para entender e solucionar o problema, mais chances de consumidores se tornarem clientes.

Fidelização não pode ter comodismo. Se a empresa não avalia constantemente o seu produto, não investe em inovações e não se mantém próximo das demandas de mercado, pode perder a fidelização com rapidez.

No setor da aviação, quantas marcas tradicionais, reconhecidas como as melhores há 30 anos, já deixaram o mercado brasileiro?

O consumidor é extremamente volátil. Ele evolui constantemente as suas percepções e exigências. Portanto, a qualidade da marca não pode ser encarada como algo estanque, mas extremamente dinâmico.

O segredo é constantemente se medir e olhar para os desejos do mercado para inovar e manter a qualidade da marca.
Ingo Pelikan é presidente do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva

 

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil