A Foton oficializou, neste 8 de abril, a abertura de sua linha de montagem em Caxias do Sul (RS), onde inicia a produção local de caminhões no regime CKD, marcando o início de uma nova fase da marca no Brasil — e celebrando, ao mesmo tempo, o veículo de número 12 milhões da montadora no mundo.
A Foton deu um passo importante na consolidação de sua presença no Brasil ao inaugurar oficialmente sua nova linha de montagem em Caxias do Sul (RS). Operando em regime CKD — sigla para Completely Knocked Down, ou seja, montagem a partir de peças completamente desmontadas — a fábrica será responsável inicialmente por montar cinco modelos já oferecidos no país.
Serão montados os semileves Aumark S 315 (manual e automatizado), os leves Aumark S 715 e S 916, o médio Aumark S 1217 e, como destaque, o inédito Auman D 1277, caminhão que marca a estreia da marca no competitivo segmento brasileiro dos semipesados.
Com 6 mil m² de área construída e capacidade para 5 mil unidades por ano, a planta está instalada dentro do complexo industrial da Agrale, tradicional fabricante nacional. A produção local começa com a expectativa de montar até sete veículos por dia, com estrutura flexível para atender a aumentos de demanda.
Segundo Fábio Pontes, Diretor de Operações da Foton, a linha de montagem é moderna, compacta e eficiente, com oito estações na linha principal e outras quatro fora da linha. “Cada caminhão será finalizado em cerca de 20 horas. A qualidade é uma prioridade desde a primeira peça até a entrega final”, destaca.
A parceria com a Agrale foi definida por motivos logísticos e estratégicos. “Caxias do Sul tem tradição automotiva, mão de obra qualificada e está próxima do Porto de Itajaí (SC), onde desembarcam os componentes importados. Isso acelera nossa operação”, explica Pontes.
A fábrica começa suas atividades com um marco importante: o primeiro caminhão a sair da linha de produção é o semileve Aumark S 315, que representa o veículo comercial de número 12 milhões da Foton em nível global. Trata-se da primeira vez que a montadora atinge esse número fora da China — e em menos de 30 anos desde sua fundação, em 1996.
Com Peso Bruto Total (PBT) de 3,5 toneladas, o Aumark S 315 é equipado com motor Cummins e transmissão ZF, dois nomes consagrados da indústria automotiva global. O modelo começou a ser vendido no Brasil no segundo semestre de 2024, com foco em versatilidade e eficiência para o transporte urbano.
A Foton também já conta com uma estrutura de distribuição bem estabelecida. A rede de 40 concessionárias será expandida para 80 pontos de venda até o fim de 2025, com suporte de um centro logístico de peças em Itajaí, SC. São mais de sete mil itens disponíveis no mercado de reposição.
Em nível global, a Foton destaca sua impressionante capacidade produtiva. São mais de 700 mil veículos comerciais produzidos por ano, sempre com foco em qualidade, inovação e robustez. A montadora levou oito anos para chegar a 1 milhão de unidades e menos de três décadas para alcançar 12 milhões — um feito inédito no setor.
“Estamos criando raízes no Brasil com visão de longo prazo. Esta nova fase não apenas fortalece nosso compromisso com o mercado local, como também nos posiciona para o crescimento sustentável e futuro desenvolvimento de fornecedores nacionais”, conclui Pontes.
Brasil entra para a história! Foton inaugura fábrica no RS e monta o caminhão número 12 milhões da marca – A Foton dá um passo estratégico e simbólico no mercado brasileiro ao inaugurar sua nova linha de montagem de veículos comerciais em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. O marco inaugural não poderia ser mais emblemático: o primeiro caminhão montado na planta é também o veículo comercial de número 12 milhões produzido pela empresa em sua história global.
O modelo escolhido para essa estreia é o Aumark S 315, um caminhão semileve com Peso Bruto Total (PBT) de 3,5 toneladas, motor Cummins, transmissão ZF e tecnologia de ponta embarcada. O veículo começou a ser vendido no Brasil no segundo semestre de 2024, nas versões com câmbio manual e automatizado, e rapidamente ganhou destaque por sua versatilidade, eficiência e adequação ao transporte urbano.
Para Fábio Pontes, Diretor de Operações da Foton no Brasil, a escolha do Aumark S 315 como primeiro caminhão a sair da fábrica nacional reforça o peso estratégico do país no plano global da montadora. “A montagem em solo brasileiro do nosso veículo 12 milhões comprova a alta importância estratégica que a Foton dá ao Brasil”, afirmou o executivo.
Além do Aumark S 315, a nova unidade de Caxias do Sul irá montar os modelos Aumark S 715, S 916 (leves) e o médio Aumark S 1217, que já são comercializados pela marca desde 2023 e agora passam a ser nacionalizados.
Com o novo marco, a Foton se consagra como a primeira fabricante de veículos comerciais do mundo a atingir 12 milhões de unidades produzidas em menos de 30 anos. A empresa, fundada em agosto de 1996, levou apenas oito anos para alcançar o primeiro milhão, e em 2021 já comemorava os 10 milhões. Agora, menos de quatro anos depois, celebra os 12 milhões, com o Brasil como cenário dessa conquista.
A capacidade industrial da Foton impressiona: são mais de 700 mil veículos produzidos por ano em 46 fábricas espalhadas por mais de 15 países, operadas por um time de mais de 30 mil colaboradores. Seu portfólio inclui desde caminhões semileves a extrapesados, além de vans, ônibus e picapes.
Na China, a Foton é a maior exportadora de veículos comerciais, com presença consolidada em mais de 130 países, incluindo 20 nações nas Américas. No Brasil, a empresa atua por meio de uma rede de mais de 40 concessionárias, com planos de expandir para 80 pontos de venda até o final de 2025.
O pós-venda também é um dos pilares da operação nacional. Um centro de distribuição de peças em Itajaí (SC) abastece a rede com mais de sete mil itens de reposição disponíveis para pronta entrega.
“A Foton é uma das líderes mundiais no setor de veículos comerciais. Estamos orgulhosos de fazer do Brasil parte fundamental do nosso futuro, com produtos de qualidade e crescimento sustentável”, destacou Pontes.
A inauguração da nova unidade em Caxias do Sul marca o início de uma nova fase para a marca no país. A nacionalização dos caminhões Foton visa reduzir custos logísticos, aumentar a competitividade e reforçar o compromisso da marca com o transportador brasileiro, oferecendo modelos adaptados às necessidades locais, com componentes globais reconhecidos por sua robustez e confiabilidade.
Com essa movimentação, a Foton se posiciona de forma ainda mais sólida no competitivo mercado de veículos comerciais leves e médios, mirando também a liderança entre os caminhões urbanos de entrega e serviços, um dos segmentos que mais crescem no Brasil.