Potência, confiabilidade, economia e menor impacto ambiental. Esses são alguns dos atributos do motor V8 Scania a gás natural para geração de energia. Apresentado na Europa em fevereiro deste ano, chegou a vez de a América Latina receber a novidade.
“A disponibilidade de gás na região torna essa solução ainda mais atrativa, pois o custo menor do combustível reflete em economia na operação do cliente. Podemos falar em uma rentabilidade 40% maior se comparada ao uso do diesel”, diz Celso Torii, vice-presidente de Sales & Marketing da Scania América Latina.
Em relação ao meio ambiente, o motor a gás natural reduz em 20% a emissão de CO2, além de gerar menos ruído.
“Essa iniciativa reforça a jornada da Scania para ser líder em soluções sustentáveis”, ressalta Torii. Isso implica, segundo o executivo, muitas ações que estão sendo trabalhadas pela empresa, e a busca por energia mais limpa é uma delas.
“Hoje já oferecemos o maior portfólio de motores movidos a combustível alternativo do mercado, e o V8 a gás reforça o foco da empresa em aumentar a eficiência e diminuir os custos da operação do cliente, reduzindo ao mesmo tempo, o impacto ambiental.”
Dentro dos negócios de motores industriais e marítimos da marca, a América Latina representa 40% do volume global, e o Brasil é responsável por 80% desse total.
“Pelas características do V8 a gás e pelas necessidades do setor, sabemos que há demanda. É uma clara oportunidade de mercado”, diz Fábio D’Angelo, responsável por vendas de motores da Scania Brasil.
Esse motor – pelo uso do gás natural e por sua potência – é uma solução única na região.
“A tecnologia do V8 a gás passou por mais de 1.000 horas de teste em bancada. Um grupo gerador foi construído especificamente para esses testes durante o processo de desenvolvimento, em Linköping, na Suécia”, conta Rafael Caracio, engenheiro de aplicação de motores industriais e marítimos para a América Latina.
Além da confiabilidade, Caracio cita como diferenciais do produto a disponibilidade de peças e a manutenção.
A principal aplicação do V8 a gás é em planta termoelétrica, onde existe a possibilidade de conectar motores em paralelo, aumentando o volume de energia produzida e, principalmente, adequando o fornecimento conforme a demanda do cliente, sem desperdício.
Mas o motor também pode ser utilizado em instalações de horário de ponta, comuns em industrias.