Felipe Giaffone e Paulo Salustiano entram na pista do Autódromo Ayrton Senna, em Londrina, no sábado, dia 10 de dezembro, sem restrições para decidir o título da 21ª temporada da Fórmula Truck.
Pela segunda vez na temporada eles estarão sem os restritores de potência em seus caminhões e por isso poderão aproveitar todos os cerca de 1.200 cavalos dos motores do Volkswagen Constellation e do Mercedes-Benz, respectivamente.
[box type=”info” ]Final acontecerá no sábado, 10 de dezembro, dia do aniversário de uma das maiores cidades paranaenses. Corrida terá grande programação para população de toda a região.[/box]
Como prevê o regulamento dos mais velozes caminhões do mundo, os cinco primeiros colocados só não usam o restritor, que varia de acordo com a colocação, na prova de abertura e na última. Um alívio para os dois que utilizaram o aparato durante praticamente todo o ano.
“Sinceramente, me sinto aliviado, apesar de termos andado bem em Londrina mesmo com o restritor. Mas seria injusto nós dois, que decidiremos o título, usar também agora. Felizmente o regulamento retira isso da gente. Será diferente, pois faz tempo que não ando com o motor cheio, pois uso o restritor desde a primeira corrida do ano”, disse Giaffone.
Salustiano também se sente aliviado por deixar de usar a espécie de anel que era colocado na entrada do turbo e reduzia a entrada de ar e, consequentemente, a potência dos motores dos caminhões.
Ele sonha em conquistar sua terceira vitória seguida em Londrina e, mais ainda, seu primeiro título da Fórmula Truck. Ele venceu a última de 2015 e a prova disputada neste ano no autódromo paranaense.
“Será sensacional para os dois. Andar sem o restritor tira aquela agonia que me atrapalhou durante todo o ano. Não sei qual será a diferença do Felipe para os companheiros de equipe dele, mas, comparando com os Mercedes, eu levava de 10 a 12 km/h nas retas de Cascavel e de Tarumã. Isso é muita coisa e fica difícil tentar ultrapassar. Será bom voltar a andar com o motor empurrando bastante”, analisa Salustiano.
A briga pelo título entre os dois tem Giaffone na liderança com 350 pontos contra 322 de Salustiano. Como estarão em jogo 53 pontos na pista de 3.145 metros do Norte paranaense, muita coisa pode acontecer.
Quem corre por fora nesta disputa, mas somente pelo vice-campeonato de 2016, é Diogo Pachenki, que tem 289 pontos e pode tomar o segundo lugar de Salustiano. Matematicamente ele não pode mais alcançar Giaffone, pois faria um máximo de 342 pontos.
Outro ponto a ser destacado é a ajuda dos companheiros de equipe dos que disputam o título. Giaffone tem quatro na RM Competições: André Marques, David Muffato, Adalberto Jardim e Débora Rodrigues. Já Salustiano tem três da ABF: Wellington Cirino, Raijan Mascarello e o próprio Diogo Pachenki.
Esses sete pilotos podem ser decisivos na luta entre os líderes do Campeonato Brasileiro, pois podem auxiliar seus parceiros, como fez o tetracampeão Cirino em Guaporé, ao facilitar a ultrapassagem de Salustiano.
“Sei que minha situação é complicada. Vou para Londrina para marcar todos os pontos possíveis e ver o que acontece com o Felipe. Quero fazer a pole, vencer as duas fases e marcar as voltas mais rápidas. A ajuda dos companheiros de equipe é algo normal dentro do automobilismo, desde que seja com lealdade, como aconteceu no ano passado quando perdi o título para o Leandro Totti, que foi ajudado pelo Felipe”, explica Salustiano, que na quinta-feira completou 33 anos.
Venda de ingressos – Todos os tipos de ingressos (arquibancadas, Camarote Torcedor, Paddock e VIP) para a décima e decisiva corrida – sábado, dia 10 de dezembro – do 21º ano da Fórmula Truck podem ser comprados no site da loja da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul: www.lojaformulatruck.com.br/loja e em pontos de venda a serem anunciados em breve.
As vendas pelo site se encerram na sexta-feira, dia 9 de dezembro. Para acompanhar todos os treinos de quinta e sexta e a corrida de sábado das arquibancadas o preço é de R$ 35 – com direito a um boné oficial da F-Truck e à visitação aos boxes no sábado em horário determinado pela organização.
Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 8 e 9 (quinta e sexta) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no sábado (dia 10 de dezembro), que não receberão.
Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria do autódromo a partir das quinta-feira, da semana da corrida, mesma data para a retirada das credenciais (Camarote Torcedor, Paddock ou VIP), no contêiner de credenciamento.
Os ingressos de arquibancada dão direito à visitação aos boxes somente no sábado no horário determinado pela organização.
O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação.
No entanto, no sábado antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos e ao passeio no Truck Teste. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.
A credencial Camarote Torcedor custa R$ 350 e dá direito a ver os treinos de quinta e sexta, à visitação aos boxes todos os dias e de acompanhar a corrida de sábado de um local reservado na área de box, com alimentação limitada, além de receber o Kit Torcedor, que inclui uma camiseta silkada personalizada e um boné bordado.
O dono da credencial Camarote Torcedor também pode participar do Truck Teste no sábado (10/12) pela manhã, único dia em que serão servidas alimentação e bebidas de acordo com o estabelecido: mesa de snacks à vontade (batata chips, mix de castanha, amendoins, jujuba) 6 vales bebidas (cerveja lata ou refrigerante lata (linha Coca-Cola/água) 5 vales espetinho (carne/frango/linguiça/coração e pãozinho para acompanhar) 2 vales cachorro quente, além de sobremesa, que será servida na mesa de snacks antes do fim do evento.
Todas as comidas e bebidas serão servidas dentro do Camarote Torcedor. Cada três credenciais adquiridas darão direito a uma credencial de estacionamento de veículo na área interna do Autódromo.
A credencial VIP, cujo preço é de R$ 570, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso – bebidas e alimentação ilimitadas – somente no sábado (10/12), além de participar da visitação aos boxes.
A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro.
Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.
Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras, nas revendas Pirelli, ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro.
Para ter direito à meia-entrada (RS 17,50), que é vendida quinta, sexta e sábado somente nas bilheterias do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial.
Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. Esses ingressos só podem ser adquiridos na bilheteria do autódromo.
É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.
Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br
Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144
CALENDÁRIO DE 2016
13 de março – Santa Cruz do Sul (RS)
10 de abril – Curitiba (PR)
15 de maio – Campo Grande (MS)
5 de junho – Goiânia (GO)
3 de julho – Londrina (PR)
31 de julho – Interlagos (SP)
4 de setembro – Tarumã (RS)
9 de outubro – Cascavel (PR)
6 de novembro – Guaporé (RS)
10 de dezembro – Londrina (PR)