Conectividade, robustez, performance e eficiência energética.
Apoiada nesses pilares e com foco total em aproximar-se ainda mais do consumidor, a Volkswagen do Brasil promete ser um dos destaques do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, entre os dias 10 e 20 de novembro.
Nessa edição, o conceito do estande será o “Volkswagen. Inspirada na sua vida.”, que é a nova orientação estratégica da marca no País.
E foi totalmente inspirada em cada uma das pessoas e nesta nova abordagem que a Volkswagen criou o seu estande, cuja intenção é que o público se sinta “abraçado” pela marca ao visitá-lo e, principalmente, que se reconheça nas ações que foram desenvolvidas especialmente para ele.
A Volkswagen possui o maior estande do Salão do Automóvel, com aproximadamente 5 mil m², sendo 4.500 m² de área interna e 450 m² de espaço externo.
Em um ambiente moderno, interativo e repleto de entretenimento, a marca oferecerá aos visitantes uma série de experiências interativas e altamente tecnológicas, exposição dos seus lançamentos e carros conceitos – a Volkswagen será uma das marcas com o maior número de novidades (são 12 modelos e, ao todo, 30 veículos expostos) –, shows, espaço externo exclusivo para test-drives, áreas especiais para mulheres e crianças, entre muitas outras atrações.
“Desenvolvemos carros que fazem parte da história das pessoas, desenhamos e produzimos desejos de milhões de vidas, por isso estamos dando foco a esses aspectos em todas as nossas iniciativas para o Salão do Automóvel. Queremos oferecer uma experiência de entretenimento inesquecível para todo o público do evento e, ao mesmo tempo, possibilitar um melhor conhecimento dos produtos da Volkswagen e seus diferenciais”, afirma o gerente executivo de Marketing Comunicação da Volkswagen do Brasil, Leandro Ramiro.
- Publicidade -
O sucesso do estande da Volkswagen é tanto que, em 2014, a Volkswagen venceu pela quarta vez o prêmio de “Melhor Estande do Salão do Automóvel” pelos jornalistas especializados da Abiauto (Associação Brasileira da Imprensa Automotiva).
Espaço Kids: diversão com música e tecnologia – Em um ambiente colorido e com muita inspiração em música e em tecnologia, o Espaço Kids promoverá o contato das crianças com a inovação de uma maneira bastante lúdica.
Em uma ação realizada em parceria com o Instituto Baccarelli – organização social patrocinada pela Volkswagen que oferece formação musical e artística de excelência para jovens na comunidade paulistana de Heliópolis, por meio de programas socioculturais –, as crianças serão recebidas no estande pelo “maluco” professor de música e com ele aprenderão a manusear e tirar as primeiras notas de um violino.
Conectando as crianças a um mundo ainda mais divertido, cada um delas também ganhará uma caixinha de som que poderá ser customizada conforme o seu gosto.
No Espaço Kids, os pequenos também vão se divertir com gangorras e ainda saborear um algodão-doce.
- Publicidade -
Espaço Mulher: um workshop dedicado às mulheres – As mulheres que forem ao estande da marca terão acesso a temas bem diversificados, que vão desde mecânica a dicas de beleza.
Neste espaço, dedicado exclusivamente ao público feminino, serão promovidos workshops sobre “Mecânica Interativa para Mulheres – MIM”, que visa ensinar noções básicas sobre o funcionamento e a manutenção dos veículos, e “Visagismo”, que é a arte de valorizar a beleza de um rosto pela harmonia entre maquiagem e penteado.
Para realçar ainda mais a beleza de cada visitante, o Espaço Mulher contará com a parceria da Vult Cosmética.
As visitantes também serão presenteadas com um brinde especial produzido pelo projeto “Costurando o Futuro”, da Fundação Volkswagen, que transforma em peças, como bolsas e acessórios, tecidos automotivos não utilizados pela Volkswagen do Brasil.
Premiação do concurso “Talento Design 2016” será realizada no Salão do Automóvel
- Publicidade -
O estande da Volkswagen no Salão do Automóvel também contará com um espaço totalmente dedicado à inovação no design automotivo, o “Talento Design”, onde ficarão expostos os trabalhos dos estudantes selecionados no concurso Talento Design de 2015.
No local também será realizada, em 17 de novembro, a premiação dos vencedores do concurso deste ano. Nesta edição, o tema “Blue Racing” propõe que os participantes desenvolvam um carro de competição. Os vencedores do concurso terão a oportunidade de estagiar por um ano no departamento de Design da Volkswagen.
Os autores dos três melhores trabalhos inscritos na primeira categoria (Shape Design) e o melhor classificado da segunda (Color&Trim) terão oportunidade de estagiar por um ano no departamento de Design da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), vivenciando e participando do dia a dia dos profissionais que desenvolvem os automóveis da marca.
O estágio é remunerado. O primeiro lugar também ganhará como prêmio um equipamento WACOM Intuos Pro, que é uma mesa digitalizadora, própria para o uso do trabalho de um designer. Muitos dos premiados nas edições anteriores do “Talento Volkswagen Design” deram continuidade às suas carreiras na própria Volkswagen, no Brasil e no exterior, ocupando posições de destaque na empresa.
Marca levará público a uma aventura digital, com experiências exclusivas de Realidade Virtual – A Volkswagen do Brasil desafiará os visitantes a mergulharem em quatro experiências de Realidade Virtual, com o apoio de diversas tecnologias de última geração, como simuladores de movimentos, óculos e outros equipamentos que despertarão todos os sentidos do público. São elas: TSI Xtreme, #VWeVC, up! HoloView e Desafio Cross.
TSI Xtreme: a atração combina um avançado sistema de realidade virtual com um potente simulador de movimentos, “transportando” o visitante para dentro de um motor TSI, onde ele poderá explorar toda a sua inovação.
A aventura será realizada em uma estrutura esférica que permite que os usuários tenham as sensações físicas de estar dentro de um cockpit.
Câmeras instaladas no simulador transmitirão para telas do lado de fora as reações dos participantes, sem revelar o conteúdo que eles visualizam nos óculos, aumentando a expectativa de quem aguarda na fila. A atividade é repleta de adrenalina, graças a óculos de realidade virtual, efeitos 4D e som binaural 360º.
#VWeVc: o objetivo da “#VWeVc” é unir a marca à inovação, divertindo o público enquanto proporciona uma experiência única e muita informação.
Utilizando óculos de realidade virtual e fones de ouvido, os visitantes serão transportados ao universo da marca que simula a linha de produção de um carro, onde vão explorar todas as tecnologias e diferenciais dos seus modelos.
Depois, eles serão transportados à Autostadt, a incrível cidade do automóvel da Volkswagen, na Alemanha. Durante cerca de três minutos, os participantes contarão com os efeitos 4D sincronizados ao filme, tais como ventiladores, aspersores e holofotes.
Ao término, eles ainda serão surpreendidos com a união da cena final do filme à cenografia real.
up! HoloView: nesta ação, o público entenderá como a junção de inteligência artificial, realidade mista (real e virtual), reconhecimento de voz e de gestos irão transformar o processo de venda de carros em um futuro muito próximo.
Com a incrível experiência “up! HoloView”, a Volkswagen apresenta, por meio de interfaces digitais, as avançadas tecnologias dos modelos da marca.
Utilizando óculos de Realidade Aumentada e posicionado em frente a um modelo up! TSI, em tamanho reduzido, o participante iniciará uma experiência futurista: conforme aparecem as imagens, um assistente virtual apresentará os principais destaques do up! através de hologramas posicionados ao redor do carro.
Desafio Cross: nesta experiência, o público será desafiado a conhecer a Nova Saveiro Cross, passando por uma estreita passarela de 4,5 metros colada no chão.
Aí é que entra a diversão: antes de sair, as pessoas colocam um óculos de realidade virtual e atravessam virtualmente uma estreita passarela de madeira, por cima de um Grand Canyon, tendo a mais realista sensação de estar a dezenas de metros de altura.
E para o desafio ficar ainda mais completo, haverá ventiladores simulando o vento durante a aventura.
Marca traz atrações inovadoras e interativas para apresentar suas tecnologias no Salão – Em um ambiente moderno, lúdico e interativo, o visitante também experimentará equipamentos inovadores e tecnológicos como o Assistance System Globe, a GTI Power Station e a Photoshooter.
O GTI Power Station, simulador de direção que demonstra a experiência de uma viagem com o modelo esportivo Volkswagen Golf GTI, permite que os participantes experimentem o desempenho da direção ao vivo – como se fosse de verdade.
O volante esportivo e o genuíno assento GTI fazem com que o jogo GTI Challenge seja uma forma divertida de dirigir. Sons realistas, uma máquina de vento integrada e uma grande tela trazem o dinamismo da direção para a experiência virtual do jogo.
Já com o Assistance System Globe, o usuário poderá aprender, em realidade virtual, como funciona o radar, a câmera e os sensores ultrassônicos de um veículo autônomo.
O “Globe” apresenta ao usuário sistemas de assistência que aperfeiçoam a conveniência, dinamismo e segurança do veículo, tais como o Front Assist com Frenagem Urbana de Emergência e Monitoração de Pedestres, o Lane Assist (assistente de mudança de faixa de rolamento) e o sistema de Frenagem Automática Pós-colisão, que aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual.
Tudo isso é feito por meio de óculos de realidade virtual, que oferecem vista de 360 graus, possibilitando ao visitante reconhecer ondas de radar, ondas ultrassônicas e ondas infravermelhas.
No estande da Volkswagen, o visitante vai ter que malhar para fazer a sua famosa selfie. Na Photoshooter, ele será convidado a pedalar para gerar energia suficiente para tirar sua foto.
O moderno equipamento se trata de uma câmera fotográfica ligada a uma bicicleta, que, por meio de um gerador, transfere a energia muscular para a bateria da câmera e para uma pequena impressora de fotos.
Quando há energia elétrica suficiente, todas as luzes de LED no ícone da bateria se acendem e as imagens são impressas na hora.
Volkswagen promoverá “Mostra de Clássicos Volkswagen” para apaixonados pela marca no Salão – Os amantes de carros Volkswagen terão uma grande oportunidade de conferir a ação inédita que a marca promoverá durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2016, no dia 15 de novembro, no São Paulo Expo (SP): é a “Mostra de Clássicos Volkswagen”. Trata-se de uma exposição aberta ao público, que será realizada na área externa do Salão do Automóvel. Serão apresentados cerca de 50 modelos icônicos e customizados da marca, que levarão os visitantes a uma viagem incrível no túnel do tempo da Volkswagen.
Entre os veículos expostos, que são de propriedade dos cerca de 400 fãs e colecionadores que estarão presentes no evento. estarão o Gol GT, Gol GTS, Gol GTI, Corrado VR6, Fuscas customizados, Brasília, Kombi Pick-up, Passat GTS Pointer, Parati, Santana, Polo, diversas versões do Golf, entre outros clássicos da marca.
Os 50 modelos que serão expostos na Mostra chegarão no São Paulo Expo em carreata. O ponto de partida será o Centro de Treinamento Volkswagen, localizado na Avenida Washington Luis.
A Volkswagen do Brasil apoia inúmeros eventos realizados pelos seus clubes em todo o País. Entre os encontros realizados mais recentemente estão o VolksFest, o Dia Mundial do Fusca e o Bubble Gun Treffen.
Marca terá pista de arrancada com carros TSI e circuito Amarok no evento – Um dos pontos altos da 29ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo será a oportunidade de o público experimentar os veículos da Volkswagen.
Para isso, a marca terá um espaço externo exclusivo para test-drive, incluindo circuitos on-road e pistas para atividades especiais. No espaço “Arrancada TSI”, por exemplo, serão disponibilizados modelos com a tecnologia TSI, como up!, Jetta e Golf, lado a lado, entre outros – nos quais os convidados poderão pisar fundo e acelerar o carro em uma reta.
O objetivo é evidenciar toda a potência dos motores TSI e, ao mesmo tempo, destacar o equilíbrio do veículo na frenagem de emergência. Além disso, haverá tomada de tempo de todos os participantes da arrancada.
Já na estação da Amarok, chamada de Iron Track, haverá uma estrutura especialmente montada para testar a robustez e a tecnologia da picape.
O primeiro exercício ocorre em uma rampa, demonstrando os ângulos de entrada e de saída, além do amplo vão livre da picape. Neste exercício, é testado também o assistente de partida em rampa (HHC), recurso que, em aclives acima de 5%, mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.
Na estação Iron Track também há um segundo exercício, que faz com que duas rodas da Amarok fiquem suspensas, mostrando a eficiência da tração 4MOTION, a rigidez torcional da carroceria e o funcionamento do bloqueio do diferencial.
Volkswagen Collection – Entre as atrações da marca no Salão do Automóvel está o Espaço Volkswagen Collection, cujo intuito de transportar o “DNA” da Volkswagen para além dos automóveis e estar cada vez mais presente na vida das pessoas, que trazem na memória momentos especiais vividos com os carros da marca ao longo de seus mais de 60 anos de Brasil.
São mais de 120 produtos, entre peças de vestuário adulto e infantil, miniaturas de carros, chaveiros, capas de celular, canecas, bonés, entre outros acessórios inspirados nos modelos e na história da marca.
Para consultar o catálogo de produtos e preços da Volkswagen Collection, acesse: “www.vw.com.br/collection”. Em breve, os itens também poderão ser adquiridos diretamente pelo site da empresa.
Universitários apresentarão tecnologias e produtos da marca – A Volkswagen do Brasil realizou o treinamento de cerca de 100 universitários que atenderão o público no estande da marca no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2016.
Para terem todas as informações sobre a Volkswagen e seus produtos na “ponta da língua”, durante dois meses e meio os estagiários escolhidos fizeram treinamento na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), que incluiu palestras e atividades relacionadas à tecnologia, propaganda, estratégia de marketing, design, engenharia, motores e segurança veicular, além de receberem orientações sobre comunicação, ética, foco no cliente e trabalho em equipe.
Pela oitava vez consecutiva, os universitários estarão presentes no estande da Volkswagen surpreendendo com suas respostas inteligentes e muita disposição para envolver o público com o universo da marca.
O estande da Volkswagen é também uma excelente vitrine para o emprego, onde os universitários mostram as suas competências e se destacam em um segmento bastante competitivo da indústria e do comércio.
Serviço
Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2016
Data: De 10 a 20 de novembro
Local: São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes)
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 www.salaodoautomovel.com.br