Há pouco mais de 20 anos, o jornalista Jean Dulon iniciava uma aventura única: dar uma volta na Austrália de TWINGO.
Era o ano de 1994, e o TWINGO acabava de ser lançando, trazendo uma nova proposta ao mercado automobilístico.
Jean se inspirou no comercial do TWINGO: “Na época, a propaganda da Renault falava para inventarmos uma vida para combinar com o TWINGO. Levei este slogan ao pé da letra e sugeri que a Renault inventasse uma aventura que combinasse com ele, promovendo um encontro entre um veículo tão pequeno como o TWINGO com um país tão grande como a Austrália”.
Jean percorreu 25.000 km, sendo 8.000 deles em estradas de terra, durante uma viagem de dois meses pela Austrália. O TWINGO foi o primeiro veículo com tração em duas rodas a chegar à Península do Cabo York, a ponta mais ao norte da Austrália.
Jean não tinha GPS ou serviço de assistência contratado e, nas áreas mais remotas, cada posto de combustíveis ficava a centenas de quilômetros do outro.
Antes de voltar à França, o jornalista Jean pediu que artistas locais imortalizassem sua aventura. Assim, os renomados artistas australianos John Moriarty (designer da marca de vestuário Balarinji) e Frank Lee, célebre aerografista, assinaram a pintura “aborígene” deste TWINGO sem igual.
Provavelmente você já viu este TWINGO. Além de um filme sobre o périplo feito por Jean Dulon, matérias publicadas por grandes veículos de comunicação e entrevistas em programas de TV, em 1995 a Renault utilizou a imagem deste TWINGO “aborígene” em um comercial, cujo slogan era “o TWINGO é como um bumerangue: mesmo indo longe, ele sempre consegue voltar”.
A aventura não terminou quando ele voltou da Austrália e Jean continuou utilizando seu TWINGO “Balarinji” no dia-a-dia, totalizando 250.000 km.
Agora, ele praticamente se tornou um patrimônio histórico, tendo sido recentemente adquirido pelo Museu Nacional da Austrália (National Museum of Australia), em Canberra.
Encontre a história deste TWINGO intrépido no link http://twingobalarinji.wixsite.com/twingo