terça-feira, 28 maio , 2024
28 C
Recife

Petrobras e Inmetro entregam troféu Conpet de Eficiência Energética Veicular 2016 durante Salão do Automóvel

A Petrobras e o Inmetro entregaram durante o Salão do Automóvel, em São Paulo, os troféus Conpet de Eficiência Energética Veicular para 23 marcas fabricantes dos 311 modelos de veículos com melhores rendimentos energéticos e participantes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).

- Publicidade -

Os testes coordenados pelos técnicos do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Cenpes) dão suporte técnico ao PBEV e validam os dados de eficiência declarados pelas montadoras participantes ao Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

O teste realizado com acompanhamento da Petrobras é dividido em duas etapas: na primeira, realizada em pista, é possível levantar os dados aerodinâmicos dos veículos;

Na segunda, realizada em laboratórios de empresas certificadoras, os veículos selecionados por amostragem são analisados para verificar os dados de consumo e emissões de poluentes. Ambas as etapas são acompanhadas por técnicos da Petrobras, responsáveis por analisar os dados coletados.

O gerente geral de P&D em Refino e Gás Natural da Petrobras, Oscar Rene Chamberlain Pravia, representou a companhia e destacou a importância do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet).

- Publicidade -

“As iniciativas executadas pelo Conpet para economia de combustível e redução de emissões condizem com nossas práticas de responsabilidade social e ambiental. A Petrobras tem um compromisso permanente com a eficiência na geração e no consumo de energia”, disse.

Embora seja de adesão voluntária, o programa abrange 90% do total de veículos comercializados no Brasil, incluindo os importados. Para receber o selo Conpet, os modelos precisam alcançar pelo menos uma classificação “A” nas comparações a que são submetidos: com os da mesma categoria e também com os demais modelos participantes do PBEV. Além disso, a outra classificação não pode ser inferior a “B”.

Participaram da premiação o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) , Antonio Megale; e  coordenador do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, Alexandre Novgorodcev, além de representantes da Petrobras e de 20 montadoras premiadas.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais